terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pare de tomar multa no semáforo

Motorista é uma terminologia dada a qualquer pessoa capaz de dirigir um veículo automotor, porém dentro desta definição estão inclusos os barbeiros, os domingueiros, os apressadinhos, os zelosos, as MULHERES (são, realmente, um caso à parte) e outros que poderíamos perder um bom tempo tentando definir. Enfim, a patologia é vasta, mas uma coisa todos tem em comum: sempre levam multas em semáforos (também chamados de farol, sinal, etc.) principalmente por passarem no vermelho.
Como diria o comentarista esportivo: “a regra é clara”. No verde o cruzamento está liberado, no amarelo requer atenção (e pode-se seguir adiante "com atenção!") e no vermelho devemos parar. Porém ainda fica aquela dúvida. Está no amarelo e será que dá tempo de passar? Freio e levo uma buzinada, ou pior, uma pancada na traseira ou acelero e tento passar sem ganhar uma (ou mais uma) multa? Que dúvida cruel…
É incrível a quantidade de motoristas[bb] que levam multas diariamente, simplesmente pelo fato de desconhecerem algumas informações básicas contidas nos semáforos. E fica parecendo loteria. Vou ou não vou? Aiii… Vai dar… Vixe! Tomei uma multa!
Na foto ao lado pode-se observar um caso típico de sinal que acabou de ser aberto e os carros saindo. Porém, se observar melhor, verá que desde a faixa de pedestre há uma faixa contínua de alguns metros no sentido da via bem no meio das duas filas de carros. Alguém já notou isso?
Esta faixa tem uma importância muito grande, pois é ela que determina o tempo exato de você ser multado ou não ao passar no amarelo em um semáforo.
Em outras palavras, se você está chegando no semáforo e o sinal fica amarelo, mas você já “adentrou” na extensão desta faixa e está no limite de velocidade permitido para a via, você conseguirá fazer o cruzamento sem ser multado, pois dará tempo tranquilamente.
Por outro lado, se você está chegando no cruzamento e o sinal ficou amarelo e você ainda não chegou até essa faixa contínua, você deve frear, pois fatalmente não conseguirá atravessar e ficará vermelho antes de você realizar este procedimento.
Caso não tenha percebido, passe a olhar para esta faixa sempre que chegar em um semáforo e vai notar que elas têm comprimentos diferentes, pois leva-se em consideração a velocidade[bb]e permitida para a via e o tempo de sinal amarelo daquele semáforo. Enfim, é um cálculo médio de um tempo precioso que o salva te “herdar” uma multa e alguns pontos em sua CNH.
Um detalhe: dentro do Código de Trânsito Brasileiro[bb] não há informações sobre este assunto, porém as empresas responsáveis pelas faixas e construções de via, utilizam deste cálculo para construir esta faixa comentada acima e também é passado para os alunos dos cursos de formação de condutores.

Sugestão para compras e presentes:

2 comentários:

Unknown disse...

"Tá" Em uma grande quantidade de sinais, o amarelo fica de 2 a 3 segundo após o verde e passa a vermelho. No Rio os sinais são assim porque são mau intencionados os governantes. Em quaisquer cidade do interior do Rio os sinais quando vão mudar exibem uma contagem regressiva que faz com que os motoristas parem ou não com a certeza de estarem
ou não avançando o sinal.

LCDias disse...

É verdade! No entanto, fica o alerta. Obrigado pelo comentário.