terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Você contrataria empregado com idade avançada?

Está procurando empregados dedicados, com foco e leais? Então vale a pena tomar conhecimento do texto abaixo, baseado em matéria, escrita originalmente por Stephen Bastien e publicado na Entrepreneur.com.
Empregados são componentes necessários e indispensáveis a todo tipo de negócio. Mas não basta ser um empregado: ele deve ser honesto, responsável, leal, focado nas tarefas e nos objetivos da empresa, organizado e com maturidade. Seria querer muito?
Os empregadores americanos gastam milhões de homens hora todos os anos colocando anúncios, selecionando e entrevistando candidatos, contratando-os e treinando-os, apenas para concluir que muitos dos empregados que são contratados trabalham nas empresas por uns poucos meses somente, para então decidir que não querem continuar por motivos os mais estranhos possíveis.
Então, onde poderiam os empregadores conseguir empregados que venham a constituir uma força de trabalho estável, confiável, sem planos para desistir a curto prazo? Uma força de trabalho dedicada às tarefas e que tenha orgulho do trabalho que realiza? Que tipo de empregado custaria menos para contratar, treinar e manter? 
Quer a resposta? Trabalhadores com mais idade (mais velhos)!
A seguir são apresentadas doze razões sobre o porque a contratação de trabalhadores mais velhos pode ajudar uma empresa a manter uma força de trabalho confiável e dedicada, propiciando significativas economias de custo, tanto a curto, como a longo prazo.
1. Trabalhadores dedicados produzem trabalho de alta qualidade, o que pode resultar em notáveis economias para a empresa. As histórias são inúmeras, sobre como os trabalhadores mais velhos altamente empenhados encontram erros dos outros, os quais se mostram potencialmente onerosos sobre vários atividades da organização, desde a ortografia dos nomes de clientes, até erros de preços e erros de contabilidade.
2. Pontualidade tem se mostrado um dado importante para os trabalhadores mais velhos. A maioria deles se apresentam ansiosos para ir trabalhar a cada dia, o que os leva a chegar sempre no horário e estarem prontos para trabalhar.
3. Honestidade é uma característica comum  entre os trabalhadores mais velhos, cujos valores, para esse grupo, incluem integridade pessoal e grande devoção para com a verdade.
4. Orientados para o detalhe, focados e atentos, os trabalhadores mais velhos adicionam valores intangíveis que se sobrepõem às atividades de todos os funcionários e podem economizar milhares de dólares para a empresa. Um empresário conhecido do autor da matéria afirmou certa vez que um de seus trabalhadores mais velhos economizou para sua empresa mais de US$50,000 numa grande tarefa, corrigindo o endereçamento do produto. O trabalhador de 75 anos de idade identificou que todos os códigos de endereçamento postal (CEP) possuiam um dígito a menos. Ninguém, nem os gerentes mais graduados e mais bem pagos na empresa haviam prestado atenção para este detalhe.
5. Bons ouvintes fazem grandes empregados porque eles são mais fáceis de treinar - para os funcionários mais velhos só tem que ser dito uma vez o que fazer.
6. Orgulho por uma tarefa bem feita tornou-se uma commodity cada vez mais rara entre os trabalhadores mais jovens. Os jovens trabalhadores querem cumprir seu horário de trabalho e ponto, enquanto os trabalhadores mais velhos têm mais vontade em ficar até mais tarde para realizar uma tarefa devido ao seu senso de orgulho com relação ao produto final.
7. Habilidades organizacioais entre os trabalhadores mais velhos significa que os empregadores que os contratam são menos propensos a fazer parte de uma estatística surpreendente: mais de um milhão de homens hora são perdidas a cada ano, simplesmente devido à desorganização do local de trabalho.
8. Eficiência e confiança para compartilhar suas ideias e recomendações fazem os trabalhadores mais velhos empregados ideais. Seus anos de experiência no local de trabalho dá-lhes uma compreensão superior de como as tarefas podem ser feitas de forma mais eficiente, economizando dinheiro para as empresas. A confiança, constituída ao longo dos anos, significa que eles não hesitam em compartilhar suas ideias com as gerências.
9. A Maturidade vem de anos de experiência de vida e trabalho e significa para os trabalhadores que recebem menos, "um abalo", quando ocorrerem problemas.
10. Servir de exemplo para outros empregados é um valor intangível que muitos empresários apreciam. Os trabalhadores mais velhos se tornam excelentes mentores e modelos, que tornam a formação de outros empregados menos difícil.
11. Habilidades de comunicação - sabendo quando e como comunicar - decorrência de anos de experiência. Os trabalhadores mais velhos entendem a política local de trabalho e sabem como, diplomaticamente, transmitir suas ideias para o chefe.
12. Custos de trabalho reduzidos representam enorme benefício ao contratar trabalhadores mais velhos. A maioria já tem planos de seguro de empregadores anteriores ou tem uma fonte de renda adicional e estão dispostos a receber um pouco menos para fazer o trabalho que eles querem. Eles entendem que trabalhar para uma empresa significa muito mais do que apenas receber um cheque como pagamento.
Qualquer empresário que se mostre hesitante para contratar um trabalhor mais velho deveria considerar esses doze benefícios. 
As habilidades e os valores ímpares dos trabalhadors mais velhos - e o potencial de economia para a empresa, tanto em tempo, como em dinheiro - faz com que a contratação de trabalhadores mais velhos se torne uma simples matéria para repensar os custos decorrentes da alta rotatividade com uma força de trabalho mais jovem vs os benefícios obtidos com os padrões de experiência e maturidade que os trabalhadores mais velhos trazem ao quadro de empregados da organização. A empresa, simplesmente, não tem tempo ou dinheiro para lidar com alta rotatividade de empregados. 
Da próxima vez que for necessário tomar uma decisão de contratação, considere seriamente a opção por empregados mais velhos: suas contribuições para a empresa poderão impactar positivamente sua linha de referência para os próximos anos.

Fonte: Stephen Bastien - Entrepreneur.com

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