domingo, 26 de junho de 2016

6 caminhos para ter uma aposentadoria feliz


O USA Today apresenta esta semana um artigo interessante tratando de formas para se sentir feliz durante a aposentadoria. O artigo traz 6 sugestões que deveriam ser consideradas por pessoas que estão próximas da aposentadoria, bem como por aquelas pessoas que já se encontram aposentadas, mas se sentem infelizes com a situação.
 O artigo tem como pano de fundo estudo recentemente realizado pelo Employee Benefit Research Institute (EBRI) e lembra que os fatos mostram a realidade de que poucos e cada vez menos cidadãos que se aposentam estão "muito satisfeitos" com suas aposentadorias, enquanto um número crescente relata que eles estão "não totalmente satisfeitos" com suas aposentadorias.
Além disso, a diminuição de aposentados dizendo que estão muito satisfeitos com a aposentadoria não está limitada a qualquer grupo econômico determinado ou gênero: ricos e pobres, homens e mulheres e tanto aqueles com pensões, ou não, estão cada vez mais infelizes. E o que é pior, não está ainda claro por que esta tendência está acontecendo, de acordo com Sudipto Banerjee, um participante da pesquisa do EBRI e autor do estudo.
Para ser justo, Banerjee, observou no relatório que, como poderia ser esperado, o patrimônio líquido dos aposentados e o estado de saúde continuam a estar fortemente correlacionados com a satisfação com a aposentadoria: "maior patrimônio líquido está associado com níveis mais altos de satisfação enquanto a saúde mais precária está associada com níveis mais baixos de satisfação," ele escreveu.
Mas, em geral, a felicidade na aposentadoria está se provando evasiva. "A relação entre a aposentadoria e a satisfação de vida é um pouco complicada", diz Karl Andrew Pillemer, professor da Universidade de Cornell e autor de 30 Lessons for Living (30 lições para a vida). "Pessoas que se aposentam por causa de problemas de saúde, por exemplo, ou porque foram forçados a fazer isso podem enfrentar tempos difíceis. Por outro lado, uma aposentadoria bem planejada com uma transição suave, pode levar a uma melhoria da qualidade de vida."
Então, o que devem fazer os que estão prestes a se aposentar e os já aposentados para "viver um grande momento na aposentadoria"? Pesquisas recentes oferecem algumas dicas importantes — algumas delas inesperadas.
• Determine o que é mais significativo em sua vida. Pergunte-se: o que traria maior satisfação, contentamento, prazer e objetivo o mais rápido possível? Faça estas perguntas muito antes da aposentadoria, ou, se você se encontra agora em uma aposentadoria que não faz muito sentido, diz George Kinder, Presidente do Kinder Institute of Life Planning e autor de Life Planning for You (Planejamento de vida para você).
• Desenvolva uma atitude positiva em relação a aposentadoria. Uma pesquisa constatou que considerar a aposentadoria como um sinal de crescimento e ter opiniões positivas de saúde física e mental têm efeitos profundos, diz Pillemer. "Na verdade, foi constatado que as pessoas com estereótipos negativos relacionados com a aposentadoria não vivem tanto quanto as pessoas com atitudes positivas relacionadas com a aposentadoria," ele diz. "Então pense positivamente sobre seu futuro como parte de sua preparação para a aposentadoria."
• Aprenda a ser social. Ficar feliz com a aposentadoria significa permanecer ligado, diz Pillemer. "Como nós experimentamos a perda das relações de trabalho e a perda significativa de outros companheiros por razões de mudança ou morte, precisamos substituí-los para ficar satisfeitos," ele diz.
Em entrevistas com centenas de pessoas mais velhas sobre seus conselhos para a aposentadoria, Pillemer disse que ele aprendeu isto: "você não precisa se tornar um extrovertido de uma hora para outra, mas você precisa desenvolver e manter as conexões com os outros. Solidão e isolamento após a aposentadoria podem ser literalmente um assassino. Então trabalhe no desenvolvimento de novas relações e atividades significativas, seja de voluntariado, durante tempo parcial, seja visitando um centro local de idosos."
• Considere participar de uma comunidade de vida sênior. Sim, os americanos têm um dito estranho: "cada idade no seu lugar," cada um de nós ficaria sozinho na nossa enorme casa, diz Pillemer. "Mas na verdade, minhas entrevistas e outras pesquisas mostram que as pessoas podem se sentir melhor com o 'envelhecimento em comunidade'. A vasta gama de opções de vida sênior agora torna possível encontrar uma comunidade onde suas necessidades sociais podem ser satisfeitas e você pode se ver envolvido."
• Cuide da sua saúde. Sim, é óbvio, mas vale a pena repetir. "Há ampla evidência de que doença cardíaca, diabetes, câncer de cólon, fraturas de quadril e hipertensão arterial, entre outras doenças crônicas, podem ser prevenidas ou melhoradas através de dieta e exercício," diz Dan Solin, autor da série de livros sobre investimentos The Smartest (O mais inteligente). "Até 60% dos cânceres estão relacionados uma dieta pobre."
• Medite. A meditação, diz Solin, melhora a saúde, aumenta a empatia, reduz o stress, aguça a mente, aumenta sua criatividade, reduz a dor crônica e aumenta a sua felicidade geral.

Fonte: Robert Powell é editor da publicação Retirement Weekly, contribui regularmente para o USA TODAY, The Wall Street Journal e MarketWatch.