O trem mauritano do minério de ferro é um dos trens mais longos e pesados do mundo; uma das viagens ferroviárias mais singulares, incríveis e perigosas que se pode fazer.
O comboio tem um comprimento de até 3 km, percorre uma única via de 704 km e leva entre 200 e 300 vagões de carga, pesando até 84 toneladas por vagão.
O único objetivo do comboio é exportar minério de ferro da cidade mineira de Zouerate para o porto de Nouadhibou, passando por Choum, na Mauritânia, no noroeste da África.
Mas a agência estatal, Société Nationale Industrielle et Minière, permite que a população local e os turistas entrem no comboio e utilizem-no como meio de transporte entre o interior do país e a costa.
No entanto, não se pode esperar nenhum nível de conforto que possa ser encontrado em outros comboios de passageiros do mundo. Este comboio não tem bilhetes, revisor, carrinho de jantar, nenhum anúncio.
Não está sujeito a nenhum horário e pode sair antes ou depois da hora habitual de partida. Isto significa também que a hora de chegada não está definida para uma hora determinada e uma única viagem pode durar de 11 a 15 horas sob o sol, a uma temperatura média de 40°C.
Fonte: Dicas do Naio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário