quinta-feira, 26 de junho de 2008

A menor adolescente do mundo vive na Índia

Jyoti Amge é uma adolescente normal, tem 15 anos e é muito feliz. Ela só não passa despercebida entre as outras garotas da sua escola por um detalhe, ela mede apenas 50 centímetros e pesa 5 kg.
Jyoti, que tem estatura semelhante à de uma criança de aproximadamente 1 ano, é considerada a menor adolescente do mundo. Ela vive na Índia e sofre de uma forma de nanismo chamada "Achondroplasia". Os médicos afirmam que a estatura atual de Jyoti corresponde à sua altura máxima.
Devido à sua baixa estatura, Jyoti precisa usar roupas e jóias feitas sob medida. Ela dorme numa pequena cama e usa pratos e talheres especiais, compatíveis com seu tamanho, já que os utensílios de tamanho normal são muito grandes para ela. Apesar dessas dificuldades, ela encara sua condição de forma bem natural. Freqüenta uma escola regular, em Nagpur, onde tem a sua própria mesa e cadeira e não é discriminada por nenhuma das colegas.
Sua mãe afirmou que somente percebeu que havia um problema com Jyoti aos 5 anos.
Embora saiba que não pode mais crescer, Jyoti afirma que não tem nenhum problema com sua estatura.
Segundo o Daily Mail, Jyoti é tratada como uma mini-celebridade em sua cidade natal, alguns até a tratam como uma deusa. Sua popularidade é tamanha, que ela inclusive já participou de uma faixa do álbum do seu ídolo, o cantor Mika Singh.
Curiosamente, é também na Índia, que encontra-se o menor fisiculturista do mundo.
Fonte: Telegraph.co.uk; Daily Mail.

Nenhum comentário: