04 fevereiro 2011

O Cliente é o rei!

Recentemente tomamos conhecimento pela Internet, principalmente por meio de um vídeo postado no YouTube, que um cliente da Brastemp resolveu lá colocar, apontando o pouco caso para com suas reclamações sobre defeito em geladeira da marca, que havia comprado faziam três meses.
Ontem, foi noticiado que a Brastemp atendeu os reclamos do cliente e trocara o produto, com um pedido de desculpas da Diretoria de Marketing e a afirmação que iria treinar melhor o pesoal para atendimento.
Lamentavelmente, no Brasil, as empresas dão pouca importância ao quesito atender bem ao cliente.
No entanto, em outros países, onde a legislação que protege o consumidor é mais eficiente e ficaz, e a concorrência comanda o espetáculo, a situação é completamente diferente.
O que importa é o cliente ser levado em alta consideração pelas empresas que fornecem bens ou serviços ao mercado.
A propósito, tomei conhecimento de excelente texto, por meio do Boletim Semanal N° 13, do Rotary Clube RJ Bonsucesso, que mostra como devria ser, universalmente o atendimento ao cliente. Repasso-o a seguir para que possamos refletir sobre o tema.
Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal
Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.
Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar.
Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome:
Hotel Venetia
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou:
"- Bem-vindo ao Venetia!"
Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais!
Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no  momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que experimentado, naquele local, até então.
Assinou a conta e retornou para quarto. Fazia frio e ele  estava ansioso pelo fogo da lareira.
Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois um lindo fogo crepitante na lareira.
A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.
Que noite agradável aquela!
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro.
Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: "Sua marca predileta de café.
Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café. Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal.
"Mas,como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?" Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia. O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tãoacolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado.
Mudamos o layout das lojas, as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquece-mos-nos das pessoas. O valor das pequenas coisas conta,e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é  um parceiro importante!!!

Lembrando que:
Esta mensagem vale também (ou principalmente?) para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidas.

03 fevereiro 2011

Empresa aérea usará combustível vindo do lixo

A empresa Qantas australiana anunciou que vai investir em uma instalação industrial para converter lixo em combustível de aviação. Seu objetivo é produzir combustível a partir do próprio lixo dos passageiros e das operações da companhia.
A Qantas fechou uma parceria com a empresa de biocombustível americana  Solena. Eles têm tecnologia para fazerc ombustível a partir de restos de comida, grama ou lixo de escritório. A Qantas também fez um acordo com a britânica British Airways para converter lixo em Londres a partir de 2014.
Parece uma boa solução para reduzir o lixo aéreo, que ainda não tem uma boa destinação em nenhum país. Um estudo feito pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos Estados Unidos (NRDC), em 2006, procurou mapear a geração e o gerenciamento de resíduos no setor aéreo. A conclusão foi que metade de todos os resíduos gerados nos voos e nos grandes aeroportos poderia ser reciclada, pois é composta de latas de alumínio, papel, vidro e plástico. Nos EUA, isso significaria 500 milhões de toneladas de lixo sendo reciclados todo ano. As  empresas brasileiras e a Infraero nem sabem quanto material separam para a reciclagem. 
A iniciativa da Qantas também é uma opção para reduzir o consumo de  combustíveis fósseis na aviação, responsáveis pelas mudanças climáticas. A TAM já disse que ia testar uma avião movido a pinhão.

02 fevereiro 2011

PADF e Caterpillar Foundation unem-se em ajuda às vítimas das inundações no Brasil


Uma doação de US$ 100.000 da Caterpillar Foundation será usada para ajudar a reconstruir as comunidades brasileiras destruídas pelas enchentes e deslizamentos de terra no pior desastre natural do país, anunciou a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF, do inglês). ( www.PanAmericanRelief.org )
"Aplaudimos o compromisso da Caterpillar em apoiar essas comunidades brasileiras devastadas," disse John Sanbrailo, Diretor Executivo da PADF. "Essa doação irá fazer a diferença na vida das pessoas que perderam tudo."
Com o apoio da Caterpillar, a PADF e sua parceira local, a Viva Rio, irão remover a lama e os escombros das ruas e becos mais atingidos, bem como prestar cuidados básicos de saúde para prevenir as epidemias por meio da medicina familiar e de atendimento móvel de saúde. Elas também irão disseminar material de tratamento de água, coordenar o reflorestamento das áreas afetadas próximas às nascentes de água e melhorar o já bem sucedido modelo das "Brigadas Comunitárias de Proteção" da Viva Rio. O programa deve durar seis meses.
"O revendedor Caterpillar local Sotreq, funcionários da Caterpillar do mundo todo e a Caterpillar Foundation empenharam fundos e recursos aos atingidos por esta tragédia no Brasil," disse o Diretor de Serviços de Marketing e Operações da Caterpillar, Paul Knollmaier.
"Com sua experiência e expertise em assistência a catástrofes na América Latina, a Caterpillar tem o orgulho de se associar à PADF para fornecer apoio para o alívio imediato e em projetos sustentáveis de reconstrução em algumas das regiões mais devastadas do Rio de Janeiro."
Autoridades estimam que 842 pessoas tenham morrido, cerca de 8.775 estejam desabrigadas e outras 20.000 pessoas tiveram de abandonar suas residências devido ao desastre. Três comunidades do norte do Rio de Janeiro - Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis - foram fortemente afetadas pelas chuvas torrenciais e deslizamentos maciços de terra.

Sobre a PADF

A PADF é uma organização sem fins lucrativos criada em 1962 para promover, facilitar e implementar o desenvolvimento social e econômico da América Latina e Caribe. No ano passado, seu trabalho atingiu 10,2 milhões de pessoas em 22 países. www.padf.org
A PADF é o braço de assistência em desastres naturais da Organização dos Estados Americanos (OEA), o mais antigo organismo regional do mundo. ( www.oas.org )
Além do Brasil, a PADF trabalha na Colômbia, Panamá, Haiti e em outros lugares. No Haiti, ela gerencia um grande portfólio de atividades que vão desde o desenvolvimento dirigido pela comunidade, avaliação dos edifícios danificados, reparo das casas e prevenção de desastres naturais. www.ImUnitedforHaiti.org
A PADF tem sede em Washington, D.C. www.padf.org
Doações (somente nos EUA): (877) 572-4484
 

FONTE:
Pan American Development Foundation; PR Newswire Brasil.

27 janeiro 2011

Sabe como é feito seu pen-drive, ou seu cartão de memória?

Conheça o processo de fabricação de um pen drive ou de um cartão de memória. Este vídeo mostra todo o caminho, desde a elaboração do seu chip, ainda no wafer, até a hora da compra, nas lojas varejistas. Lembre-se que no vídeo não está mostrado o processo de extração das matérias primas.
E pensar que ainda reclamos do preço! 
Veja o vídeo produzido pela Lexar, fabricante de pen-drives e de cartões de memória.

24 janeiro 2011

Marcos 11

17  E Deus os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.
18  E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.
19  E, sendo já tarde, saiu para fora da cidade.
20  E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.
21  E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou.
22  E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;
23  Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
24  Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.

A investidora brasileira

Recente artigo publicado pela Revista Brasileria de Economia analisa características de mulheres que investem em ações no mercado brasileiro, seja diretamente, ou indiretamente, através de fundos de ações. O artigo tem como objetivo verificar se além dos fatores como idade, escolaridade, estado civil e patrimônio, há evidências de que a interação social aumenta a participação da mulher no mercado acionário. O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada via Internet para um grupo de investidoras
Mulheres e homens interessados no assunto podem ler a íntegra do artigo aqui

20 janeiro 2011

Cuidado com o que você quer, pois você pode conseguir

Texto escrito por Ricardo Melo, publicado no Boletim Semanal n° 23 do RC RJ Flamengo. Ricardo Melo é Escritor, Especialista em Coaching de executivos e trainer em Programação Neurolinguística e Diretor do Instituto Ricardo Melo.
Você já notou que quando trocamos de carro é muito provável que encontremos nas ruas vários automóveis do mesmo modelo e com a mesma cor? É assim quando adquirimos alguma roupa, sapatos ou desejamos muito uma coisa. A tendência é que, a partir do momento que construímos um foco, passamos a identificar ao nosso redor muitas pistas a respeito dele. E esse processo é muito profundo e espontâneo, além de ser inconsciente, na maioria das vezes.
A mesma situação rege muitas de nossas escolhas feitas na carreira e na vida pessoal. Quando ajustamos a mente em determinada faixa, captamos as ondas que estiverem na mesma vibração. Sei que essas expressões parecem tiradas de livros que ensinam a fazer hipnose ou desenvolver a mediunidade, mas não é nada disso. Estou me referindo a uma lei universal que atua em nossa existência a todo instante: a lei do foco. Cuidado com o que você quer, pois você corre o grande risco de conseguir e não estar preparado para as consequências.
Empresas modernas sabem disso e investem muito para que seus funcionários tenham foco na solução de problemas e não nos problemas em si. Tive a oportunidade de ministrar um curso sobre o assunto em uma empresa mineira com mais de dois mil funcionários, atuando em vários setores. A ideia central dos meus contratantes era mostrar que se toda instituição estivesse focada na metas a alcançar, todos sairiam ganhando. O desafio era demonstrar a eficácia desse pensamento, fazendo-os perceber que não era um discurso vazio e sim uma lei do mundo dos negócios. Foi um sucesso. Seis meses depois colhíamos os frutos da empreitada. Na instituição – do diretor ao funcionário do “chão de fábrica” – todos pareciam falar a mesma língua. Não é um processo fácil, mas vale a pena trabalhá-lo.
Esta é uma proposta de reflexão para todos: se você deseja muito alguma coisa, independentemente de ser boa ou ruim, é muito provável que consiga. Caso tenha um pensamento fixo que sua carreira será um fracasso e que todos os problemas do mundo estão em cima de você, tenha convicção de que se sentirá dessa forma e, em cada situação verá, inconscientemente, alguma justificativa para ratificar sua crença mais profunda.
Neste caso, a famosa intuição vai fluir melhor. E outro aspecto importante é que, quando estamos concentrados em questões ou caminhos nocivos, que desagregam recursos emocionais preciosos, passamos a gastar nosso tempo ao invés de investi-lo. Acredite: os pensamentos que nutrimos por muito tempo nos influenciam mais do que podemos imaginar. Tudo porque passamos a criar um filtro e assimilar apenas o que for condizente com este preferencial. Na prática, isso quer dizer que, se você tem uma dificuldade e somente pensa nela, dificilmente vai chegar na solução. Quando, invertendo o processo, passa a se perguntar sobre o que pode ser feito para sanar o problema, a partir daí, há um direcionamento da mente e de suas emoções para o ponto que deseja.
Por isso é relevante questionar-nos sobre o que desejamos obter, pois corremos o grande risco de conseguir e como nem tudo que desejamos é realmente bom, é possível que muitos dos problemas e limitações que experimentamos na vida sejam fruto do que estamos procurando. Quando citei a empresa consciente da importância de despertar um desejo comum a todos os funcionários para obter os resultados que desejava, tivemos um bom exemplo de como conseguir o que queremos. Mas ao citar aqueles que têm pensamentos negativos a respeito de si mesmos, das pessoas que os rodeiam e do futuro, temos um ótimo exemplo de como não agir.

18 janeiro 2011

Mais um malefício do cigarro

Em uma pesquisa recém publicada pela Sociedade Química Americana, cientistas revelam que o cigarro causa danos no DNA apenas minutos depois de a fumaça ser inalada.

Diferentemente do que se pensava antes, os danos genéticos não aparecem ao longo dos anos, mas sim entre 15 e 30 minutos depois de cada trago.
O trabalho do Dr. Stephen S. Hecht e seus colegas é o primeiro estudo humano a detalhar a maneira como certas substâncias no tabaco causam danos no DNA associados ao aparecimento do câncer.
Evidências mostram que substâncias nocivas no tabaco (os “polycyclic aromatic hydrocarbons”, ou PAHs) são um dos principais culpados pelo câncer de pulmão – um mal que mata, todos os dias, cerca de três mil pessoas no mundo.  Até agora, no entanto, não havia um trabalho detalhando como agem esses químicos no corpo.
Na pesquisa recém divulgada, 12 voluntários fumantes usaram cigarros especiais, nos quais o PAH phenanthrene foi marcado para que seu caminho no corpo pudesse ser rastreado. As análises mostraram que o phenanthrene rapidamente forma uma substância toxica no sangue, que causa as mutações no DNA.
Os fumantes desenvolveram níveis máximos dessa substância em um tempo surpreendente: entre 15 e 30 minutos. O efeito é tão veloz que, segundo os pesquisadores, seria equivalente a injetar o produto que causa mutação diretamente no sangue.
Além do pulmão, o cigarro também está associado a pelo menos 18 outros tipos de câncer. Em seu trabalho, os pesquisadores escrevem que “os resultados apresentados deveriam servir como um alerta àqueles que consideram começar a fumar cigarros”. 

Fonte: Info Exame.

17 janeiro 2011

O Livro do Profeta Isaías - Capítulo 1

1  VISÃO de Isaías, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.
2  Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
3  O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
4  Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
5  Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
6  Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
7  A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; e está como devastada, numa subversão de estranhos.