quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Empresa aérea usará combustível vindo do lixo

A empresa Qantas australiana anunciou que vai investir em uma instalação industrial para converter lixo em combustível de aviação. Seu objetivo é produzir combustível a partir do próprio lixo dos passageiros e das operações da companhia.
A Qantas fechou uma parceria com a empresa de biocombustível americana  Solena. Eles têm tecnologia para fazerc ombustível a partir de restos de comida, grama ou lixo de escritório. A Qantas também fez um acordo com a britânica British Airways para converter lixo em Londres a partir de 2014.
Parece uma boa solução para reduzir o lixo aéreo, que ainda não tem uma boa destinação em nenhum país. Um estudo feito pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos Estados Unidos (NRDC), em 2006, procurou mapear a geração e o gerenciamento de resíduos no setor aéreo. A conclusão foi que metade de todos os resíduos gerados nos voos e nos grandes aeroportos poderia ser reciclada, pois é composta de latas de alumínio, papel, vidro e plástico. Nos EUA, isso significaria 500 milhões de toneladas de lixo sendo reciclados todo ano. As  empresas brasileiras e a Infraero nem sabem quanto material separam para a reciclagem. 
A iniciativa da Qantas também é uma opção para reduzir o consumo de  combustíveis fósseis na aviação, responsáveis pelas mudanças climáticas. A TAM já disse que ia testar uma avião movido a pinhão.

Nenhum comentário: