domingo, 2 de outubro de 2016

Imagens do Brasil - Prado - Bahia


Prado é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população estimada em 2004 era de 28 481 habitantes. Possui uma área de 1 670,17 km². 
Prado é o município mais ao norte da Costa das Baleias e encontra-se a 802 km de Salvador.
Segundo a maioria dos historiadores, foi no rio Caí, no município de Prado, que a frota de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.
A povoação foi elevada a vila e município em 1755, recebendo a categoria de cidade em 1896.
As praias de Prado são: Praia da Areia Preta; Praia da Barra do Jucuruçu; Praia da Barra do rio Cahy; Praia da Lagoa Grande
Praia da Lagoa Pequena; Praia da Paixão; Praia da Ponta do Moreira; Praia da Viçosa; Praia das Ostras; Praia de Cumuruxatiba
Praia de Guaratiba; Praia de Imbassuaba; Praia de Pichani; Praia de Tauá; Praia do Calambrião; Praia do Farol; Praia do Moreira; Praia do Rio do Peixe Grande; Praia do Segredo; Praia do Tororão; Praia dos Irmãos; Praia Japará Grande; Praia Japará Mirim; Praia Novo Prado; Praia Ponta do Corumbau.
O Festival das Baleias movimenta turismo em Prado
Música e consciência ambiental se encontram em Prado, a 785 quilômetros de Salvador, durante o Festival das Baleias. O evento, contribui para a promoção e crescimento do turismo nesta zona turística.  O objetivo é aproveitar o potencial turístico da região, destacando o espetáculo promovido pelas baleias jubarte, e chamar a atenção para a importância da preservação do ambiente costeiro e marinho.
Turismo ecológico e cultural - Situada no Extremo Sul da Bahia, entre o mar e as terras cobertas pela Mata Atlântica, a Costa das Baleias abriga tesouro de belezas naturais como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, considerado o maior berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental.
A Bahia é o Estado que possui o maior número de destinos para a observação das jubarte, sendo 11 no total. Por suas águas quentes e tranquilas, o litoral baiano é escolhido como o local de permanência desses mamíferos que, de julho a novembro, chegam para acasalar, reproduzir e amamentar os filhotes, proporcionando, com suas aparições, um verdadeiro espetáculo da natureza.
Prado fica na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, cenário de belezas naturais e reduto histórico e cultural. O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas. Destaque para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da Rua Rui Barbosa.

Fontes: Wikipedia e Secretaria Estadual de Turismo