domingo, 31 de agosto de 2008

Síndrome das pernas inquietas

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também conhecida como Síndrome de Ekbom, é uma desordem neurológica associada a sensações anormais nas pernas. Cerca de 5% da população geral e 10% das pessoas acima de 65 anos têm esse problema.
É uma doença muito pouco conhecida no país. Os principais sintomas que a doença apresenta são uma forte "agonia" nas pernas e intensa necessidade de se movimentar para aliviar o desconforto.
Indícios da síndrome foram descobertos ainda no século passado, mas estudos mais aprofundados surgiram mesmo na década de 80. Os sintomas aparecem quando o paciente encontra-se em repouso, como em viagens ou ao ler um livro e, principalmente, à noite.
"As causas da síndrome ainda não foram totalmente comprovadas, mas sabe-se que a falta de ferro no organismo é um dos fatores que influencia no desenvolvimento da doença", afirma o neurologista Raimundo Nonato Delgado Rodrigues, especialista na doença. Mulheres, em geral, têm mais chances de desenvolvê-la, visto que passam por um ciclo menstrual no qual perdem sangue e muitas vezes ficam anêmicas. Esse problema é aumentado durante a gravidez, porque há uma divisão de nutrientes e proteínas entre o feto e a mãe, o que pode ocasionar uma deficiência de ferro no organismo da mulher. Os principais problemas ocasionados pela SPI são a insônia e o sono não reparador, que pode trazer junto a ele muitos outros problemas como mal estar durante o dia, falta de concentração, estresse e cansaço constante. Como não há uma significativa divulgação da doença, o neurologista afirma que muitos médicos (por não conhecerem a síndrome) acabam tratando seus pacientes como se tivessem outros tipos de problema, o que acaba dificultando na hora do tratamento correto.
Para dar apoioàs pessoas que sofrem da síndrome, foi criada em São Paulo a Associação Brasileira da Síndrome das Pernas Inquietas (ABRASPI). Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que visa a dar auxílio a pacientes portadores da síndrome e ajudar nos projetos de pesquisa e treinamento sobre a doença. Seu presidente é o médico neurologista Dr. Gilmar Fernandes do Prado e os e-mails para contatos são: sindromedaspernas@hotmail.com ou sindromedaspernasinquietas@gmail.com. Há, também, um site. O endereço é http://www.sindromedaspernasinquietas.com.br.
Fonte: Síndrome das Pernas Inquietas

Nenhum comentário: