quarta-feira, 17 de março de 2010

Rotary Clubs sempre preparados para o Dia Mundial da Água

Embora as Nações Unidas tenham designado o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, os Rotarianos do mundo todo estão atentos a essa questão 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O Rotary tem o compromisso de ajudar a alcançar a Meta de Desempenho do Milênio das Nações Unidas, que busca uma redução de 50% no número de pessoas com acesso insuficiente a água potável e saneamento, uma crise que ceifa mais de dois milhões de vidas anualmente, a maioria crianças. De 1978 a 2009, a Rotary Foundation concedeu 4.923 financiamentos totalizando US $52,7 milhões para projetos sanitários e de tratamento de água no mundo todo.
Em 22 de março, o Rotary participará de uma conferência sobre o Dia Mundial da Água em Washington, organizada conjuntamente pela National Geographic Society e a Water Advocates. Entre os palestrantes, estará a secretária de estado Hillary Clinton.
O Rotary é uma organização de serviços humanitários com 33.000 clubes em mais de 200 países, com um total de mais de 1,2 milhões de membros. A organização é especializada em personalizar projetos para atender às necessidades das comunidades. Os Rotarianos envolvidos nas questões de água e saneamento patrocinarão uma Reunião Mundial Sobre a Água em Montreal, no dia 19 de junho, um dia antes do Presidente do Rotary, John Kenny, iniciar a Convenção Internacional do Rotary de 2010. Desde que assumiu o cargo em julho de 2009, Kenny priorizou as questões de água e saneamento para os Rotary Clubs.
Mais exemplos do envolvimento do Rotary com as questões de água e saneamento:
- Três Rotary Clubs em Colorado, Wyoming e Nebraska reuniram-se a um Rotary Club da Guatemala para implementar um sistema de água em duas vilas rurais nas montanhas da região sudeste da Guatemala. Completado no final de 2009, o projeto agora fornece água para 85% dos moradores da área.
- Na República Dominicana, Rotarianos de 120 clubes nos Estados Unidos, Canadá e no Caribe ajudaram a levar 19.000 filtros bioativos de areia para 300 comunidades, fornecendo água limpa para 100.000 pessoas. O uso dos filtros pode reduzir a incidência de diarréia pediátrica em até 45%.
- Desde 2006, os Rotary Clubs em Gana, Estados Unidos, Canadá e Suíça têm trabalhado com as organizações Ghana Health Services e Carter Center, esta última com sede nos EUA, para perfurar e instalar poços em mais de 75 vilas e cidades de Gana, reduzindo muito a incidência de doenças causadas pela água em todo o país.

FONTE: Rotary International - 15/03/2010
CONTATO: Wayne Hearn do Rotary International, +1-847-866-3386; wayne.hearn@rotary.org

Nenhum comentário: