quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Citigroup Economic Surprise Index

O blog do CHR Investor apresenta um indicador bastante interessante do ponto de vista de previsão para os mercados financeiros. Trata-se do Citigroup Economic Surprise Index, que dá título ao post. A seguir, o que é apresentado por lá. 
Já ouviu falar do Citigroup Economic Surprise Index? Este interessantíssimo indicador mede quanto cada dado econômico desvia do esperado da média dos analistas do mercado das 10 principais economias do mundo. De uma forma bem resumida, ele procura identificar as surpresas e os sustos do mercado. Procura pesar as expectativas que orientam os preços. Quanto mais os dados se mostrarem diferentes daqueles que foram previstos, maior será a mudança neste indicador. Por exemplo, se as vendas no varejo vierem acima do esperado nos EUA, o gráfico apontará para cima. Se a inflação vier pior do que o consenso do mercado aguardava, o gráfico vai apontar para baixo. Os dados utilizados são sempre dos últimos 90 dias e os mais recentes possuem um peso maior que os dados mais antigos.
              
Comparando os gráficos do Citigroup Economic Surprise Index (CESI) e do Dow Jones nos últimos anos podemos notar como realmente o indicador antecipou alguns fundos e topos do mercado americano. O fundo, por exemplo, do subprime ocorreu apenas no dia 02/03/09 no DJI mas o CESI já sinalizava uma melhora dos dados econômicos desde o final de 2008. Outro exemplo é o topo de Outubro de 2007 no índice americano que foi antecipado pelo indicador em pelo menos 1 mês. Mais um exemplo é o topo deste ano no DJI, também antecipado em pelo menos 1 mês pelo CESI. Atualmente, o CESI sinaliza que os números econômicos do G10 vem surpreendendo positivamente, já que o gráfico deixou um fundo no início de Junho. Até então o DJI apresenta uma recuperação um pouco mais tímida e não condizente com a melhora do “índice de surpresas”. O mais interessante do Citigroup Economic Surprise Index é que ele muitas vezes traz os analistas financeiros de volta a realidade, não deixando que fatos psicológicos do dia-a-dia do mercado distorçam a realidade fria dos números.

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