quinta-feira, 7 de maio de 2009

Por que as mensagens de texto são limitadas a 160 caracteres?

Mark Milian, na sessão de blogs do Los Angeles Times Online publicou um post interessante sobre a razão de as mensagens de texto estarem limitadas 160 caracteres, das quais retirei algumas coisas interessantes.
Um belo dia, Friedhelm Hillebrand estava sozinho em uma sala de sua casa em Bonn, na Alemanha, sentado em frente à sua máquina de datilografia, teclando frases ao acaso em uma folha de papel.
À medida que avançava, ele contava o número de letras, números, pontuações e espaços existentes na página. O que aparecia em uma linha ou duas, estava sempre próximo de 160 caracteres.
Aquilo tornou-se o número mágico de Hillebrand e passou a ser considerado o padrão para uma das mais populares formas de comunicação digital dos dias de hoje: a mensagem de texto. O que Hillebrand concluiu, em 1985, quando tinha 45 anos, mostrou-se, segundo ele, "perfeitamente suficiente" para traduzir uma mensagem.
Os pesquisadores em comunicações e uma dezena de outros pesquisadores desenvolveram planos e mais planos para padronizar uma tecnologia que permitisse os telefones celulares transmitir e mostrar mensagens de texto. Devido às limitações de largura de banda de transmissão das redes sem fio (na época muito usadas nas rádio comunicações de veículos), cada mensagem deveria ser o mais curta possível
Devido a seu experimento com a máquina de datilografia, Hillebrand argumentou com um amigo que 160 caracteres ocupava espaço suficiente para comunicar a maioria dos pensamentos. "Meu amigo me disse que isso seria impossível para os mercados de massa", conta Hillebrand. "Eu era mais otimista", diz.
Seu otimismo era claramente marcante.
As mensagens de texto passaram a ser a forma predominante das comunicações móveis em todo o mundo. Os americanos estão enviando mais mensagens de texto do que fazendo chamadas de voz em seus telefones celulares, de acordo com um relatório da Nielsen Mobile emitido esta ano.
Os usuários de serviços móveis, nos EUA, enviaram uma média de 357 mensagens de texto por mês no segundo quadrimestre de 2008, contra uma realização de 204 chamadas de voz, aponta o relatório.
Mensagens de texto tornaram-se uma prioridade para as empresas de telecomunicações. Gigantes como a Verizon Wireless e AT&T cobram de 20 a 25 cents de dólar americano por mensagem, ou US$ 20 mensais, por uma quantidade de textos ilimitada. A Verizon tem 86 milhões de assinantes, enquanto no serviço sem fio da AT&T são 78,2 milhões.
E o Twitter, o meio de comunicação online de maior crescimento dentre as redes sociais, que está sendo adotado praticamente por todos que navegam na grande rede, sejam pessoas comuns, políticos, celebridades, ou empresas, tem seu próprio DNA em mensagens de texto. Para eliminar a necessidade de quebrar mensagens de texto de telefones celulares em múltiplas partes, os criadores do Twitter limitaram as mensagens de uma comunicação em 140 catracteres, conservando os 20 caracteres restantes para identificação do usuário.
E pensar que, em 1985, os criadores do Twitter deveriam estar brincando com carrinhos tipo Matchbox, enquanto Hillebrand fazia seus experimentos com uma máquina de datilografia. Coisas da tecnologia!
Fonte: Los Angeles Times Online

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