Nota distribuída pela VALE.
A Companhia Vale do Rio Doce (Vale) informa que concluiu a aquisição dos ativos de exportação de carvão térmico da Cementos Argos S.A. (Argos) na Colômbia por US$ 305,8 milhões.
Os ativos adquiridos são: (a) a mina de carvão El Hatillo, em ramp up e com a capacidade nominal de 4,5 milhões de toneladas métricas ao ano, localizado no departamento de Cesar; (b) Cerro Largo, um depósito de carvão em estágio de exploração; (c) uma participação minoritária no consórcio Fenoco, que detém a concessão e operação da ferrovia que liga as operações de carvão ao porto Rio Cordoba - SPRC; e (d) 100% da concessão deste porto, que está localizado na costa caribenha do departamento de Magdalena.
Como a Colômbia é o terceiro maior exportador de carvão térmico de alta qualidade no mundo, dado o baixo teor de enxofre e alto poder calorífico, a Vale visa à construção de uma nova plataforma de ativos de carvão no país de modo a expandir suas opções de crescimento neste segmento.
Os investimentos no segmento de carvão são uma parte importante da estratégia de crescimento da Vale. Possuímos operações de carvão na Austrália, nas regiões de Hunter Valley e Bowen Basin, e duas joint ventures na China, que detém uma mina de carvão e uma coqueria. A Vale está desenvolvendo o projeto Moatize, amplo projeto de carvão em Moçambique, e possui ainda projetos de carvão em estágios de desenvolvimento menos avançados na Austrália e Mongólia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário