segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Como surgiu o transporte com containers?

Na década de 1950, um homem teve uma ideia que revolucionaria para sempre o transporte, o comércio internacional e a economia global: Malcom McLean, o inventor do contêiner de transporte.
Nascido nos Estados Unidos em 1913, McLean começou a trabalhar em um posto de gasolina e juntou dinheiro suficiente para comprar um caminhão usado em 1934, iniciando sua trajetória no setor de transportes.
À medida que sua empresa crescia, a frota de McLean se expandiu para mais de 1.700 caminhões com 32 filiais, tornando-a a segunda maior companhia de caminhões dos Estados Unidos em 1955, até sendo listada na Bolsa de Valores de Wall Street.
No entanto, McLean estava muito ciente das ineficiências do transporte marítimo. Na época, as mercadorias eram transportadas de forma avulsa em navios cargueiros, exigindo processos manuais demorados de carga e descarga nos portos. Esses atrasos frequentemente se estendiam por semanas, elevando drasticamente os custos de envio.
Um dia, enquanto observava esse processo em um porto em Nova Jersey, McLean teve um pensamento revolucionário: "E se meu caminhão pudesse ser carregado no navio de uma só vez, com toda a carga?"
Essa ideia mudaria o curso da história. Ele imaginou retirar a carroceria do caminhão e carregá-la diretamente nos navios. Para tornar esse conceito realidade, projetou contêineres metálicos com dimensões compatíveis com os reboques. Assim nasceu o contêiner de transporte.
No início, ninguém queria transportar essas grandes caixas. As empresas de transporte marítimo rejeitaram a ideia por considerá-la pouco prática. Determinado, McLean comprou a Pan-Atlantic Steamship Company, mais tarde renomeada como SeaLand, para implementar sua visão.
Em abril de 1956, McLean realizou a primeira remessa: 58 contêineres transportados de Newark a Houston em um antigo petroleiro da Segunda Guerra Mundial reformado para carregar contêineres.
Os resultados foram surpreendentes. McLean não apenas reduziu o tempo de envio, mas também transformou a logística de transporte de bens, passando de "porto a porto" para "porta a porta". Essa inovação reduziu a necessidade de mão de obra, o tempo de permanência nos portos e os custos de envio.
Em 1967, McLean conseguiu um contrato para transportar suprimentos militares ao Vietnã. Ele percebeu que, em vez de voltar com contêineres vazios, os navios poderiam parar no Japão e trazer produtos para os Estados Unidos, abrindo novas rotas comerciais com a Ásia.
Apesar de seu impacto profundo no mundo, a contribuição de McLean nunca foi plenamente reconhecida. Ele faleceu em 2001 e permanece relativamente desconhecido para o público em geral.
Em dezembro de 1999, a Maersk adquiriu o negócio internacional de contêineres da SeaLand. Em 2000, a Maersk Line adotou o nome comercial global Maersk SeaLand, consolidando o legado de McLean na indústria marítima.

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