sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Terremoto no Japão criou icebergs gigantes

Imagens de satélites feitas pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e divulgadas nesta terça-feira (9) mostram que o tsunami do dia 11 de março criou icebergs gigantes na Antártida. Os pedaços de gelo gigantes na verdade se desprenderam de uma geleira a cerca de 13.000 quilômetros de distância do epicentro do terremoto. As imagens, uma feita no dia 12 de março e a outra no dia 16, mostram o gelo se desprendendo e depois já flutuando pelo oceano.
Feitas pelo satélite Envisat, as fotos mostram um iceberg com pelo menos 9,5 quilômetros por 6,5 quilômetros de área. Esse pedaço de gelo é um pouco maior que a ilha de Manhattan, onde fica parte da cidade de Nova York. A espessura da camada congelada pode chegar a 80 metros, segundo uma equipe da Nasa (Agência espacial americana) que trabalha na ESA.
O movimento das placas tectônicas em 11 de março no Japão, que resultou em um tremor de 9 graus na escala Richter - ela só vai até 10 - criou uma série de icebergs menores pelo Oceano Pacífico. Mas o movimento criou tensão suficiente para desprender imensos blocos de gelo na Antártida.
Os icebergs gigantes continuam flutuando em áreas do continente Antártico. São
imensos blocos de água doce congelada e, juntos, formariam uma placa só de 1,5 milhão de quilômetros quadrados.

Fonte: Boletim Semanal N° 5 do Rotary Club de Lavras

Nenhum comentário: