Lisboa é simultaneamente a capital e a maior cidade de Portugal. A cidade é também capital do distrito de Lisboa, da região de Lisboa, da Área Metropolitana de Lisboa, e é ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Eclesiasticamente, é sede da Diocese e do Patriarcado de Lisboa. A região de Lisboa, com um PIB per capita superior à média da União Europeia, é a região mais rica de Portugal. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projetos de novas sedes a beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa. Tem 499.700 habitantes (2007) e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2.750 km², com cerca de 3 milhões de habitantes. A cidade e a sua área metropolitana concentram 27% da população do país. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 5.960,2 hab./km². O concelho subdivide-se em 53 freguesias, encontrando-se em estudo a formação de uma nova freguesia. Faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. Os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características peculiares. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. O principal meio de deslocamento em Lisboa, é o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de 5 milhões de carros, provenientes dos concelhos periféricos. Fonte: Wikipedia
A Finlândia é um país do norte da Europa. Limita-se ao norte com a Noruega, ao leste com a Rússia, ao sul com o Golfo da Finlândia. Do outro lado do Golfo da Finlândia se encontra a Estônia e o Mar Báltico, e a oeste o Golfo de Bótnia e a Suécia. Sua capital é Helsínque, com 559.000 habitantes. "Finlândia" em latim é Fennia (termo usado para nomear o país cientificamente) e "Finlândia" na raiz germânica é Finland (do sueco Finland, cujos derivados estão sendo usados em várias línguas derivadas de Suomi e estão sendo usados nas línguas mais próximas, e nas línguas bálticas, como o letão e o lituano). A Finlândia tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes espalhados por mais de 337.000 km². O país foi classificado como 11º melhor país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, tendo um IDH de 0,952 (2007). A Finlândia tem um regime republicano parlamentar semipresidencialista. O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito por um período de seis anos e pode ser eleito por dois mandatos consecutivos. A atual Presidente da República, Srª Tarja Halonen, foi eleita em fevereiro de 2000. Porém o Presidente só é responsável pela política externa, representando o Estado Nacional. O poder executivo consiste em um Governo, chefiado por um primeiro-ministro, (que é escolhido pelo Parlamento de 200 membros), e composto por ministros distribuídos por vários cargos, e por um membro ex-ofício, o Chanceler de Justiça. A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas, 187.888 lagos e 179.584 ilhas, mais concretamente. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Halti, com 1.328 m, encontra-se no extremo norte da Lapónia. Além dos muitos lagos, a paisagem é dominada por grandes extensões de floresta boreal (cerca de 60% da área terrestre) e pouca terra arável. A maior parte das ilhas encontra-se a sudoeste, fazendo parte do arquipélago das ilhas Åland, ou então situa-se ao largo da costa sul, no Golfo da Finlândia. A Finlândia é um dos poucos países do mundo que estão crescendo em área: devido ao levantamento isostático da Escandinávia, que ocorre desde a última glaciação, a superfície do país cresce cerca de 7 km² por ano. O clima da Finlândia meridional é temperado. No norte da Finlândia, na província da Lapônia, domina um clima sub-ártico, caracterizado por invernos frios e ocasionalmente severos e verões relativamente amenos. Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico, e consequentemente é possível experimentar o sol da meia-noite — mais frequente à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A Finlândia possui uma economia de mercado altamente industrializada, com produção per capita maior que a do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. O padrão de vida finlandês é elevado. O setor chave de sua economia é a indústria - principalmente madeireira, metalurgia, engenharia, telecomunicações (destaque para a Nokia) e produtos electrônicos. O comércio externo é importante, representando cerca de 1/3 do PIB. Com exceção de madeira e de vários minérios, a Finlândia depende de importações de matérias-primas, energia, e alguns componentes de bens manufacturados. Há duas línguas oficiais na Finlândia: o finlandês, falado por 92% da população como língua materna e o sueco, falado por 5,5% dos habitantes. A etnia predominante é o caucasiano europeu do norte (nórdico). A população da FinlândiaFinlândia encontram-se na Área Metropolitana de Helsínque (incluindo as cidades de Helsinki, Espoo e Vantaa), Tampere, Turku, e Oulu. Segundo dados de 2004, a maior parte dos finlandeses (83,3%) são membros da Igreja Luterana da Finlândia, com uma minoria de 1,1% pertencente à Igreja Ortodoxa. As duas são igrejas oficiais do estado. O resto consiste em grupos relativamente pequenos (1,1% no total) de outros protestantes, católicos, muçulmanos, judeus, e 14% não-religiosos. sempre se concentrou na região sul do país. As grandes cidades da
Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saiu do estacionamento na nossa frente. O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz! O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós. O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara. E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente. Assim eu perguntei: "Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!" Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo "A Lei do Caminhão de Lixo". Ele explicou: "muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas." O princípio disso é que, pessoas bem sucedidas, não deixam os seus caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta para levantar cedo de manhã com remorso, assim... Ame as pessoas que lhe tratam bem. Ore pelas que não o fazem. A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!
Com o título "Todo investidor pode ter seu dia de super-herói na bolsa", mais um programa da série MoneyTalks, da InfoMoney, Marcos Elias, em entrevista, apresenta bons e sólidos argumentos para alertar aqueles que acreditam que dá para viver de Bolsa de Valores, ficar rico em pouco tempo, e muito mais.
Confesso que foi o tipo de entrevista que eu gostaria de ter dado um dia, pois falar para os amigos que Bolsa de Valores não pode, nem deve ser entendido como ganho fácil, parece que não adianta muito.
Diferentemente do que supõe a hipótese de mercados eficientes, as estratégias de investimento não são adotadas sob o apoio de cálculos matemáticos perfeitamente racionais. É um processo contínuo de tentativa e erro.
Neste endereço são encontrados links para quatro blocos da entrevista. recomendo que vejam todos os blocos e tirem suas conclusões. Fonte: InfoMoney.
Um fazendeiro chinês encontrou uma maneira inusitada de aumentar a produtividade de suas plantações de arroz: colocou para trabalhar robôs que ele mesmo desenha e fabrica em casa. O que sempre foi um hobby para Wu acabou se tornando a principal fonte de renda da família. Os robôs de Wu são comprados por outros fazendeiros e por colecionadores particulares. Cada um custa o equivalente a R$ 1,3 mil.
Lendo hoje o System Trading Blog, deparei-me com um assunto interessante, que procura confrontar informações do pasado com o que estamos ainda vivendo nos dias atuais, no mercado de capitais. Só para lembrar um pouco de história, em setembro de 1955, quando o mercado chegou perto dos 32 pontos, com uma perda de US$14 bilhões em valores, por conta da notícia sobre o ataque do coração sofrido pelo presidente Eisenhower, configurou-se uma evidência dramática de que o mercado não tem qualquer controle sobre seus nervos. Ao mesmo tempo, em contraste, em dezembro de 1957, o mercado se recuperou, em poucas horas, das perdas ocasionadas pelo alarme momentâneo sobre a oclusão cerebral do presidente. As motivações dos compradores e vendedores não são bem entendidas à luz de qualquer teoria sobre suas decisões financeiras. Todos, sem exceção, estão envolvidos com algum tipo de informação que presumivelmente os influencia, sempre com alguma conotação emocional envolvida. Pensando sobre o passado e olhando o presente, podemos facilmente concluir que os investidores – profissionais e não profissionais- procuram sinais e preságios sobre o que pode afetar suas decisões financeiras e que venham a refletir algum impacto sobre suas economias (ou fortunas), nos próximos tempos. Como proceder? Ou, como segurar os nervos?
Sugestões para compras: - Livro: De Volta pra Casa - John Grogan (O mesmo autor de Marley & Eu, agora, em seu novo livro, conta sua história de vida muito antes de conhecer seu cachorro travesso). - Livro: A Estratégia do Oceano Azul - Renee Mauborgne. O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). - GPS: Navegador GPS Tela 4,3" Touchscreen Nav740 V7 - 2 anos de Garantia - Video Seven. - Som automotivo: MP3 Automotivo com USB Frontal e Auxiliar DEH-2180UB Pioneer.
Uma boa surpresa a notícia de que no aeroportoPearson, em Toronto, Canada existe uma pequena área denominada "Socially Responsible Design". Cada um dos dez pequenos quiosques na área de partida do aeroporto contam com projetos aderentes ao eco-design, mostrando-se novos, interessantes e bem projetados. O projeto aconteceu quando a administração do aeroporto realizou um concurso para estudantes e projetisitas, tendo como base exemplos canadenses para projetos socialmente responsáveis. Os vencedores incluiram materiais reciclados por toda parte. Vejam alguns exemplos apresentados nos quiosques.
Agora dá para juntar 18 casais e sair pelo mundo a bordo do Hotelicopter - um gigantesco Mil V-12 soviético, totalmente remodelado para oferecer o mesmo conforto de um hotel cinco estrelas. São 18 suítes de casal equipadas com anti-ruído, mini-bar, wireless para acesso a internet, TV flatscreen e todo o conforto digno de um ótimo serviço. Se você acha que a mordomia pode ficar melhor, que tal saber que ainda é possível obter serviços de baby-sitting, instrutor de yoga, hidromassagem e tratamento termal? O Hotelicopter também tem sala de jogos para distrair os passageiros-hóspedes. Essa opção inusitada de hospedagem deve alçar seu primeiro vôo comercial no próximo verão. O tour inaugural será de 14 dias saindo de New York, passando por Bahamas, Jamaica, República Dominicana, Miami e voltando a New York.