quinta-feira, 5 de abril de 2012

Olhe para suas fraquezas para encontrar a sua liderança

Steve Jobs, General Patton e Madre Teresa. Eles foram líderes que quebraram o molde, usando sua singularidade para fazer o que ninguém mais poderia fazer. O que eles tinham em comum era que eles eram únicos.
Você tem potencial único como um líder e encontrá-lo é a chave para fazer coisas notáveis. Há situações que são criados para você levar. Se você é capaz de identificá-las e vendê-las às outras pessoas como sendo você a pessoa indicada para conduzí-las, vai receber um prêmio - seja em prestígio, dinheiro e nas oportunidades futuras.
A questão do que faz um bom líder é como perguntar o que faz de alguém um bom artista. As formas como Steve Jobs, George Patton e Madre Teresa levaram foram tão variadas quanto as suas escolhas de roupas. Jobs invocaria o seu famoso "campo de distorção da realidade" para fazer as pessoas acreditarem que podiam fazer o impossível. Patton apelaria ao dever e honra e os chamaria à responsabilidade se eles não obedecessem. Madre Teresa apelaria para oos princípios comuns que todos temos como seres humanos, e a necessidade de praticar a compaixão e amor. Você pode amar ou odiar qualquer um deles, mas não há como negar a sua eficácia - e sua singularidade.
Algumas pessoas não querem que você acredite na unicidade da liderança, porque encontrá-la não pode ser reduzida a um processo padrão. Não é exagero dizer que há uma conspiração contra a unicidade da liderança. Veja por que alguns não querem que você encontre a sua no meu blog pessoal .
Enquanto não há nenhum processo off-the-shelf para encontrar a sua singularidade, há dois lugares que você pode olhar para ajudar. Atenção: você não pode desfrutar, como a caminhada de Indiana Jones em uma cripta, mas sim, mantendo o foco no objetivo o que irá ajudá-lo a encontrar o tesouro
Em primeiro lugar, examine suas deficiências para identificar as habilidades únicas que podem complementar. Pessoas de movimentos fortes há muito tempo sustentam que uma força, exagerada, torna-se uma fraqueza. Uma pessoa analítica é um trunfo, mas um super analisador pode se tornar um deficiente.
Meu argumento aqui é que o oposto é verdadeiro. A deficiência, subestimada, se torna um ativo. O transtorno de déficit de atenção pode fazer pode tornar uma pessoa mais capaz para desenvolver linhas de pensamento - uma chave principal para a inovação. A maioria dos executivos que conheço são muito trabalhadores, a ponto de serem ligeiramente obssessivo compulsivos. Nassir Ghaemi, que dirige o Programa de Transtornos do Humor na Tufts University Medical Center, aborda tal argumento com profundiade em  A First Rate Madness. Ele argumenta que algumas condições mentais frequentemente tratadas com medicamentos e terapia podem tornar alguém mais focado, flexível e criativo. Ele lembra John F. Kennedy, Winston Churchill e Abraham Lincoln como exemplos de líderes que arrancavam força da desordem.
A deficiência muitas vezes traz consigo um talento escondido. Eu sou disléxico, e isso é uma fraqueza evidente. Foi difícil aprender a ler, e eu já perdi a conta do número de vezes que eu dei uma chave do quarto de volta para a recepção do hotel e dizer que não funciona, apenas por não perceber que o quarto 114 não era o quarto 141,  ou que o 411, também não era o 1141. The New York Times relata um estudo que destaca o que muitos de nós com dislexia já sabemos: temos uma visão periférica mais forte. Quando eu apresento uma aula ou seminário, as pessoas muitas vezes se surpreendem quando eu noto algo que aconteceu em um grupo de mais de 100 pessoas (como mensagens de texto de pessoas). Eu estou mais atento aos pequenos olhares de tédio, ou surpresa, ou sarcasmo, e aprendo a responder a estes, em tempo real. A dislexia não é um elemento de boas-vindas no meu cérebro, mas me trouxe um presente - me fez um melhor professor. Também é útil na liderança porque me faz sensível às reações das pessoas às mensagens. Quando criança, eu teria trocado de bom grado a minha dislexia pelo que eu considerava um cérebro mais normal. Como um adulto, eu não tenho tanta certeza.
Também é verdade que as pessoas aprendem para compensar deficiências, enfatizando outros talentos. Na África do Sul, eu conheci um dos melhores oradores do planeta - que utilizou essa capacidade para liderar uma mudança social. Partiu do fato de que a habilidade veio de que ele não sabia ler; então ele ficava falando com as pessoas sobre menus, sinais e tudo o que fosse escrito. Eu conheço vários executivos com Síndrome de Asperger. Um em particular, tem usado o seu estatuto de observador natural para se tornar um executivo que pode ver, desapaixonadamente, o que está funcionando e o que não está. Ironicamente, parte do que ele vê com maior clareza é o que não está funcionando no que diz respeito aos relacionamentos humanos. Ele tem problemas para se conectar pessoalmente, mas é ótimo em conseguir que os outros se conectem - um aspecto fundamental da liderança. Eu conheço vários líderes que gaguejam. Um desenvolveu um estilo reflexivo, hesitante, como uma compensação, que faz dele um líder ideal na academia. Outro desenvolveu um amor de aliteração, porque ele tornou a pronúncia mais fácil. Mais tarde na vida, ele se tornou um mestre em pronunciamentos que já foram citados por milhões de pessoas.
Isto não é a terra da felicidade. A deficiência pode ser terrível para todas as pessoas envolvidas. No meu caso, eu estava quase retido na quinta série, eu era chamado de preguiçoso pelos meus pais, e meu pai estava preocupado que eu poderia ter um baixo QI. Apesar de nunca ter dito essas palavras quando eu estava crescendo, eu poderia dizer que ele estava decepcionado, e a desaprovação percebida de um dos pais pode ser mais grave do que a deficiência em si. (Eu não fui diagnosticado como disléxico até que eu estivesse quase formado com pós-graduação.) Dito isto, as dificuldades que vêm com deficiência são professores poderosas em si mesmas, como observado pela pesquisa do Center for Creative Leadership .
O ponto de deficiência que ressalta não é o olhar para o lado positivo. A liderança não se destaca em função do resultado positivo, mas de ver as coisas como elas são. O ponto chave é olhar para a sua capacidade de liderança. Existe uma única maneira de você poder ouvir os outros, visões observadoras além do que você ouvir, sintetizando vantagens para si e para os outros através da análise do mercado, e conseguindo que os outros sejam inspirados com as possibilidades. O que sua deficiência pode ensiná-lo sobre si mesmo?
Em segundo lugar, examinar o que você odeia em si mesmo. Eu trabalhei com um grupo de engenheiros altamente técnicos, e eles odiavam porque não eram convidados para reuniões de negócios. Um amigo que é um conselheiro geral de uma empresa Fortune 1000 queixa-se de que ele nunca foi convidado para as reuniões que tratam da estratégia nos negócios. O motivo? Os engenheiros são valorizados como engenheiros, liderando o processo de excelência técnica na empresa. O advogado é valorizado por sua assessoria jurídica, e esse papel é uma parte fundamental da equipe de liderança.
Às vezes, sou chamado de "professoral" ou "acadêmico", que são palavras que eu odeio. Não só eles lançam dúvidas sobre o meu papel como consultor, mas elas me trazem de volta a uma grande atribuição que perdi no início da minha carreira porque o cliente disse: "nós não precisamos de nenhum [sic] acadêmico mumbo-jumbo por aqui." Mas isso é quem eu sou. Minha mãe gostava de dizer que ela me deixou na pré-escola quando eu tinha três anos e eu nunca mais saí. Não importa quantos livros eu escrevo, trabalhos de consultoria eu realizo, porque eu sou mais frequentemente apresentado ao público como alguém da faculdade, na USC.
Ao invés de trabalho em reinventar a si mesmo, vale a pena pensar sobre se você deve abraçar o que você não gosta sobre si mesmo. (A verdade é que a auto-reinvenção, quando feita corretamente, está abraçando o seu eu mais íntimo. Uma reinvenção apenas parcial ou imperfeita é mudar o que você não gosta.)
Os aspectos sobre você mesmo que você odeia podem ser apenas rótulos (tal como "um cara tecnológico"), aspectos de sua personalidade ("folgado"), declarações de seu valor percebido ("ele não é bom em uma crise"), ou opiniões sobre sua capacidade de liderança ("ela não é carismático"). As pessoas podem estar erradas sobre você. É possível também que eles estejam vendo algo sobre você que é a chave para sua capacidade de liderança.
Escrevo este post no blog como um acadêmico disléxico, que mesmo quando eu o digito, me faz querer apertar a tecla "delete" e excluir esta frase. Mas, novamente, sem esses dois aspectos do meu ser, eu não iria lutar por cada palavra que escrevo, provavelmente não teria muito a dizer, porque eu não teria estudado como o cabeça de ovo que eu sou, não teria encontrado algo único a dizer em livros, nunca teria sido encontrado por MoneyWatch, e você não estaria lendo este post por mais extenso que seja e eu tenha intencionado   ajudá-lo a se tornar um líder melhor, agradecendo às minhas deficiências e aos aspectos que eu odeio em mim.
Agora é sua vez.
Se você aprendeu sobre aspectos de sua singular liderança mesmo que você não gostasse, eu espero que você poste um comentário sobre ele abaixo. Vamos todos aprender com sua história.

Fonte: CBS Money Watch - Dave Logan

Nenhum comentário: