quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A internet foi a chave para a vitória de Obama?

A campanha de Barack Obama na pré-candidatura a representante do Partido Democrata na corrida presidencial americana teve a internet como ponto alto para o sucesso. Depois de escolhido, fato semelhante ocorreu na corrida à Casa Branca, quando ele obteve larga margem sobre seu opositor, McCain.
A internet tem mostrado grande força durante as campanhas políticas nos EUA, nos últimos anos. Mas foi no último ciclo de campanha presidencial que a se tornou elemento fundamental para o sucesso da campanha de Barack Obama. A internet favorece ois ntrusos e dá a eles a capacidade de mobilizar apoios e conseguir recursos
online.
E, quando mais vivo foi o uso da internet pela campanha de Obama nos estágios iniciais, mais ajudou a ele sobrepujar a liderança inicial de Hillary Clinton na corrida para a indicação do candidato Democrata.
A estratégia de uso da internet por Obama estava no núcleo de seu plano para vencer a indicação Democrata, de acordo como especialista Phil Noble, que pesquisa tendências na relação entre internet e política.
Quando o senador Obama anunciou sua campanha, seu
site na internet já estava completamente desenvolvido e pronto para ser olocado no ar, com um conjunto de ferramentas que possibilitavam aos apoiadores se reunirem e se organizarem, bem como angariar fundos para a campanha.
Noble acredita que Obama tenha conseguido fundos da ordem de US$ 1 bilhão,
online, durante a campanha de 2008, 12 vezes mais do que John Kerry conseguiu em 2004.
Além disso, Obama foi capaz de reunir mais voluntários locais em estados-chave, do que a campanha de Clinton, o que se mostrou especialmente importante nos estados menores.
Uma das principais características da campanha de Obama foi a capacidade de explorar adequadamente os
sites das redes sociais como MySpace e Facebook, além do YouTube.
Na verdade, a decisão de Obama foi influenciada pelo fato de que uma página criada no
MySpace, por simpatizantes não vinculados à campanha oficial, rapidamente ter sido subscrita por 160.000 simpatizantes.
De acordo com Paul Zube e Rebecca Hayes da Universidade do Estado de Michigan, Obama é altamente popular no
Facebook, a rede social mais largamente uada pelos estudantes; mais popular do que os demais candidatos.
O uso das redes sociais por Obama ajudou-o a mobilizar o público jovem, um grupo que tradicionalmente se apresentava desinteressado pela política, de acordo com opinião do Professor Thomas Patterson, da Universidade de Harvard.
Noble acredita que os Democratas cntinuarão a desfrutar de uma enorme vantagem sobre seus oponentes com o uso da internet.
Ironicamente, a campanha de McCain em 2000, quando ele não obteve sucesso no confronto com George Bush para a indicação do candidato Republicano, foi o primeiro exemplo do uso da intenet para levantamento de fundos para campanha.

Fonte: BBC Technology

Nenhum comentário: