domingo, 13 de dezembro de 2009

O primeiro Flash Mob em Israel -

Aconteceu em Jerusalém[bb] o primeiro Flash Mob realizado em Israel. O evento aconteceu em honra ao Hanukkah[bb], na Ben Yeuda Street, numa sexta-feira de Novembro de 2009, às 11:00 horas. O evento contou com a particpção de 150 pessoas, sob o comando do coreógrafo Marvin Casey.
O vídeo a seguir apresentado foi registrado pela NBN.

Vale a pena ver também o vídeo com o Making Of do evento.
A seguir, um pouco sobre o Hannukkah.
O Chanucá ou Hanucá é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes. Chanucá é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr-do-sol, o Chanucá começa no 25º dia.
Por volta do ano de 200 a.C. os judeus[bb] viviam como um povo autônomo na terra de Israel, a qual, nessa época, era controlada pelo rei selêucida da Síria. O povo judeu pagava impostos à Síria e aceitava a autoridade dos selêucidas, sendo, em troca, livre para seguir sua própria fé e manter seu modo de vida.
O festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos para celebrar esse evento. (Mac. 1 vers. 59). Após terem recuperado Jerusalém e o Templo, Judá ordenou que o Templo fosse limpo, que um novo altar fosse construído no lugar daquele que havia sido profanado e que novos objetos sagrados fossem feitos. Quando o fogo foi devidamente renovado sobre o altar e as lâmpadas dos candelabros foram acesas, a dedicação do altar foi celebrada por oito dias entre sacrifícios e músicas.
Até aqui, viu-se a vitória do pequenino exército judeu, esse foi o primeiro milagre. O segundo milagre é mais sobrenatural e deu origem à festa de Chanuká. Após a purificação da Cidade Santa e da Casa de Deus, foi constatado que só havia um jarrinho de azeite puro no Templo com o selo intacto do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) para que as luzes da Menorá fossem acesas, e isso duraria apenas um dia, mas milagrosamente durou oito dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado ao templo para o seu devido fim conforme manda a Torá (Ex 27:20-21).
É uma festa marcada pelo clima familiar e pela grande alegria. Encontramos os fragmentos históricos de Chanuká nos livros "apócrifos" (secretos) de I e II Macabeus e também em escritos talmúdicos. Os acontecimentos de Chanuká serviram para preparar o caminho do Messias. O mandamento principal de Chanuká hoje é o acendimento da Chanukia (Menorá - candelabro - de 9 braços). Oito braços são para lembrar o milagre dos oito dias em que a Menorá ficou acesa com azeite que era para ter durado apenas um dia! O outro braço, que é chamado de shamash - servente - é um braço auxiliar para o acendimento das outras velas. Segundo a tradição, somente ele (o shamash) pode ser usado para, se for o caso, iluminar a casa ou para outro fim, sendo que as outras velas só podem servir para o cumprimento do mandamento. A cada noite um nova vela é acrescentada até que se completem as nove. Outras tradições como brincar com o sevivon (pião) onde em cada lado dele estão escritas as iniciais da frase nes gadol hayá sham (um grande milagre aconteceu lá - em Israel) são válidas, e para quem está em Israel a última palavra da frase é (aqui). Também há o costume de servir alimentos como sonho com geléia (sufganyot) e panquecas de batata. (latkes).

Sugestões para compras e presentes:
- Livro: Atlas Ilustrado da Civilização Judaica: 4000 Anos de História - Josephine Bacon.
- Livro:
Cozinha Judaica: 5.000 Anos de Histórias e Gastronomia - Marcia Algranti.
- Netbook: Netbook c/ Intel® Atom 1GB 160GB 10" Webcam Windows XP Home - Acer.

Nenhum comentário: