terça-feira, 28 de outubro de 2014

6 maneiras sobre como seu corpo pode ajudá-lo a ganhar uma negociação


Todas as pequenas coisas que você disser durante uma negociação empresarial podem somar para fazer uma grande declaração. O mesmo é verdadeiro quando você se comunica com sua linguagem corporal. Uma pergunta que você deve fazer constantemente, quando negocia: Estou dizendo o que minha expressão corporal indica? Uma maneira para ter certeza disto é prestar atenção, de forma muito intencional, sobre os tipos de dicas que você dá quando fala. Laura Montini, em artigo publicado na Inc. apresenta algumas técnicas de linguagem corporal que podem ajudá-lo a se apresentar ao longo de uma negociação empresarial, com confiança.

Um aceno de "de acordo" - mas em desacordo
Um aceno de cabeça significa coisas diferentes dependendo se você está de acordo com a outra parte, ou se a conversa está ficando tensa. Quando as negociações estão correndo bem, um aceno de cabeça sinaliza que você está na mesma página. Mas quando a conversa fica ligeiramente ou mesmo muito controversa, um aceno de cabeça difunde a tensão. Use o aceno da cabeça mantendo contato visual para mostrar que você está ouvindo, mas você está ainda confiante na sua própria posição.
Não deixe que suas mãos falem demais
Pesquisas mostram que gesticular com as mãos, enquanto você fala, pode ajudá-lo a pensar mais claramente. Lembre-se de manter seus gestos em consonância com o seu tom de voz. Por exemplo, deve parecer natural quando você aponta o dedo enquanto você está tocando em um ponto determinado da exposição. Mas em muitos casos, apontar o dedo pode demonstrar uma situação conflituosa e condescendente. Ou então, evite apontar o dedo tanto quanto possível, ou use a técnica do Presidente Obama, que traz o seu polegar e o indicador juntos para destacar determinadas palavras demonstrando uma maneira forte, mas não hostil.
Braços abertos é sinal de uma mente aberta
Uma postura aberta transmite que você está calmo. Conscientemente, mantenha os braços e as mãos junto ao corpo, o quê vai impedi-lo de se mexer; já a postura oposta transmite a aparência calma. Outro ponto a ser observado: se os braços e as pernas estão cruzadas - mesmo que esta seja a postura mais confortável - seu interlocutor provavelmente vai interpretá-lo como um sinal de que você está fechado para o que ele está dizendo. Demonstre que a sua mente está aberta observando a distância entre suas mãos.
Contato visual com moderação
Pesquisas recentes sugerem que manter contato visual durante uma negociação tensa pode realmente dificultar o seu caso. Estudos, da Universidade de Harvard e da Universidade de Freiburg, concluíram que oradores persuasivos são menos eficazes quando olham diretamente nos olhos de alguém que não concorda com sua opinião. Os pesquisadores sugerem que este tipo de linguagem corporal está associado à intimidação. Eles recomendam que desvie seu olhar de vez em quando, para olhar qualquer lugar ou um rosto de outras pessoas, mas não os seus olhos.
Imitar ou não?
De um modo geral, imitar ações de outras pessoas pode ajudar a aumentar o relacionamento com um indivíduo. A inclinação para imitar alguém geralmente ocorre inconscientemente e portanto, não parece assustador. Mas intencionalmente, imitar seu interlocutor, pode sair pela culatra, de acordo com Jeff Thompson, um pesquisador de comunicação não verbal. Se você estiver propositadamente imitando outros durante as interações, pode criar uma tensão cognitiva e, assim, contribuir para ressaltar um estresse entre ambos, ele diz.
Partir o pão juntos
Esta não é tanto uma linguagem corporal, mas um movimento estratégico. Oferta de bebidas ou algo para degustar é uma forma eficaz e não verbal para influenciar positivamente o ambiente. Estudos têm mostrado que quanto mais fome alguém tem, é mais fácil que se tornam irritados devido a flutuações nos níveis de serotonina. Então não só seja cortês para fornecer alguns snacks e bebidas frias; isto descontrai o relacionamento.

Fonte: Inc.
 

Nenhum comentário: