Presidente Prudente é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à mesorregião e microrregião homônimas, distante 558 quilômetros da capital estadual, São Paulo. Ocupa uma área de 562,107 km², sendo 16,56 km² são de área urbana, e sua população no ano de 2014 era de 220 599 habitantes, sendo o 36º mais populoso de São Paulo e primeiro de sua microrregião. Está a 979 km de Brasília, capital federal.
O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,806 (2010), considerando como alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e um dos maiores do estado de São Paulo.
O município de Presidente Prudente foi emancipado de Conceição de Monte Alegre (hoje Paraguaçu Paulista) na década de 1910. Seu nome é uma referência ao ex-presidente brasileiro Prudente de Morais, que foi um advogado e político brasileiro, tornando-se o primeiro governador paulista (1889-1890). Hoje é formado pela distrito sede, além dos distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul, Montalvão e a Sede, subdivididos ainda em 220 bairros. Atualmente é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do oeste de São Paulo, tanto é que passou a ser conhecida como a "Capital do Oeste Paulista".
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A., Presidente Prudente é a 27ª colocada no ranking das cidades mais promissoras para se construir uma carreira profissional.
A área em que hoje está localizada a região oeste do estado de São Paulo era ocupada, primeiramente, por índios caiuás, xavantes, caingangues e guaranis. O território era coberto por matas nos terrenos de terra roxa e por campos em outros tipos de solos. Com a vinda de principalmente mineiros, atraídos depois da decadência das minas e que deslocavam-se e fixavam-se na área para a utilização das manchas de campos, apropriadas às suas atividades de criação de gado, surgiram conflitos pela posse da terra.
Referência do texto: Wikipedia