sexta-feira, 6 de julho de 2012

Guarda-chuva recarrega bateria de celular e amplia sinal

Passado e futuro – Um guarda-chuva revolucionário foi desenvolvido pela empresa de telecomunicações Vodafone. Além de proteger dos pingos de água, o protótipo recarrega a bateria e amplia a frequência do sinal de um smartphone.
O guarda-chuva nada convencional foi batizado de Booster Brolly. Ele é feito com fibra de carbono e 12 células solares coladas na parte superior do produto. Tais características possibilitam o fornecimento de energia para a recarga da bateria, que ocorre com a ajuda de um suporte acoplado no cabo do guarda-chuva.
A empresa Vodafone desenvolveu o Booster Brolly em parceria com a Universidade College London. A recarga da bateria pode ser completada em apenas três horas. Utilizando uma porta USB a bateria é conectada ao guarda-chuva. Para que o sinal tenha maior alcance, os criadores desenvolveram uma pequena antena que fica embutida no produto. Ele também possui uma pequena lanterna de LED.
O protótipo foi apresentado ao público durante o festival de música Isle of Wight, na Inglaterra. O objetivo do aparelho no evento, de acordo com a Vodafone, era deixar os frequentadores dos festivais de música conectados com os amigos.
O principal idealizador da tecnologia é o professor universitário Kenneth Tong, de Hong Kong. Em ideias como a do guarda-chuva seus próprios alunos ajudaram a buscar soluções para melhorar. Seus projetos atuais envolvem a criação de antenas de telefonia móvel, mas ele já trabalhou como carpinteiro com seu pai o que, de certa forma, o impulsionou a seguir esta área.
“Meu pai era um carpinteiro e eu costumava ir junto quando ele trabalhava. Ele estava sempre olhando para projetos e pensava, como realizar determinado trabalho, como posso encaixar isso aqui, como posso construir isso? Está no meu sangue”.
Fonte: CicloVivo com informações da Info e da Vodafone

Nenhum comentário: