segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aniversário de Jerusalém: inauguração da Ponte das Cordas

No dia 25 de junho, a cidade de Jerusalém vai comemorar 40 anos de reunificação com uma espetacular celebração e a inauguração pública da Ponte para Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) de Jerusalém, projetada por Santiago Calatrava. A ponte servirá como um espetacular e novo ponto de entrada da cidade sagrada e será o centro do sistema de veículos leves sobre trilhos da cidade.
Calatrava projetou uma ponte estaiada com dois trilhos para veículos leves sobre trilhos, uma passagem para pedestres e uma praça pública embaixo, tudo dentro de uma estrutura leve e transparente. A sua única torre inclinada cria uma clara indicação visual em direção à cidade. Os cabos estão dispostos em uma forma parabólica que evoluem tridimensionalmente no espaço, sugerindo a forma da arpa do Rei David como um símbolo da cidade sagrada e inspirando os residentes da cidade a chamá-la de a "Ponte das Cordas".
A inauguração será organizada pela Municipalidade de Jerusalém e acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 6 horas da tarde. À noite serão projetadas imagens da construção da ponte e vídeos de Jerusalém em grandes telas exteriores, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, pontuada por fogos de artifício sincronizados, bailarinos e um coro infantil. A ponte será iluminada aos poucos, emergindo da escuridão da noite e será anunciada por trompetes, arpas e coros. O primeiro-ministro Ehud Olmert e o prefeito de Jerusalém, Uri Lupolianski, presidirão a celebração.
Fonte: PR Newswire Brasil; Jerusalemite Blog.

Nenhum comentário: