A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (18/11), a resolução que autoriza que empresas do setor comercial e financeiro ofereçam serviços de telefonia móvel aos consumidores. A expectativa é que em até 60 dias elas estejam tirando proveito da nova norma, chamada de Operador Virtual.Veja detalhes aqui
Com ela, bancos ou lojas poderão alugar a rede das quatro grandes provedoras – Vivo, Claro, Oi e TIM – e passar a vender linhas de celulares, com recursos exclusivos, inclusive. Cada companhia, no entanto, só poderá utilizar a estrutura de uma provedora, com a possibilidade de, caso se sinta insatisfeita com os serviços desta, transferir toda a sua base de clientes para outra, sem que os usuários se sintam prejudicados.
19 novembro 2010
Sai resolução da Anatel com permissão para operadoras virtuais
18 novembro 2010
Vídeo mostra o comportamento da Geração Y
Vale a pena ver, com legendas em português.
O filme 'We All Want to Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.
Este filme possui licença aberta pelo Creative Commons.
Roteiro e direção: Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues.
Agradecimento:
Zeppelin Filmes
box1824.com.br
17 novembro 2010
Crimes na internet aumentam nos EUA, alerta o FBI
O número de crimes cibernéticos está aumentando num ritmo acelerado nos EUA. Segundo o FBI, a polícia federal americana, no último dia 9 foi registrada a queixa número dois milhões no Centro de Reclamações de Crimes na Internet, entidade conhecida pela sigla IC3. O órgão levara sete anos para registrar o primeiro milhão de queixas. De junho de 2007 para cá, o número de reclamações dobrou.Veja mais aqui.
16 novembro 2010
O fim do isolamento digital e social dos deficientes físicos
Dois softwares gratuitos – um que transforma a boca e os olhos do usuário em mouse e outro que cria um teclado virtual, também movido pelo rosto – desenvolvidos por uma multinacional espanhola estão derrubando barreiras na vida de pessoas com problemas de motricidade, fazendo com que possam interagir com o mundo, estudar e até trabalhar.
Veja mais aqui.Fonte: R7 Notícias.
15 novembro 2010
Espécies de peixes com formas de árvores e plantas viram exposição no Equador
Dezenas de peixes que lembram espécies de árvores e plantas estão sendo exibidas em um "Jardim de Peixes" no Jardim Botânico de Quito, no Equador.
Veja o vídeo aqui
"Publicado usando a Barra de Ferramentas Google"
Fonte: Folha Multimídia.
Prédios dançam com efeito de luzes
Esta é a obra do artista plástico britânico Evan Grant que transformou o centro da cidade de Derby, na região central da Grã-Bretanha, com seu inovador projeto de aplicação de jogos de luzes sobre prédio, criando diferentes animações.
Veja o vídeo, com cenas tomadas em algumas cidades, e tenha uma ideia do projeto.
Fonte: BBC Brasil
O que é coaching?
Você sabe o que é coaching? Coach, em português, significa treinador; treinar no intuito de instruir a carreira profissional.
O coach surgiu na Inglaterra com os treinadores do futebol, esporte desenvolvido originalmente naquele país. Posteriormente o conceito foi levado para os Estados Unidos, com larga aplicação às equipes de basquetebol. Daí para os outros esportes foi um pulo.
Com o passar do tempo e com a evolução das técnicas de administração, o coaching foi levado para dentro das organizações, com a finalidade de capacitar os empregados/colaboradores, utilizando profissionais experientes em diferentes áreas.
O Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia clientes na busca de realizar metas, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades, procurando equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes.
O coach atua encorajando e motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas caracterísiticas profissionais ou pessoais, visando atingir objectivos definidos por ambos, considerando que o simples fato de compartilhar, de forma organizada, pensamentos e ideias que estão soltos, permite transformá-los em uma meta desafiante, com um Plano de Ações, que pode levar a concretizar antigos sonhos.
É sempre bom destacar que os coaches nao desenvolvem pessoas, eles apenas oferecem as ferramentas e condições para que as pessoas possam se auto desenvolver. Não é de se esperar que um coach detenha todos os conhecimentos de que alguém precisa para seu desenvolvimento, mas o coach deve estar preparado para entender as demandas colocadas pelo cliente e o oriente e participe na busca dos elemetos necessários ao desenvolvimento do cliente, utlizando a experiência do coach.
Existem coaches especializados em diferentes áreas de conhecimento. Cabe à empresa, ou profissional, preocupada com o crescimento profissional de seus empregados, ou ao próprio profissional preocupado com seu crescimento, procurar o coach mais adequado à sua necessidade.
Sempre deve ser pensado que o coaching é um proceeso contínuo que apoia o desenvolvimeto de profissionais, de acordo com suas necessidades e não deve ser considerado como uma solução imediata, de curtíssimo prazo.
O trabalho de coahing se inicia com a definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. Conforme já mencionado anteriormente, as questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento de um ou mais clientes.
Uma vez definida a meta é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com a meta e se há congruência entre eles. O coach avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objectivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de Ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.
A duração de um processode coaching, em geral, ocorre durante cerca de seis meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo. Os resultados poderão ser alcançados com sessões de uma a duas horas por dia, que podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.
O coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais. Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente, apoiando-o em seu autoconhecimento através de um ângulo novo de visão.
13 novembro 2010
09 novembro 2010
A pseudo-inclusão digital
Rafael Lourenço nos brinda com interesante artigo sobre a (pseudo) inclusão digital. A matéria aborda diversos pontos sobre o uso das mídias sociais, com base na internet. Vale a pena uma leitura. Abaixo segue trecho do artigo. O texto completo pode ser lido aqui.
A internet ocupa cada vez mais espaço na vida dos chamados "incluídos digitais". Definir o que é inclusão digital e quantos são os incluídos é tarefa das mais complicadas, senão impossível. No artigo "O caráter pseudo da inclusão digital", a pesquisadora Denise Correa Araújo afirma que "seria difícil dizer até que ponto é possível afirmar que há uma inclusão digital, se considerarmos que muitos usuários da rede a usam somente para seus e-mails. Seria isso a inclusão digital?" Somado a isso, podemos imaginar também as crianças que frequentam demasiadamente lan houses como se fossem cassinos, apenas para jogos. A inclusão digital ainda me parece bem aquém de seu potencial. Enquanto ferramenta, a internet, para atingir o objetivo real da inclusão, precisa ser usada para facilitar o dia-a-dia, evitar uma ida ao banco ou à banca de jornais, por exemplo, ou o uso do telefone além do acesso fácil a notícias mundiais e a praticamente qualquer conteúdo de interesse do usuário.O artigo foi publicado originalmente no site www.observatoriodaimprensa.com.br
Semana passada, pudemos assistir ao primeiro debate online no Brasil, organizado pela Folha/Uol e transmitido ao vivo por vários sites. Pelo Twitter, o debate era assistido e comentado simultaneamente, gerando uma interatividade inédita. A meu ver, o debate propiciou ao público os principais pilares do que a internet pode gerar de positivo e, em especial, um dado negativo.