sábado, 29 de agosto de 2009

O maior perigo para uma carteira de ações

O respeitado The Motley Fool, em artigo escrito por Dan Caplinger, apresenta tema envolvendo os riscos inerentes a uma carteira de ações. Seguem algumas abordagens.
De tudo que foi dito pelo articulista, algumas observações, ou conclusões, podem ser extarídas.
Por exemplo, comprar e manter posições em um investimento não é a morte. Se você acredita que o período para manter suas posições é medido em anos em lugar de horas, então você estará se comportando contrariamente à mentalidade hoje reinante no meio dos aplicadores em Bolsa de Valores. No entanto, isto não é um desastre total, pois a tentação de deixar de pensar nas prospecções de longo prazo para sua carteira de ações pode acarretar o maior risco de sucesso para suas aplicações.
Os avanços verificados na tecnologia de suporte às transações em Bolsa de Valores têm transformado esse mundo muito mais fácil para os aplicadores do curto prazo, com possibilidades de implementar suas estratégias de forma mais rápida do que ocorria, digamos, dez anos atrás.
Podemos facilmente observar que o fluxo de informações sobre o mercado de ações aumenta com uma velocidade espantosa, praticamente impossibilitando que os pequenos investidores acompanhem, com sucesso. A velocidade com que as novas informações tornam-se disponíveis torna mais fácil encontrar novas opiniões sobre empresas, ou papéis dessas empresas, motivando os investidores a comprar, ou vender, mais frequentemente, à medida que possa ser imaginada uma variação no valor das ações.
O resultado que pode ser observado disso tudo, com papéis de muitas empresas, tem sido um aumento exagerado no volume de transações, quando comparado com a quantidade total de papéis disponíveis para negociação. A conclusão que parece clara é a de que ninguém quer mais manter suas posições por muito tempo. Com os volumes atingindo os níveis que são verificados nos dias de hoje, parece claro que a grande maioria dos investidores não mais mantem suas posições por longo tempo, sequer avaliam como poderá ser o comporatamento dos papéis no próximo trimestre, muito menos daqui a um ano.
Mas isso não signigfica dizer que os investidores no longo prazo devem desistir de seu foco e começar a prestar atenção nos topos e fundos dos preços de seus papéis, que venham a ocorrer no curto prazo. Estes movimentos do curto prazo, nada mais mostram do que um exemplo, ao extremo, de como a movimentação dos investidores de longo prazo deve encarar este situação. Os investidores de longo prazo devem ter sempre em mente que os investidores profissionais têm sempre em mente um horizonte mais curto do que o investidor tradicional típico.
Portanto, muito cuidado quando resolver mudar rapidamente de posição, você pode estar embarcando numa canoa que tem um remador caminhando para um local que não é exatamente aquele que sua avaliação indica como sendo o porto mais seguro.
Negociar com ações exige observação constante do mercado, sangue-frio e, em minha opinião, acompanhamento tão próximo quanto possível, do que esteja ocorrendo no mercado e, como decorrência, tirando conclusões próprias. Não acredito que seja prudente estar se louvando em opiniões e posições diversas, principalmente porque os objetivos são próprios de cada um.
Avalie o mercado, as informações disponíveis, corram atrás de outras mais recentes e boa sorte em suas aplicações!

Sugestões do dia:
- O Mercado de Ações ao Seu Alcance - Roberto Teixeira da Costa.
- A Lógica do Mercado de Ações - John Allen Paulos.
- Aprenda a Operar no Mercado de Ações - Alexander Elder.

Nenhum comentário: