segunda-feira, 14 de julho de 2008

Em que ambientes viveremos no futuro?

A empresa dinamarquesa VELUX está apresentando sua visão para ambientes em que viveremos no futuro - um conceito chamado Model Home 2020 (Casa Modelo 2020). Com este conceito, a VELUX tem como meta construir edifícios com clima neutro e o máximo em conforto interno com ar fresco e luz do dia natural.
Porta-voz da empresa diz que atualmente na União Européia 90% do tempo das pessoas são gastos em recintos fechados, em edifícios que representam mais de 40% do total do consumo de energia; até 30% da massa do edifício não contribui e nem tampouco fornecem um clima interno saudável.
Diz ele ainda que esses números resultam em um desafio considerável de como a empresa pensa e como considera a construção de edifícios no futuro. Como os produtos da VELUX fazem parte do setor de construção, foi formulada uma estratégia todos se tornarem parte ativa no desenvolvimento de edifícios sustentáveis: foi procurada uma abordagem inovadora e competitiva para criar um design que venha a melhorar o conforto do modo de vida, enquanto reduz o consumo de energia dos prédios, em conformidade até mesmo com os mais ambiciosos padrões normativos.
A VELUX aceitou o desafio formulando novas idéias e parâmetros profissionais para a construção de clima neutro com modo de vida sustentável. As idéias são testadas realizando seis experimentos inigualáveis de vida real que refletem e respondem a diferentes condições climáticas, culturais e arquitetônicas. A VELUX possui uma longa tradição realizando experimentos para testar idéias. O fundador da empresa, Villum Kann Rasmussen, conviveu desde o início da empresa com a filosofia de que "uma experiência é melhor do que mil opiniões de experts".
Na empresa, o resultado de uma experiência fica em aberto até a hora em que é realizado. A intenção é desenvolver e testar o que é pensado sobre os futuros ambientes em que se viverá, e tornar as idéias em experiências. O Model Home 2020 é a estrutura para tais experiências. Cada experiência aproximará mais ainda a empresa de sua visão: uma casa que possui clima neutro e que se ajusta dinamicamente ao seu meio ambiente para criar o máximo em clima interno.
As casas ficarão abertas de 6 a 12 meses após terem sido construídas quando serão então habitadas. O consumo de energia e as condições do clima interno serão monitorados durante o uso. O monitoramento é a finalização da experiência.
Informações adicionais podem ser obtidas com Lone Ellersgaard, Gerente de Comunicações, no endereço press@velux.com
Fonte: VELUX; PRNewswire do Brasil


Nenhum comentário: