22 outubro 2010
Bolsas internacionais em queda, hoje
As principais bolsas européias amanhecem hoje em baixa. Os futuros norte-americanos oscilam entre perdas e ganhos. Ontem o Ibovespa mostrou-se descolado das bolsas mundiais e fechou em queda de 1.07% perdendo novamente os 70.000 pontos. Analistas apontam que hoje na véspera do final de semana os investidores mais ansiosos possam realizar prejuízos numa semana de quedas. Desde o início da semana a Bolsa vem lutando para ficar acima dos 70.000 pontos. As novas alíquotas de IOF para investidores estrangeiros e o aumento da taxa de juros na China são fatores que contribuíram para o movimento de realização. Entretanto a maioria dos analistas se mantém firme no viés altista da bolsa, acreditando que o momento apresenta boas oportunidades de entrada.Fonte: ADVFN
18 outubro 2010
Vale - Relatório de Produção 3T10
Veja, a seguir, comunicado da VALE ao mercado.
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2010 - A Vale S.A. (Vale) apresentou ótimo desempenho operacional no 3T10, marcado pelo aumento contínuo de produção da maioria dos seus produtos e recordes de produção de pelotas, carvão e bauxita.
Nos primeiros sete meses de ano, a Vale entregou três projetos - Carajás Adicional 20Mtpa, Bayóvar e TK CSA - e outros serão concluídos no 4T10 - Onça Puma, Três Valles e Omã. A fase de comissionamento da VNC, anteriormente denominada Goro, está sendo bem sucedida. A VNC já começou a produzir um produto intermediário de níquel e cobalto, o "nickel hydroxide cake". Foram investidos um total de US$ 12,6 bilhões nestes seis projetos, que começam a gerar caixa e retornos elevados para os acionistas.
A melhora no desempenho operacional dos ativos existentes e a entrega de novos projetos, em meio a um cenário de crescente demanda global por minerais, metais e fertilizantes, está contribuindo para fortalecer nossa performance financeira.
A produção de minério de ferro da Vale atingiu 82,6 Mt no 3T10, o melhor desempenho desde o recorde de 85,8 Mt no 3T08. As questões operacionais no terminal marítimo de Ponta da Madeira foram solucionadas, permitindo que a produção de Carajás atingisse recorde histórico. Com isso, o desempenho das operações de minério de ferro permitiu a obtenção de recorde de produção de pelotas de 13,6 Mt no 3T10.
Nos primeiros noves meses de 2010, a Vale produziu 227,5 Mt de minério de ferro e 36,8 Mt de pelotas, com crescimento de 30,4% e 143,5%, respectivamente, sobre o mesmo período no ano anterior.
A produção de carvão alcançou o recorde de 1,9 Mt no 3T10, bem como a produção de bauxita, que chegou a 3,8 Mt.
Durante o 3T10, iniciou-se a normalização das operações canadenses de níquel, que estão atingindo a plena capacidade em outubro. As operações de mineração, fundição e refino em Sudbury, a planta de metais preciosos de Port Colborne e as operações de mineração e processamento de Voisey's Bay iniciaram o processo de ramp up no 3T10. Os volumes registrados já mostram melhora na produção de níquel e cobre, mas a maior parte do crescimento da produção de níquel e seus sub-produtos deverá ser evidenciada no relatório de produção do 4T10.
No 3T10, os ativos de fertilizantes recentemente adquiridos tiveram forte desempenho operacional, sendo este o primeiro trimestre que os volumes de produção foram reportados para o período de três meses cheio. Bayóvar, nossa mina de rocha fosfática no Peru, entrou em operação em julho de 2010 e produziu 209.000 t no 3T10.
Clique aqui para ver o Relatório de Produção 3T10 da Vale.Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Andrea Gutman: andrea.gutman@vale.com
Fernando Frey: fernando.frey@vale.com
Marcio Loures Penna: marcio.penna@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Thomaz Freire: thomaz.freire@vale.com
Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.
Cartão Europeu de Saúde
Antes de viajar para a Europa, dirija-se à segurança social e peça o cartão de seguro de doença gratuito. Se precisar de assistência, tem os mesmos direitos dos cidadãos desse país.
A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111.
Em Portugal, desde 28 de Fevereiro último, é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito.
Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão
Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa.
Se os serviços não puderem enviá-lo a tempo, fornecem-lhe um certificado provisório.
O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em
consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal.
Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas. Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo). Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.
Onde posso utilizar?
Em qualquer dos 25 países da União Europeia. Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificar-se com o B.I. Se possível, refira que pretende tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.
Mais informação em: Tudo sobre o Cartão de Saúde Europeu
http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=509&langId=pt
Pedir um cartão
Esta secção explica como pedir um cartão, quais as vantagens, que informações constam do cartão, qual a validade do cartão e o que fazer se a Segurança Social recusar dar o cartão.
Como posso obter um cartão?
Para pedir um cartão, contacte a Segurança Social, uma vez que cada país é responsável pela emissão e distribuição do cartão no seu território.
Quem tem direito ao cartão?
Para ter direito ao cartão, tem de estar segurado ou abrangido por um regime de segurança social em qualquer Estado-Membro da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça. Cada um dos membros da família que viaja deve possuir o seu próprio cartão.
Que informações constam do cartão?
As únicas informações pessoais que constam do Cartão Europeu de Seguro de Doença são o nome próprio e o apelido, o número de identificação pessoal e a data de nascimento do titular. O Cartão Europeu de Seguro de Doença não contém quaisquer informações clínicas.
Qual é a validade do cartão?
A validade varia consoante o país. Aconselha-se que verifique esta informação quando contactar a Segurança Social para obter o cartão.
O que posso fazer se a Segurança Social se recusar a dar-me um Cartão Europeu de Seguro de Doença?
Se pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença, a Segurança Social é obrigada a fornecer-lho ou, em alternativa, a entregar-lhe um certificado provisório de substituição, se o cartão não estiver imediatamente disponível. Caso se recusem a fazê-lo, deve poder recorrer. A Comissão Europeia presta-lhe informações sobre a forma de exercer os seus direitos e sugere que contacte a Solvit na primeira vez para saber como apresentar uma denúncia.
15 outubro 2010
O maior balão a hélio do mundo
Vinte e dois mil metros cúbicos de gás hélio foram armazenados numa estrutura de 80 metros de comprimento, 40 metros de largura e 20 metros de altura, criando o maior balão a gás hélio do mundo. Estes são apenas alguns dos números que descrevem a gigantesca estrutura de palco criada pela K-events (http://www.kevents.it), que foi definida como a principal atração da cerimônia de abertura dos XIX Jogos da Commonwealth, realizada em 3 de outubro de 2010, em Nova Délhi.
A tecnologicamente avançada e multifuncional estrutura foi concebida pelo grande designer de palco, Mark Fisher. O balão foi construído com materiais dos Estados Unidos, montado na Grã-Bretanha e abastecido com hélio dos Emirados Árabes Unidos.
O balão foi um projeto de ponta, exigindo nove meses de trabalho e um time internacional de profissionais de 6 países.
O balão a hélio é uma grande peça de locação, sem paralelos na história de palcos de shows e o resultado de avançada tecnologia de engenharia. O balão a hélio foi concebido como um objeto multifuncional: um elemento cênico para capturar o olhar, uma superfície para projeção de vídeos, um meio refletor, por meio de um sistema de espelhos instalados por debaixo, e um instrumento para criar coreografias espetaculares no ar. Ademais, como um resultado de sua versatilidade, o balão também foi usado como um suporte técnico para equipamento futurístico especializado, incluindo sistemas de vídeo e iluminação.
"Eu estou realmente orgulhoso por a K-events ter sido escolhida para criar esta estrutura incrível que encantou milhões e milhões de espectadores", comentou Marco Balich, presidente da K-events. "O projeto foi entregue a nós como um resultado da confiabilidade e know-how ganhos em mais de 30 anos de experiência que nos permitiram completar esta criação titânica que jamais havia sido alcançada".
O balão contribuiu para o desenvolvimento de segmentos mais importantes da cerimônia, tornando-se numa maravilhosa árvore de conhecimento, permitindo o alojamento de bonecos gigantes típicos de Rajastão, que encantaram o público ao interpretarem uma dança tradicional e fazerem um iogue gigante voar diante de um público extasiado.
K-events é uma empresa do Grupo Filmmaster especializada em design e produção de eventos. Sua experiência ao longo das três últimas décadas fez da empresa um dos seis atores globais na gestão de shows e cerimônias do mais alto nível.
Fontes: K-events; PR Newswire do Brasil.
Garrafa de whisky é vendida por valor com seis dígitos
A primeira garrafa de whisky do mundo a quebrar a barreira de preço de seis
dígitos for revelada hoje pela destilaria The Dalmore que vendeu duas garrafas por 100.000 Libras Esterlinas... cada.
Para visualizar o comunicado para a imprensa em multimídia, clique em: http://multivu.prnewswire.com/mnr/prne/dalmore/46291/
O Trinitas de 64 anos, que recebeu este nome porque foram produzidas somente três garrafas, foi adquirido por um apreciador de whiskies de luxo dos Estados Unidos e por um renomado investidor em whiskies do Reino Unido.
A terceira garrafa desta bebida que quebrou este recorde será vendida na feira Whisky Show em Londres no final de outubro. Porém, os organizadores estão no momento mantendo em segredo os detalhes exatos desta venda exclusiva.
Os especialistas da indústria afirmam que se a garrafa fosse vendida pela dose em restaurantes e clubes exclusivos, a dose típica de 50 ml poderia chegar até a 20.000 Libras Esterlinas cada.
Acredita-se que o Trinitas contém alguns dos mais raros e mais antigos estoques de whisky do mundo, alguns dos quais vem amadurecendo na destilaria, nas costas de Cromarty Firth, por mais de 140 anos.
O renomado mestre destilador da The Dalmore, Richard Paterson, usou sua incomparável experiência para fundir uma série destes exclusivos maltes em um só.
Ele afirmou que isso não se trata de quebrar recordes mundiais, mas sim de fazer o melhor whisky que o dinheiro pode comprar.
"A mão do tempo foi generosa e recompensadora com os maltes que escolhi para usar. Eles me permitiram criar uma sensação para o paladar que nunca será repetida e que estará disponível somente para aqueles que adquirirem estas garrafas. Não há preço para isso".
Paterson concluiu: "As pessoas reconhecem que você tem que pagar um valor premium pela exclusividade, arte, qualidade e tradição verdadeiras. Mesmo nos tempos atuais, quando tudo está mais difícil, aqueles que apreciam as melhores coisas da vida querem se recompensar com algo muito especial. E não há nada mais especial do que o The Dalmore '64".
Fontes: The Dalmore; PR News Wire do Brasil.
Vale distribuirá segunda parcela da remuneração ao acionista de 2010
Comunicado Vale.
A Vale S.A. (Vale) informa que o Conselho de Administração aprovou o pagamento referente à segunda parcela de remuneração aos acionistas da Vale em 2010, no valor de R$ 2.069.250.000,00 (US$ 1,250 bilhão), e remuneração adicional ao acionista de R$ 827.700.000,00 (US$ 500 milhões). Desse modo, o total da segunda parcela da remuneração ao acionista em 2010 será de R$ 2.896.950.000,00, equivalente R$ 0,555154105 por ação ordinária ou preferencial em circulação.
Computando-se a primeira parcela da remuneração mínima paga a partir do dia 30 de abril, a Vale distribuirá a seus acionistas em 2010 o valor de US$ 3 bilhões, representando R$ 5.094.950.000,00. Esta é a maior distribuição de remuneração ao acionista feita pela Vale, sendo 10,1% superior ao pagamento realizado em 2009.
A remuneração do acionista é compatível com nossa geração de caixa e está em conformidade com a Lei das S/A do Brasil e com a Política de Remuneração ao Acionista da Vale.
O pagamento da remuneração
O pagamento da remuneração ao acionista será efetuado de acordo com os termos a seguir:
1. Distribuição de R$ 2.896.950.000,00, correspondente a R$ 0,555154105 por ação ordinária ou preferencial em circulação, que será paga sob a forma de juros sobre o capital próprio (JCP).
Os valores em reais foram obtidos mediante a conversão dos valores em dólares norte-americanos pela taxa de câmbio de venda do dólar norte-americano (Ptax - opção 5) informada pelo Banco Central do Brasil no dia 13 de outubro de 2010, de R$ 1,6554 por dólar norte-americano, conforme o procedimento anunciado publicamente em 26 de janeiro de 2010.
2. O pagamento será efetuado a partir do dia 29 de outubro de 2010. De acordo com a legislação vigente no Brasil, a distribuição de JCP está sujeita à dedução do imposto de renda na fonte, exceto para os beneficiários imunes e isentos que comprovarem atender às condições legais para a dispensa da retenção.
3. Todos os investidores que possuírem ações da Vale nas record dates terão direito ao recebimento desta remuneração ao acionista. O record date para as ações de emissão da Vale negociadas na BM&FBovespa é o dia 14 de outubro de 2010. O record date para os detentores de American Depositary Receipts (ADRs) de emissão da Vale negociados na New York Stock Exchange (NYSE) e na Euronext Paris é o dia 19 de outubro de 2010.
4. As ações da Vale serão negociadas ex-direitos na BM&FBovespa, NYSE e Euronext Paris a partir de 15 de outubro de 2010.
Vale Investir
Os investidores detentores de ações da Vale que desejarem reaplicar automaticamente a remuneração ao acionista em ações da própria Vale poderão aderir ao programa Vale Investir, entrando em contato com os bancos credenciados para esta operação (Banco Bradesco e Banco do Brasil).Para mais informações, contatar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Andrea Gutman: andrea.gutman@vale.com
Fernando Frey: fernando.frey@vale.com
Marcio Loures Penna: marcio.penna@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Thomaz Freire: thomaz.freire@vale.com
Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.
Divulgue
O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em neuroreabilitação, inaugurado no dia 01 de maio de 2009, na Barra da Tijuca, está cadastrando para atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes patologias:
· Paralisia cerebral
· Crianças com atraso do desenvolvimento motor
· Sequela de traumatismo craniano
· Sequela de AVC
· Sequelas de hipóxia cerebral
· Má-formação cerebral
· Sequela de traumatismo medular
· Doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias
· Doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias periféricas hereditárias e adquiridas, amiotrofia espinhal
· Doença de Parkinson e Parkinsonismo
· Ataxias
· Doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial
· Esclerose múltipla
· Esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial
· Mielomeningocele
· Espinha bífida
· Paralisia facial
O atendimento é totalmente gratuito.
O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente pelos telefones: 21 3543-7600 21 3543-7600 e 21 3543-7601/2, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
www.sarah.br/
Endereço:
Avenida Embaixador Abelardo Bueno, nº 1.500
Barra da Tijuca
22775-040 - Rio de Janeiro - RJ
14 outubro 2010
Vai aí uma TV 3D?
Será que já é hora de mudar? Veja esse comercial da Sony. Tremendo estouro!
13 outubro 2010
Fazer Marketing – O que é isso?
Paulo Morais, Docente na pós graduação de Marketing Digital – IPAM, Consultor de Marketing da JRS Pharmarketing, editor do blog MKT Portugal, publica interessante post sobre o que é marketing. Para mim, uma visão bastante simplista, mas pragmática e que pode derrubar alguns mitos praticados por muitas das agências.
Muitas vezes, o Marketing fica reduzido à comunicação. É importante desmistificar e explicar, afinal de contas, o que é isto do “Marketing”?
Muito se especula sobre o que é mais importante, se o Marketing, a Comunicação, ou as Vendas. Na minha óptica, independentemente da importância, todos devem trabalhar de forma integrada em prol de objectivos comuns e com uma estratégia partilhada.
A comunicação (onde se inclui a força de vendas) obviamente que é, uma das variáveis importantes do Marketing, principalmente porque é a parte mais “visível” de toda a estratégia
Acho que é importante partilhar visões e reflexões sobre esta temática pelo grande desconhecimento que existe relativamente às potencialidades do Marketing.
O “nosso” Marketing só ganhará expressão e evoluirá quando as empresas (independentemente da sua dimensão) perceberam a importância do Marketing.
Considero que, cada vez mais, o Marketing assume um papel indispensável para qualquer empresa, mas, sem dúvida alguma, que nem toda a gente percebe as mais-valias da sua implementação.
É igualmente importante alertar que o Marketing tem sido bastante banalizado pelo excesso de cursos e pelo excesso de profissionais no mercado. Antes de integrar um departamento de Marketing na sua empresa/organização (mesmo que em regime outsourcing), procure referências e informações que possam sustentar a sua “aposta”.
Partilho uma pequena lista, que refere alguns pontos (não todos!) que podem caracterizar o Marketing.
Confesso que esta lista poderia ter o dobro dos tópicos que tem, mas, foi meu interesse sintetizar ao máximo esta informação.
“Marketing é tudo e tudo é Marketing”
1. Fazer Marketing é conhecer o mercado e identificar oportunidades e ameaças
2. Fazer Marketing é conhecer a nossa concorrência e estar atento às suas movimentações
3. Fazer Marketing é conhecer as nossas competências internas (pontos fortes e fracos)
4. Fazer Marketing é conhecer a envolvente macro-ambiental (factores Políticos, Legais, Económicos, Sociais, Culturais, Ecológicos, tecnológicos..)
5. Fazer Marketing é definir objectivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e ambiciosos.
6. Fazer Marketing é segmentar o mercado (dividir os clientes e potenciais clientes em grupos com características mais ou menos homogéneas)
7. Fazer Marketing é identificar o segmento de maior valor para uma empresa/produto/marca/serviço
8. Fazer Marketing é posicionarmo-nos no mercado, tendo em conta as exigências do cliente
9. Fazer Marketing é criar estratégias de identificação e diferenciação no mercado
10. Fazer Marketing é definir que acções implementar
11. Fazer Marketing é definir estratégias de preço, comunicação, produto, distribuição..(entre outras)
12. Fazer Marketing é saber em detalhe quais os melhores canais de comunicação
13. Fazer Marketing é focar as atenções nas pessoas e nos processos
14. Fazer Marketing é orçamentar e saber em detalhe o investimento necessário
15. Fazer Marketing é fazer previsões
16. Fazer Marketing é motivar, envolver, formar, informar, credibilizar
17. Fazer Marketing é planear e executar
18. Fazer Marketing é criar metodologias
19. Fazer Marketing é monitorizar, acompanhar, actualizar e controlar
20. Fazer Marketing é criar cenários diversos para tentar estar prevenido num mercado cada vez mais dinâmico
21. Fazer Marketing é promover a interacção
22. Fazer Marketing é direccionar a empresa para o cliente/potencial cliente
23. Fazer Marketing é tentar, constantemente, garantir o futuro
24. Fazer Marketing é seguir códigos deontológicos e ter ética profissional
25. Fazer Marketing é pesquisar..muito!
* Fazer Marketing é conjugar todos estes 25º tópicos, traduzindo-os em beneficio para uma empresa/organização, criando valor acrescentado para o cliente (interno e externo), seguindo todos os padrões éticos.
É importante partilhar e divulgar este tipo de conhecimento para que, de uma vez por todas, o Marketing seja conhecido e entendido por todos, por aquilo que ele é e representa no mundo empresarial. Só assim poderemos fazer Marketing!