Você sabia que os pneus têm prazo de validade? Pois é, esse prazo é de cinco anos a partir da data de fabricação. Essa data está gravada no pneu, quase em código!
O número de quatro dígitos encontrado na banda lateral do pneu deve ser entendido da seguinte forma: os dois primeiros dígitos representam a semana do ano e os dois últimos o ano de fabricação. Ex: 4302 o pneu foi fabricado na 43ª semana de 2002. Se só tiver 3 digitos, foi fabricado antes de 2000. Ex: 438, 43ª semana de 1998. Fácil não??
Devemos saber que com mais de cinco anos, a parte externa com ranhuras pode soltar de uma vez!! Desastre!
No site http://abcnews.go.com/Video/playerIndex?id=4826897 produzido pela ABC News você pode ver algo sobre o assunto.
O programa Auto Esporte da Rede Globo também produziu matéria sobre o tema. Vejam o clipe a seguir.
24 novembro 2008
22 novembro 2008
Música do dia - 3
A música de hoje traz o saxofonista Kenny G, interpretando Silhouette, do álbum Ambiental
Aproveite as férias
Roberto Shinyashiki escreveu um artigo sobre como aproveitar as férias para um encontro consigo mesmo. O artigo é muito interessante, pois as férias repreentam aquele momento, ou aqueles dias, em que podemos refletir tudo que se passou enquanto trabalhávamos, concentrados em nossas tarefas diárias, por compromissos com a empresa. E os familiares, parentes, amigos que gostariam de se relacionar mais conosco? Os filhos crescem e, muitas vezes não percebemos as mudanças que eles vão apresentando no comportamento diário. Quem vem primeiro? O trabalho, ou a Família? Por questões como essas, que julgo relevantes no dia-a-dia das pessoas julguei interessante transcrever aqui o artigo, para que, aqueles que ainda não o conhecem, possam avaliar.
Se você está experimentando o estresse decorrente de uma vida de trabalho em que não se sente valorizado ou de estudos que parecem não ter resultado prático e vê nas férias sua salvação, triste ilusão... Férias não curam gastrite de ninguém. O que você precisa é de uma profunda revolução em sua vida para criar um estilo de viver com mais sentido.
Para algumas pessoas, as férias - e até os fins de semana - se tornam um novo fardo a carregar. Sentindo-se perdidas fora do ambiente de trabalho, ficam doentes e debilitadas. Essa é a "síndrome do lazer", doença do século XXI diagnosticada pela primeira vez no ano passado. Para a maioria das pessoas, as férias são um sofrimento ou no máximo adiam a próxima crise existencial.
O fato é que o ser humano não consegue resistir às pressões de uma vida tão distante da sua essência. Dormir, acordar e trabalhar de forma que não gratifique o espírito vai destruindo a saúde física e mental das pessoas. Muitos vivem numa corrida eterna, sem a mínima paz de espírito. Arrastam seus corpos na esperança de chegar inteiros à próxima parada. Vivem o tormento do desgaste durante um ano para curtir umas poucas semanas de descanso. Esses "heróis" comemoram as férias e depois a aposentadoria como uma vitória. Mas o preço dessa vitória é a infelicidade.
Muitos brasileiros reclamam de insônia. No entanto, não percebem que trabalham diariamente contrariados, pressionados por objetivos que não os entusiasmam. É tanta tensão que depois não conseguem dormir. É muita loucura continuar a viver dessa maneira. O preço está cada vez mais alto. Alguma providência tem de ser tomada, além dos comprimidos para calar nossa consciência e sufocar nossa tristeza.
Basta de tanta loucura! Se você busca nas férias uma fonte de descanso ou prazer, mude: faça dela um retiro espiritual. Dê um tempo para você checar a sua vida. É preciso entender que a felicidade não é algo que só acontece quando saímos de férias. Temos que dar um jeito de sermos felizes todos os dias. Para isso precisamos entender o significado da felicidade.
Normalmente, as pessoas acham que só rico é infeliz. Nos roteiros das novelas que passam na televisão, somente os ricos e os pobres que querem ascender economicamente é que sofrem. Na verdade, a infelicidade não escolhe classe social. O indivíduo é infeliz simplesmente porque não consegue materializar seus sonhos. E a base da felicidade é exatamente esta: realização, todos os dias.
E quando você sabe gerenciar bem seu trabalho, ele se transforma numa fonte de realização. No entanto, a maior parte das pessoas vê o trabalho como sobrevivência, quando o trabalho tem de ser uma fonte de prazer. É triste ver tanta gente lutando para sobreviver, assustada com a vida. É muito pouco para bênção que recebemos.
O mundo moderno nos convida à correria e, em função disso, não temos tempo de observar a natureza, nossa grande mestra. Quem olha o mar e percebe as marés, as ondas e os ventos pode verificar como tudo tem seu ciclo. O dia e a noite, as estações do ano, o sol e a chuva, a vida e a morte. O ser humano, com sua sede de poder, procura imobilizar a vida e torná-la certinha, rígida como uma estátua. Mas a vida é dinâmica.
Hoje estou bem, amanhã posso não estar. Em certo momento, a vida está tranqüila como um vôo de ultraleve e, no momento seguinte, poderá estar envolta em nuvens de dificuldades. Mais um pouco, as nuvens vão embora e a claridade volta a iluminar.
A vida flui como as ondas do mar e, como um surfista, precisamos aprender a aproveitar suas subidas e descidas, mergulhar e retornar à tona, manter-nos na superfície de acordo com o movimento da água.
Hoje em dia as pessoas orientam suas vidas baseadas em idéias e métodos que já não têm relação com a própria existência. Solte sua alma, seja você. Tenha consciência de que, se estiver em paz consigo mesmo, você fará o que tiver vontade e não porque alguém disse que é bom ou ruim.
21 novembro 2008
Música do dia - 2
Amada, amante, sucesso de Roberto Carlos, com apresentação do maestro Eduardo Lages. Uma bela canção, com um magnífico arranjo!
20 novembro 2008
Música do dia - 1
A primeira "música do dia" é Colombe Ivre, faixa do álbum Comme J'ai Toujours Envie D'aimer, gravado por Paul Mauriat em 1970, o maior sucesso do verão de 1970 em Québec e na França. Delicie-se!
18 novembro 2008
2009 - O ano da limpeza no mercado de trabalho
Marcelo Peruzzo, professor da FGV Management nos cursos de Gestão Empresarial, de Marketing, de Pessoal e Industrial, além de autor de vários livros sobre marketing pessoal e
relacionamento dá algumas dicas sobre mercado de trabalho em função da crise e expectativas para 2009.
Fonte: PR Newswire Brasil e IP2 Outsourcing
relacionamento dá algumas dicas sobre mercado de trabalho em função da crise e expectativas para 2009.
Se você é uma daquelas pessoas que este ano teve seu nível de estresse elevado devido à
incompetência de profissionais que só pelo excesso de demanda tiveram sua chance no mercado, confira se algum dos exemplos abaixo fez parte do seu cotidiano em 2008.
Ao entrar em uma loja, deparou-se com um vendedor que ficou olhando-o sem sequer fazer uma apresentação ou abordagem decente por saber que, afinal de contas, você iria comprar – e que, se não, outro cliente o faria?
Comprou um produto ou serviço com prazo de entrega ou execução de 30 dias, mas só o recebeu alguns meses depois?
Ao construir uma casa, viu reunido um número absurdo de gente desqualificada e mentirosa, cujas promessas não passaram de pura utopia e cujo processo produtivo ficou totalmente perdido em função do excesso de pedidos e trabalhos?
Teve que pagar quantias fora do valor de mercado a profissionais que não faziam jus a tal custo, pela indisponibilidade de pessoas com competência à altura do que o trabalho merecia?
Enfrentou péssimo tratamento e teve que ouvir discursos enganosos da operadora de telefonia celular que o tem como cliente há muitos anos e que, contraditoriamente, insiste em afirmar que você é muito importante para ela?
Se você se identificou com alguma dessas situações – ou várias delas –, fique tranqüilo. Atrás da ameaça da crise, chega em 2009, a partir de março mais especificamente, o momento de higienização do mercado.
O Natal de 2008 terá um impacto menor na vida do brasileiro. Em janeiro e fevereiro, a demanda cai tradicionalmente. Em março, a economia mostrará sua verdadeira face.
O bom profissional não deve se preocupar com a crise, pois há pouco risco de recessão no Brasil. Mas a diminuição da demanda é certa em todos os segmentos. Isso basta para tirar do mercado profissionais incompetentes. No ajuste inevitável no quadro de funcionários, as empresas, que agora precisam dar lucro com base na gestão inteligente de custos e na produtividade – e não no processo especulativo –, naturalmente abrirão mão das “peças” dispensáveis.
Quando estudamos as forças e fraquezas de um profissional, estudamos suas competências, para que assim possamos identificar seu valor no mercado. Quanto mais competências, mais vantagens competitivas essa pessoa terá e maior será sua empregabilidade. Toda crise traz grandes oportunidades. A atual está trazendo uma chance gigantesca, que é a de reconhecer os profissionais mais competentes, aqueles que fazem a diferença e geram resultados.
A limpeza mencionada não está relacionada apenas a quem está em contato direto com os clientes. Ela também diz respeito às organizações. Concorrentes desqualificados, sem estrutura e sem foco no cliente, ganharam mercado com preços baixos oferecidos.
Entretanto, experiências desastrosas enfrentadas pelo cliente estão fazendo com que outros fatores, além do preço, sejam priorizados na hora da compra.
A incompetência profissional está com os dias contados. Mas a pergunta que fica é: “O que devo fazer se minhas características pessoais e/ou profissionais não estão de acordo com o que é
valorizado pelo mercado?”
Algumas dicas para 2009
Mapeie suas competências e verifique se elas estão alinhadas com as necessidades das empresas.
Fortaleça sua rede de relacionamentos (network).
Lembre-se de quem o ajudou no passado. A ingratidão fecha portas para oportunidades futuras.
Não contrate empresas ou profissionais apenas por simpatizar com eles. É melhor privilegiar organizações com estrutura, tradicionais, com gestão inteligente e foco real em resultados.
Jamais fale mal de um colega de trabalho – nem do chefe, principalmente.
Pense várias vezes antes de pedir demissão ou abrir uma empresa em um ambiente de demanda em declínio.
Invista urgentemente em sua formação, seja com um curso de graduação ou especialização (incluídos aí mestrados e doutorados), de idioma, etc. O mercado está cada vez mais seletivo. Formação de primeira qualidade tem peso na contratação e manutenção de funcionários.
Pare de agir apenas operacionalmente e comece a pensar como líder.
Nenhuma empresa gosta de funcionário cumpridor de tabela e horário. É apreciado quem faz a diferença.
Ajuste bem o que você fala com o que faz. Fingir-se cheio de boas intenções e por trás das cortinas se revelar um tirano é um comportamento que exige cuidado. Em meio à escassez de oportunidades, é fácil, fácil desmascarar os hipócritas.
Pensando no bem de sua saúde financeira – que também se reflete em sua motivação para o trabalho –, cuidado em comprar imóveis na planta, gastar demais com cartões de crédito e comprar carros com 0,99% de juro, mas com custo efetivo total (CET) que totalize o dobro ou o
triplo do anunciado.
Elabore um plano de ação estratégico para sua vida pessoal e profissional, para dar rumo a essas esferas em espaços de tempo determinados (curto, médio e longo prazo).
Ações impensadas e guiadas apenas pela emoção podem ser lastimáveis.
Portanto, a principal dica é ter muita calma, paciência, pertinência, planejamento, atitude e ação.
Os incompetentes que não fizerem algo estão fadados à eliminação pelo mercado. Para os preparados, um ótimo 2009!
Fonte: PR Newswire Brasil e IP2 Outsourcing
16 novembro 2008
Comerciais antigos
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda.
A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e idéias religiosas, políticas ou ideológicas.
A propaganda é uma atividade humana tão antiga quanto os registros de que algo acontece ou aconteceu. Os escritos de romanos como Lívio são considerados obras-primas da propaganda estatal pró-Roma.
As técnicas de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas primeiramente pelo jornalista Walter Lippman e pelo psicólogo Edward Bernays (sobrinho de Sigmund Freud, no início do século XX).
O clipe a seguir relembra alguns anúncios antigos que foram estampados em revistas das respectivas épocas.
A propaganda possui várias técnicas em conjunto com a publicidade, podendo ser usada tanto para promover um produto comercial quanto para divulgar crenças e idéias religiosas, políticas ou ideológicas.
A propaganda é uma atividade humana tão antiga quanto os registros de que algo acontece ou aconteceu. Os escritos de romanos como Lívio são considerados obras-primas da propaganda estatal pró-Roma.
As técnicas de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas primeiramente pelo jornalista Walter Lippman e pelo psicólogo Edward Bernays (sobrinho de Sigmund Freud, no início do século XX).
O clipe a seguir relembra alguns anúncios antigos que foram estampados em revistas das respectivas épocas.
15 novembro 2008
A nova revolução chinesa em marcha

Diz ele que “apesar do recente pacote de incentivos (US$586 bilhões), promovido por Beijing, com muito estardalhaço, no último dia 9 de novembro, cuja finalidade era combater o desaquecimento da economia chinesa, o crescimento da China continua mostrando sinais de enfraquecimento. Há que se notar que no último dia 11 de novembro o governo chinês anunciou um crescimento na inflação dos preços ao consumidor da ordem de 4,6%, o mais baixo em 17 meses. O pacote foi forçado por uma razão superveniente, qual seja a de ser compatível com uma enorme despesa planejada com vistas a atender as necessidades da maior urbanização da história humana.”
A revolução chinesa mencionada por Roberts está baseada em avaliações feitas sobre números realmete espantosos e assustadores, fora da realidade do mundo atual.
A China estima que nos próximos 17 anos, 350 milhões de residentes rurais (mais do que toda a população dos Estados Unidos, hoje) deixarão o campo e se deslocarão para as principais cidades chinesas. Isso fará com que a população urbana da China aumente dos atuais 600 milhões para algo próximo de um bilhão de habitantes, transformando a China em um país no qual mais do que dois terços de sua população viverá nas cidades.
Trinta anos atrás, quando a China iniciou o processo de modernização de sua economia, mais de 80% dos chineses viviam no campo. Seis anos atrás esse número caia para 60%, mas hoje, a população chinesa é 50% urbana.
As previsões indicam que a nova população chinesa, urbanizada, estará morando em oito megacidades, com uma população total de mais de 10 milhões de habitantes, ao mesmo tempo que 15 grandes cidades, abrigarão uma população entre 5 e 10 milhões de habitantes. Por volta de
A necessidade de urbanização daí decorrente traz a expectativa de que seja um poderoso alavancador de crescimento. Com tal expansão, o consumo urbano estará subindo dos atuais 25% do PIB (Produto Interno Bruto) para cerca de 33%, em 2025.
Jonathan Woetzel, diretor do escritório de Shangai da empresa McKinsey afirma que “A urbanização é o motor da economia chinesa – é o que conduzirá o crescimento da produtividade pelos próximos 20 anos. E a China tem realmente, potencial para tal.”
A necessidade de infra-estrutura para as novas cidades representará tanto um desafio, como uma oportunidade. Mais de 5 bilhões de metros quadrados adicionais de rodovias serão necessários, bem com a construção de sistemas de transporte de massa. Mais de 40 bilhões de metros quadrados de locais para habitação e escritórios deverão ser construídos em 5 milhões de edifícios, com cerca de 50.000 arranha-céus com altura acima de 30 pavimentos.
Meus amigos, esse é o gigante que não para de crescer!
12 novembro 2008
A internet foi a chave para a vitória de Obama?
A campanha de Barack Obama na pré-candidatura a representante do Partido Democrata na corrida presidencial americana teve a internet como ponto alto para o sucesso. Depois de escolhido, fato semelhante ocorreu na corrida à Casa Branca, quando ele obteve larga margem sobre seu opositor, McCain.
A internet tem mostrado grande força durante as campanhas políticas nos EUA, nos últimos anos. Mas foi no último ciclo de campanha presidencial que a se tornou elemento fundamental para o sucesso da campanha de Barack Obama. A internet favorece ois ntrusos e dá a eles a capacidade de mobilizar apoios e conseguir recursos online.
E, quando mais vivo foi o uso da internet pela campanha de Obama nos estágios iniciais, mais ajudou a ele sobrepujar a liderança inicial de Hillary Clinton na corrida para a indicação do candidato Democrata.
A estratégia de uso da internet por Obama estava no núcleo de seu plano para vencer a indicação Democrata, de acordo como especialista Phil Noble, que pesquisa tendências na relação entre internet e política.
Quando o senador Obama anunciou sua campanha, seu site na internet já estava completamente desenvolvido e pronto para ser olocado no ar, com um conjunto de ferramentas que possibilitavam aos apoiadores se reunirem e se organizarem, bem como angariar fundos para a campanha.
Noble acredita que Obama tenha conseguido fundos da ordem de US$ 1 bilhão, online, durante a campanha de 2008, 12 vezes mais do que John Kerry conseguiu em 2004.
Além disso, Obama foi capaz de reunir mais voluntários locais em estados-chave, do que a campanha de Clinton, o que se mostrou especialmente importante nos estados menores.
Uma das principais características da campanha de Obama foi a capacidade de explorar adequadamente os sites das redes sociais como MySpace e Facebook, além do YouTube.
Na verdade, a decisão de Obama foi influenciada pelo fato de que uma página criada no MySpace, por simpatizantes não vinculados à campanha oficial, rapidamente ter sido subscrita por 160.000 simpatizantes.
De acordo com Paul Zube e Rebecca Hayes da Universidade do Estado de Michigan, Obama é altamente popular no Facebook, a rede social mais largamente uada pelos estudantes; mais popular do que os demais candidatos.
O uso das redes sociais por Obama ajudou-o a mobilizar o público jovem, um grupo que tradicionalmente se apresentava desinteressado pela política, de acordo com opinião do Professor Thomas Patterson, da Universidade de Harvard.
Noble acredita que os Democratas cntinuarão a desfrutar de uma enorme vantagem sobre seus oponentes com o uso da internet.
Ironicamente, a campanha de McCain em 2000, quando ele não obteve sucesso no confronto com George Bush para a indicação do candidato Republicano, foi o primeiro exemplo do uso da intenet para levantamento de fundos para campanha.
Fonte: BBC Technology
A internet tem mostrado grande força durante as campanhas políticas nos EUA, nos últimos anos. Mas foi no último ciclo de campanha presidencial que a se tornou elemento fundamental para o sucesso da campanha de Barack Obama. A internet favorece ois ntrusos e dá a eles a capacidade de mobilizar apoios e conseguir recursos online.
E, quando mais vivo foi o uso da internet pela campanha de Obama nos estágios iniciais, mais ajudou a ele sobrepujar a liderança inicial de Hillary Clinton na corrida para a indicação do candidato Democrata.
A estratégia de uso da internet por Obama estava no núcleo de seu plano para vencer a indicação Democrata, de acordo como especialista Phil Noble, que pesquisa tendências na relação entre internet e política.
Quando o senador Obama anunciou sua campanha, seu site na internet já estava completamente desenvolvido e pronto para ser olocado no ar, com um conjunto de ferramentas que possibilitavam aos apoiadores se reunirem e se organizarem, bem como angariar fundos para a campanha.
Noble acredita que Obama tenha conseguido fundos da ordem de US$ 1 bilhão, online, durante a campanha de 2008, 12 vezes mais do que John Kerry conseguiu em 2004.
Além disso, Obama foi capaz de reunir mais voluntários locais em estados-chave, do que a campanha de Clinton, o que se mostrou especialmente importante nos estados menores.
Uma das principais características da campanha de Obama foi a capacidade de explorar adequadamente os sites das redes sociais como MySpace e Facebook, além do YouTube.
Na verdade, a decisão de Obama foi influenciada pelo fato de que uma página criada no MySpace, por simpatizantes não vinculados à campanha oficial, rapidamente ter sido subscrita por 160.000 simpatizantes.
De acordo com Paul Zube e Rebecca Hayes da Universidade do Estado de Michigan, Obama é altamente popular no Facebook, a rede social mais largamente uada pelos estudantes; mais popular do que os demais candidatos.
O uso das redes sociais por Obama ajudou-o a mobilizar o público jovem, um grupo que tradicionalmente se apresentava desinteressado pela política, de acordo com opinião do Professor Thomas Patterson, da Universidade de Harvard.
Noble acredita que os Democratas cntinuarão a desfrutar de uma enorme vantagem sobre seus oponentes com o uso da internet.
Ironicamente, a campanha de McCain em 2000, quando ele não obteve sucesso no confronto com George Bush para a indicação do candidato Republicano, foi o primeiro exemplo do uso da intenet para levantamento de fundos para campanha.
Fonte: BBC Technology
Google anuncia detecção de gripe de forma antecipada

A nova ferramenta que foi designada de Google Flu Trends
Um artigo que acompanhou o lançamento do e irá monitor uma pesquisa de tendências que possibilitará ver grandes números anormais relacionados com a gripe e doenças relacionadas. Como decorrência, o novo serviço permitirá a publicação de um mapa das áreas afetadas.site foi recebido pelo jornal Nature, por intermédio de seu editor-chefe, Philip Campbell, que louvou "a excepcional implicação para a saúde pública, trazida por este artigo."
O jornal estará submetendo o artigo à discussão pública, antes de sua publicação.
Fonte: abcNews Health
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