domingo, 7 de dezembro de 2014

3 razões pelas quais cada startup deve considerar uma equipe interna para Relações Públicas


Quando você estiver iniciando um negócio, a contratação de uma equipe de relações públicas pode parecer um gasto excessivo. Mas, às vezes, é necessário.
Para muitas empresas Fortune 500, Relações Públicas é considerada uma parte crítica do negócio.
Quer se trate de comunicações proativas ou reativas, uma boa equipe de Relações Públicas é capaz de proteger a marca e ajudar o desenvolvimento de uma história que articula claramente o valor e os benefícios do negócio e produtos.
Em muitos casos, as equipes de Relações Públicas podem ser grandes usando ambos os recursos de agências internas e externas. Mas se você é uma startup, qual é a melhor abordagem?
Enquanto as grandes empresas precisam de Relações Públicas para proteger a marca, startups precisam de Relações Públicas para ajudar a criá-la, em primeiro lugar. Estamos vivendo em um mundo onde tudo que você cria é parte de sua propriedade intelectual. Isso inclui marca, produtos, mas também a história de sua empresa e como você a apresenta aos clientes.
Para proteger a história, a recomendação para startups é admitir uma pessoa para Relações Públicas, o mais cedo possível e construir uma equipe in-house em torno dela.
Muitas vezes esta percepção passa a ser a realidade para os consumidores, empregados em perspectiva, e para os investidores atuais e em perspectiva. É uma parte fundamental do negócio e é algo em que se deve investir com carinho.
Aqui estão três razões apontadas pelas quais cada startup deve investir em uma equipe de Relações Públicas, internamente, desde o início.

1. Você poderá contar melhor sua história

Quando você construir a sua empresa, você deve pensar sobre o problema que você está resolvendo. Você quer garantir que os produtos e experiências que são entregues estejam resolvendo um ponto de importância real para os clientes. Depois de ter estabelecido a estratégia e solução, você precisa considerar como irá comunicá-la. É aí onde entra o storytelling (contar histórias).
Se um colaborador de Relações Públicas tem um assento na mesa desde o início, a sua história será melhor contada. Você vai responder a perguntas como:
  • Qual é o problema que você está tentando resolver para os clientes?
  • O que você aprendeu ao longo do caminho?
  • Por que a sua solução é melhor do que a dos concorrentes?
  • Como o mundo será diferente por causa do que você desenvolveu?
  • Você está realmente tendo uma abordagem centrada no cliente?
Estas questões não devem ser respondidas de pronto ou no final da linha, quando, na realidade, uma empresa quer criar consistência.

2. Você vai encontrar as necessidades das pessoas

Uma boa pessoa de Relações Públicas deve ser uma pessoa bem treinada em Relações Públicas. Isso significa que ela estará mantendo um olho sobre as tendências do setor, sobre as notícias pertinentes e analisando-as. Startups deveriam abraçar e praticar esse conhecimento tão cedo quanto possível.
Sua equipe de Relações Públicas deve saber:
  • Você está construindo um produto que realmente diferencia sua empresa da concorrência?
  • Onde outros tentaram e falharam?
  • Onde outros tentaram e conseguiram?
  • O que o mercado pensa, acredita, e quer saber agora?
Ao capacitar a equipe de Relações Públicas para ter uma voz na mesa desde o início, ela pode usar a história das comunicações como um guia para o que as pessoas estão esperando e o que elas precisam para serem felizes, um princípio fundamental do planejamento estratégico.

3. A equipe inteira estará na mesma linha de conduta

Mensagens externas não são diferentes de mensagens internas. O que você diz para a imprensa, parceiros e clientes é a mesma coisa que você precisa estar dizendo para seus funcionários.
Quando você começa a criar mensagens para fora da empresa, você também deve pensar em como essas mensagens irão repercutir internamente. Se uma startup pensa sobre isso desde o início, ela pode criar uma cultura em que todos estão focados em contar e apresentar a mesma história.
Se o desenvolvimento de uma visão é apoiado por grandes produtos, ao utilizar as comunicações externas, dentro da empresa, muitas vezes serve como um ponto de reunião e inspiração de referência para os empregados as aceitarem e abraçarem dia após dia. Tendo todos engajados e trabalhando para o mesmo objetivo desde o início faz parte da jornada de recompensa para todos.
 
Referência - Asha Sharma em Fast Company

2 comentários:

Unknown disse...

5 razões para você ter um relações públicas

Agência de Relações Públicas I Marketing Digitais

http://issuu.com/angelnewsrp/docs/5_raz__es_para_voc___ter_um_rela___/1

Unknown disse...

5 razões para você ter um relações públicas

Agência de Relações Públicas I Marketing Digitais

http://issuu.com/angelnewsrp/docs/5_raz__es_para_voc___ter_um_rela___/1