06 fevereiro 2025

O maior navio da história

O Seawise Giant detém o título de maior navio já construído na história, sendo um verdadeiro colosso dos oceanos. Com incríveis 458,45 metros de comprimento, ele superava embarcações icônicas como o Titanic, porta-aviões e outros superpetroleiros, destacando-se como uma impressionante obra da engenharia naval. Sua capacidade de transporte era gigantesca, podendo carregar até 564.763 toneladas de petróleo, o equivalente a 4 milhões de barris.
Devido ao seu tamanho descomunal, o Seawise Giant não conseguia atracar na maioria dos portos do mundo quando totalmente carregado. Construído em 1979 e operando até 2009, essa imensa embarcação marcou a história da navegação antes de ser desmontada em 2010. Um verdadeiro titã dos mares, lembrado por sua grandiosidade e impacto no setor marítimo.

05 fevereiro 2025

O relógio de água

O relógio de água, também conhecido como clepsidra, é um dos instrumentos mais antigos de medição do tempo. 
Ele foi usado por várias civilizações, como os egípcios, babilônios, gregos, chineses e indianos, especialmente em épocas e lugares onde o relógio de sol não era funcional, como à noite ou em dias nublados.
Como funciona:
A clepsidra consiste basicamente em dois recipientes. Um deles contém água e possui um pequeno orifício na base, por onde a água escorre para o outro recipiente. O tempo é medido com base na quantidade de água que passa de um recipiente para o outro. Algumas clepsidras mais elaboradas eram decoradas com marcações para indicar a passagem do tempo.
Usos históricos:
1. Egito e Mesopotâmia: Clepsidras foram usadas em cerimônias religiosas e na regulação de turnos em atividades laborais.
2. Grécia Antiga: Os gregos usavam clepsidras em tribunais para medir o tempo de discursos e debates.
3. China: Clepsidras complexas foram desenvolvidas, incluindo versões que tocavam sinos para marcar o tempo.
Apesar de sua simplicidade, o relógio de água desempenhou um papel importante no desenvolvimento dos sistemas de medição do tempo até a chegada de dispositivos mais precisos.

O Estreito de Gibraltar

Um lugar único onde a Europa e a África quase se tocam, e onde as águas do Atlântico e do Mediterrâneo se misturam numa troca eterna. Com apenas 14 quilômetros de largura, este estreito é uma jóia geopolítica, ecológica e histórica que tem sido fundamental para o comércio e as rotas culturais durante séculos.
Conhecido como a porta de entrada entre dois mundos, o Estreito de Gibraltar não só conecta mares e terras, mas também tece histórias. Desde os lendários Pilares de Hércules na mitologia grega até as rotas de migração e comércio modernas, este ponto estratégico simboliza tanto a conexão quanto a separação, lembrando-nos do quão próximos somos verdadeiramente, mesmo quando as distâncias parecem insuperáveis.

O jardim de Nicolai

A França é o único país do mundo que mantém uma agência para o estudo de OVNIs patrocinada pelo governo. O GEPAN, Grupo de Pesquisa de Fenômenos Aéreos Não Identificados, é um departamento separado dentro da agência espacial
francesa. Todos os relatórios sobre OVNIs originados em território francês vão diretamente para o GEPAN, que então determina os méritos do caso.
Devido à natureza transitória do fenômeno dos OVNIs, o GEPAN chegou a poucos resultados extraordinários ou mesmo conclusivos. Mas um caso francês merece menção especial. No dia 8 de janeiro de 1981, por volta das 17 horas, um certo sr. Renato Nicolai, 55 anos de idade, trabalhava em seu jardim em Trans en Provence, quando ouviu um ruído sibilante.
- Virei-me - disse ele - e vi uma espaçonave descendo em direção ao solo. A nave tinha a forma de dois pires de cabeça para baixo, um contra o outro, estava a apenas 1,5 metro de altura, e tinha a cor acinzentada.
De acordo com Nicolai, a espaçonave permaneceu no solo por cerca de um minuto.
- Então - prosseguiu -, ela decolou rapidamente na direção da floresta, o que equivale a dizer que rumou para nordeste.
Investigadores do GEPAN recolheram amostras do solo e de plantas do local do pouso, no dia seguinte, e realizaram a mesma operação três dias mais tarde. A agência também recolheu amostras 39 dias após o incidente e, uma vez mais, dois
anos depois.
De acordo com o GEPAN, foram encontrados traços físicos de um pouso. O solo, segundo a agência, apresentava pequenas quantidades de fosfato e zinco, e parecia ter sido aquecido a uma temperatura entre trezentos e seiscentos graus centígrados.
Mas talvez a descoberta mais importante tenha sido um decréscimo subseqüente de 30 a 50 por cento na quantidade de clorofila e pigmentos carotenóides produzidos por plantas nas proximidades do ponto onde a nave pousou.
Além disso, o GEPAN declarou:
"Houve uma significativa correlação entre os distúrbios observados e a distância desde o centro do fenômeno".
O trauma, segundo o GEPAN, poderia ter sido induzido por um campo eletromagnético.
Embora hesitante em concluir que uma espaçonave extraterrestre tenha realmente pousado no jardim de Nicolai, o cientista francês Alain Esterle, ex-chefe do GEPAN, afirmou:
- Pela primeira vez, encontramos uma combinação de fatores que sugerem que alguma coisa, similar ao que testemunhas oculares já descreveram, realmente ocorreu.
Fonte: Livro dos fenômenos estranhos. 

04 fevereiro 2025

Pedra da Maravilha

A Natureza e suas peculiaridades. Esta é a Pedra da Maravilha, que fica no município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba. Há milhares de anos, este enorme Rochedo, se equilibra nesta pequena Rocha, dando a impressão que foi esculpido por mãos humanas.
Foto : @ronildo_txarles.

A história dos balões dirigíveis

Balão dirigível moderno.
Um balão dirigível é uma aeronave mais leve do que o ar, que pode ser controlada por um condutor. Os balões dirigíveis sustentam-se no ar através de uma grande cavidade que é preenchida com um gás menos denso do que o da atmosfera, como o gás hélio ou hidrogênio, dessa forma o balão sobe lentamente. Como o próprio nome já diz, “dirigíveis” são balões manobrados pelo homem.
Veja um pouco sobre a história dos enormes balões dirigíveis:
• No ano de 1782, os irmãos Montgolfier montaram o primeiro balão destinado ao vôo, era um artefato constituído por um grande invólucro de seda, o qual possuía uma abertura em sua parte inferior.
• Também no ano de 1782, Jacques Charles usou hidrogênio para encher um balão que projetou e voou a uma distância de 25 Km entre Paris e uma pequena cidade dos arredores. O hidrogênio é 14 vezes menos denso que o ar.
• No ano de 1804, Joseph Gay-Lussac conseguiu a façanha de alcançar a altitude de 7 Km, aproveitando a oportunidade ele colheu amostras naquela altitude para fazer estudos.
• Só no início do século XX surgiram balões destinados ao transporte de passageiros: os grandes Zeppelins, competindo com os mais luxuosos transatlânticos, um destes balões fez a volta ao mundo em outubro de 1929.
• Em 1937, infelizmente um desses balões movido a gás hidrogênio, o Hindenburg, explodiu e provocou um incêndio de grandes proporções, o acidente pôs fim a esse curioso meio de transporte.
Nos dias atuais utiliza-se o gás Hélio nos balões para estudo do clima e da atmosfera (balões meteorológicos) e de publicidade, pois são menos perigosos.
Fonte: UOL - Mundo Educação. 

A história dos shopping centers

Os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. e tem seu início com o Grande Bazaar. Localizado no atual Irã, o Grande Bazaar é uma estrutura comercial de dez quilômetros de estrutura coberta. Outro importante centro de compras foi o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford), aberto oficialmente na Inglaterra em 1 de novembro de 1774, e existe até os dias atuais. Em 1828, os primeiros shoppings centers foram criados nos Estados Os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. e tem seu início com o Grande Bazaar. Localizado no atual Irã, o Grande Bazaar é uma estrutura comercial de dez quilômetros de estrutura coberta. Outro importante centro de compras foi o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford), aberto oficialmente na Inglaterra em 1 de novembro de 1774, e existe até os dias atuais. Em 1828, os primeiros shoppings centers foram criados nos Estados Unidos da América, no estado de Rhode Island. O Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, cujo nome homenageou o então rei da Itália, foi criado na década de 1860.
Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior. O South China Mall em Dongguan (a norte de Hong Kong), China, é o maior do mundo atualmente, porém deverá ser superado por outros atualmente em construção na própria China, e nos Emirados Árabes Unidos."
Fonte: UOL - Brasil Escola. da América, no estado de Rhode Island. O Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, cujo nome homenageou o então rei da Itália, foi criado na década de 1860. Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior. O South China Mall em Dongguan (a norte de Hong Kong), China, é o maior do mundo atualmente, porém deverá ser superado por outros atualmente em construção na própria China, e nos Emirados Árabes Unidos.
Fonte: UOL - Brasil Escola.

Um novo oceano na África

Um novo oceano está se formando lentamente na África devido a uma rachadura de 35 milhas que apareceu na Etiópia em 2005. Esta rachadura é causada por três placas tectônicas - as placas núbias, somali e árabes - gradualmente se separaram. Cientistas estimam que levará de 5 a 10 milhões de anos para que o oceano se forme completamente. A região de Afar, onde as placas se encontram, é um lugar único para estudar processos tectônicos. Alguns pesquisadores acreditam que a fenda é impulsionada por uma Um novo oceano está se formando lentamente na África devido a uma rachadura de 35 milhas que apareceu na Etiópia em 2005. Esta rachadura é causada por três placas tectônicas - as placas núbias, somali e árabes - gradualmente se separaram. Cientistas estimam que levará de 5 a 10 milhões de anos para que o oceano se forme completamente.
A região de Afar, onde as placas se encontram, é um lugar único para estudar processos tectônicos. Alguns pesquisadores acreditam que a fenda é impulsionada por uma enorme pluma de rocha superaquecida que se ergue do manto da Terra sob a África Oriental. As placas movem-se a diferentes velocidades, com a placa árabe a afastar-se da África a cerca de 1 polegada por ano e as placas africanas a separanrem ainda mais lentamente, entre 0,2 a 0,5 polegadas anualmente.
Eventualmente, este processo irá criar um novo sistema de cume médio oceano, abrindo caminho para um novo oceano emergir na África... pluma de rocha superaquecida que se ergue do manto da Terra sob a África Oriental. As placas movem-se a diferentes velocidades, com a placa árabe a afastar-se da África a cerca de 1 polegada por ano e as placas africanas a separanrem ainda mais lentamente, entre 0,2 a 0,5 polegadas anualmente. Eventualmente, este processo irá criar um novo sistema de cume médio oceano, abrindo caminho para um novo oceano emergir na África...

Estrada La Cuesta Caracoles

Você sabia que La Cuesta Caracoles, também conhecida como Paso dos Libertadores, é uma das rotas mais icônicas e desafiadoras da América do Sul. Esta estrada liga o Chile à Argentina, através da majestosa Cordilheira dos Andes. 
Características principais:
1. Localização: A estrada está localizada na região de Valparaíso, Chile, e atravessa para a província de Mendoza na Argentina. 
2. Trajeto: A rota sobe desde o vale do rio Aconcagua no Chile até o túnel Cristo Redentor, situado a uma altura de aproximadamente 3.200 metros acima do nível do mar. 
3. Design: É conhecida por suas curvas fechadas e íngremes, semelhantes aos caracóis, de onde deriva seu nome. A estrada tem inúmeras curvas em ziguezague que são um desafio tanto para motoristas quanto para veículos. 
4. Condições climáticas: Durante o inverno, a estrada pode ser extremamente perigosa devido a neve e condições climáticas severas, o que muitas vezes leva a fechamentos temporários. 
5. Importância: É uma via crucial para o comércio e o turismo entre o Chile e a Argentina e é frequentemente utilizada por caminhões e turistas que desejam atravessar a cordilheira. 
6. Atrações turísticas: Ao longo da rota, podem-se observar paisagens deslumbrantes da cordilheira, bem como pontos de interesse como a Laguna del Inca e o centro de esqui Portillo. A Estrada Caracoles é uma estrada espetacular e desafiadora que oferece uma experiência de condução única através de uma das paisagens mais deslumbrantes dos Andes. Seu design intricado e localização numa região com condições climáticas extremas tornam-na uma das rotas mais famosas e fotografadas da América do Sul.

03 fevereiro 2025

A cena mais complicada de filmar na história do cinema

A corrida de quadrigas de Ben-Hur (três meses de filmagem e 15.000 extras) foi tão complicada que o produtor morreu sem ver o resultado.
Nenhuma cena da história do cinema foi tão complicada de levar adiante quanto a famosa corrida de quadrigas de Ben-Hur, dirigida por William Wyler em 1959. Foi filmado ao natural, sem maquetes, num cenário construído para a ocasião nos estúdios Cinecittà, perto de Roma, com a presença de 15.000 extras. O circo foi projetado para imitar o circo romano de Antioquia e demorou um ano para construir. A pista oval para a corrida tinha uma extensão de 7,3 hectares, o que o tornou o maior cenário já construído até então para um filme. Para levantá-lo foi preciso o trabalho de vários milhares de trabalhadores durante um ano inteiro que cavaram o oval numa pedreira. A pista tinha 460 metros de comprimento e as arquibancadas subiam até uma altura de cinco andares. Para cobrir a pista de corridas que finalmente se vê no cinema, foram utilizadas 36 mil toneladas de areia trazida de diferentes praias do Mediterrâneo.
O planejamento das filmagens da corrida também durou mais de um ano. Foram gastos quatro meses para treinar os 72 cavalos envolvidos e os motoristas das quadrigas. Os cavalos da quadriga den Ben-Hur eram de pura raça espanhola. Os cuidados dos 72 animais foram encomendados por um veterinário, um guarnicioneiro e vinte moços de estábulo. As filmagens da corrida em si precisaram de três meses e 60.960 metros de filme, que na montagem final ficaram em 228 metros e 32 minutos de duração.
Embora os protagonistas Charlton Heston (Ben-Hur) e Stephen Boyd (Messala) tenham sido dublados por especialistas nos momentos mais perigosos, eles tiveram que aprender a dirigir os carros e são eles realmente os que aparecem nos planos médios. O produtor Sam Zimbalist faleceu durante as filmagens, não pôde ver a obra finalizada.