segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vale confirma descoberta de hidrocarbonetos

Nota divulgada ao mercado, pela VALE, dia 31/07/2009
Rio de Janeiro, 31 de julho de 2009 - A Vale S.A. (Vale) confirma a existência de hidrocarbonetos no poço exploratório de Vampira, localizado no bloco BM-S-48, na bacia de Santos.
A Vale possui participação de 12,5% do consórcio detentor da concessão, composto ainda pela Repsol - operadora do consórcio - com 40%, Petrobras 35% e Woodside 12,5%.
Duas amostras colhidas entre 4.821 e 4.841 metros de profundidade indicam, em uma análise preliminar, a presença de petróleo leve e gás. Somente após a realização de testes necessários será possível estimar o volume de hidrocarbonetos descoberto.
A campanha de perfuração, que foi iniciada em setembro passado no poço Panoramix e teve continuidade no poço Vampira, será interrompida por aproximadamente dois meses e, posteriormente, incluirá no mínimo um poço adicional ao longo deste e do próximo ano.
Em 11 de maio de 2009, anunciamos a descoberta de Panoramix - o nosso primeiro caso de sucesso na exploração de gás natural nas bacias sedimentares brasileiras.
A atividade de exploração desenvolvida pela Vale está alinhada com a estratégia de diversificar e otimizar a nossa matriz energética. O portfólio de exploração da Vale compõe-se atualmente de participações minoritárias em consórcios que detêm 16 concessões nas bacias do Espírito Santo, Pará-Maranhão, Parnaíba e Santos.
Estão orçados investimentos em exploração de gás natural de US$ 261 milhões para 2009, sendo que US$ 72 milhões já foram realizados no primeiro semestre do ano.


Para mais informações, contactar:
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Alessandra Gadelha: alessandra.gadelha@vale.com
Patricia Calazans: patricia.calazans@vale.com
Roberta Coutinho: roberta.coutinho@vale.com
Theo Penedo: theo.penedo@vale.com
Tacio Neto: tacio.neto@vale.com

Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.

Nenhum comentário: