segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Adocica. Açúcar ou adoçante?

Saiba fazer a escolha certa na hora de preparar o cafezinho.
Um é derivado de uma planta e é a primeira pedida nas receitas de doces, mas engorda bastante. O outro é 100% industrializado, pode deixar um gostinho amargo, mas não tem calorias. Tanto o açúcar refinado quanto os adoçantes à base de sacarina, aspartame e ciclamato – geralmente os mais utilizados e mais baratos - fazem muito mal à saúde. Aprenda a escolher aquele que, por mais doce que seja, não tem perigo de amargar o seu café nem a sua saúde.
Consumimos açúcar desde crianças e muitos até dizem: "minha avó comia quilos de açúcar todos os dias e não morreu disso". Será? De acordo com a nutricionista funcional Juliana Trevilini Garcia "o açúcar em quantidades excessivas pode comprometer a saúde. Está comprovado que o corpo humano é dependente de gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, mas de nem um miligrama sequer de açúcar. É uma bomba de energia ao corpo que, se não for gasto, pode vir a causar complicações futuras, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta, entre outras comorbidades. A OMS recomenda que as calorias vindas do açúcar representem menos que 10% do total consumido na nossa alimentação diária".
O açúcar refinado, apesar de ser derivado de uma planta, passa por uma série de tratamentos químicos antes de chegar à nossa mesa e é muito prejudicial à saúde. "Para ficar mais branco e soltinho, o açúcar extraído da natureza é submetido ao refino, que utiliza inúmeros produtos químicos. Nesse processo, as fibras, os sais minerais, proteínas e demais nutrientes são eliminados, resultando em um produto químico cheio de calorias vazias. O consumo do açúcar refinado ainda produz um estado de superacidez que desmineraliza o nosso organismo, levando à carência de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio", diz Juliana. A nutricionista ainda explica que o açúcar mascavo e o mel são bons substitutos do açúcar refinado.
O adoçante também não sai ileso da avaliação da nutricionista, pois também pode trazer grandes problemas para a saúde e até induzir ao câncer. Segundo ela, "adoçantes são produtos constituídos a partir de um edulcorante, que tem a capacidade de 'adoçar' mais do que o açúcar comum. Hoje, o consumo de adoçantes tem se tornado normal, contínuo e muitas vezes exagerado, pois não apenas é o substituto do açúcar em casa como também pra a indústria alimentícia dos diet e light. Vários estudos apontam que adoçantes como sacarina, aspartame e ciclamato, presentes em peso na indústria alimentícia, podem induzir ao câncer com uso contínuo durante um período longo".
Nem todos os adoçantes fazem mal ao organismo, é preciso apenas saber escolher o produto certo na prateleira do supermercado. "Os melhores são a sucralose e o stévia. Já a sacarina e o ciclamato sódico apresentam níveis elevados de sódio e, portanto, não são indicados para hipertensos. O aspartame, o acessulfame e o ciclamato devem ser utilizados com cautela, até porque existem estudos, mesmo que ainda inconclusivos, relacionando-os com o câncer. Já o stévia tem alto poder de dulçor, derivado de uma planta, tem ação anti-hipertensiva e auxilia no controle glicêmico. O único problema é que apresenta sabor residual. A sucralose é derivada do açúcar da cana. É o adoçante de sabor mais próximo do açúcar e tem alto poder de dulçor. Só não é indicado para pacientes com desordens tireoidianas, por ter cloro em sua composição", ensina Juliana.
Agora que você já sabe que deve evitar o açúcar refinado e certos tipos de adoçante, como fazer para escolher qual produto vai "adocicar" seus pratos? É simples. "O consumo saudável de açúcares e adoçantes é a sua utilização apenas quando necessário. Cada vez mais mascaramos o sabor do alimento com uso de edulcorantes (adoçantes artificiais) e açúcar. Dessa forma, o mais recomendado seria diminuir o consumo de adoçantes e açúcares e procurar sentir o sabor dos alimentos que for consumir antes de adicioná-los. Inicialmente, uma dica é fazer a rotatividade entre o consumo do açúcar mascavo e o stevia, só quando for realmente necessário adoçar tal preparação. Assim, aos poucos, você se acostumará e descobrirá o delicioso sabor do que consome, independentemente da adição de qualquer substância", conclui a nutricionista.

Nenhum comentário: