A lista abaixo apresentada é baseada no artigo "Eight resume tips for the experienced IT pro" escrito por Randy Barger.
Montar um currículo visando uma posição de alto nível exige uma abordagem diferente daquela da preparação de um currículo para um trabalho técnico de nível básico. Embora muitas das regras padrão ainda se apliquem, é conveniente seguir algumas diretrizes mais especializadas.
1 - Mantenha sua lista de "core skills", curta e interessante - uma vez que você tenha trabalhado com diferentes tecnologias, você naturalmente desejará mostrar ao mundo todo que fez. No entanto, ter uma longa lista das principais especialidades realmente dá a impressão de que você sabe um pouco sobre a maior parte dessas coisas e que você é um generalista, não o especialista de que precisa o potencial empregador. Mantenha esta lista com umas poucas competências-chave, ou possivelmente elimine por completo a lista.
2 - Não liste exames de certificação - pelo menos, minimize o impacto desta lista. O profissional médio tende a querer listar exames passados para construir um bom currículo, mas para o profissional veterano isso realmente marginaliza realizações e experiências reais.
2 - Não liste exames de certificação - pelo menos, minimize o impacto desta lista. O profissional médio tende a querer listar exames passados para construir um bom currículo, mas para o profissional veterano isso realmente marginaliza realizações e experiências reais.
3 - Quantifique projetos e resultados - por exemplo, se você fez a implementação de um projeto, especifique quantos sites, domínios e servidores estavam envolvidos. Se você projetou um sistema de e-commerce, especifique a porcentagem de aumento de vendas que resultou do projeto. Diga ao potencial empregador exatamente como você ajudou uma empresa anterior para a qual você trabalhou.
4 - Cuidado ao redigir - não use o estilo de parágrafo contínuo para descrever seus projetos, tarefas e deveres. Apresente cada grande realização ou projeto e deixe de fora as coisas menores. (Seu currículo pode se mostrar muito grande sem necessidade).
5 - Inclua exemplos de trabalho, se possível - por exemplo, talvez você tenha escrito artigos para uma revista on-line ou construído um site de e-commerce. Inclua links para exemplos pertinentes para que o potencial empregador possa ver, em primeira mão, o que você já fez.
6 - Destaque as principais realizações - se você foi um consultor de alta tecnologia, você pode ter muitos pequenos projetos e clientes. Talvez você tenha sido contratado como um consultor para um par de atribuições a curto prazo, mas teve um grande projeto no ano passado. Você não pode excluir as pequenas coisas ou o potencial empregador vai questionar o que você tem feito. No entanto, você pode minimizar o impacto, concentrando a atenção sobre as coisas maiores. Algumas maneiras de fazer isso incluem o uso de uma fonte ligeiramente maior, negrito ou itálico, ou mesmo um desenho de uma borda fina em torno de grandes realizações. Mas não exagere — sutileza ainda é a chave.
7 - Procure aconselhamento de gerentes reais - os recrutadores, agentes, corretores e pessoal de recursos humanos são todos diferentes dos gerentes. Gerentes querem ver resultados, e eles geralmente sabem como identificar um candidato fraco. Se os gerentes acharem que seu currículo reflete alguém que não pode fazer o trabalho, você nunca vai chegar em qualquer lugar. Prepare seu currículo junto com alguns gerentes que você conhece e se relaciona e tenha-os como críticos para você.
8 - Saiba quando parar - se você listar todas as suas experiências, de todos os postos de trabalho, contratos ou projetos que já tratou, seu currículo parecerá mais como um livro. Encontre um lugar para parar a listagem de sua experiência. Se você sente que tem experiências anteriores úteis para seu currículo, tente fazer uma seção separada e apenas aponte onde você trabalhou e qual foi o título de sua função. Naturalmente você se sente tentado a fazer isso somente para as funções de menor importância realizadas e que não deseja destacar em seu currículo.
9 - Certifique-se de que seu design seja simples, atraente e legível - como em qualquer currículo, você deve usar uma fonte limpa como Times New Roman ou Arial. Seja consistente em seu uso de negrito, sublinhado ou itálico para ajudar a conduzir o leitor através do documento e evitar elementos gráficos artificiais.
10 - Edite, revise e corrija - especialistas sugerem que um currículo deve passar por três a sete rascunhos antes que ele comece a refletir o indivíduo multidimensional em um pedaço de papel. Seja gramaticalmente correto, soletre e verifique o documento, e tenha alguém para revisar cuidadosamente seu currículo.
Fonte: TechRepublic.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário