04 fevereiro 2025

A história dos balões dirigíveis

Balão dirigível moderno.
Um balão dirigível é uma aeronave mais leve do que o ar, que pode ser controlada por um condutor. Os balões dirigíveis sustentam-se no ar através de uma grande cavidade que é preenchida com um gás menos denso do que o da atmosfera, como o gás hélio ou hidrogênio, dessa forma o balão sobe lentamente. Como o próprio nome já diz, “dirigíveis” são balões manobrados pelo homem.
Veja um pouco sobre a história dos enormes balões dirigíveis:
• No ano de 1782, os irmãos Montgolfier montaram o primeiro balão destinado ao vôo, era um artefato constituído por um grande invólucro de seda, o qual possuía uma abertura em sua parte inferior.
• Também no ano de 1782, Jacques Charles usou hidrogênio para encher um balão que projetou e voou a uma distância de 25 Km entre Paris e uma pequena cidade dos arredores. O hidrogênio é 14 vezes menos denso que o ar.
• No ano de 1804, Joseph Gay-Lussac conseguiu a façanha de alcançar a altitude de 7 Km, aproveitando a oportunidade ele colheu amostras naquela altitude para fazer estudos.
• Só no início do século XX surgiram balões destinados ao transporte de passageiros: os grandes Zeppelins, competindo com os mais luxuosos transatlânticos, um destes balões fez a volta ao mundo em outubro de 1929.
• Em 1937, infelizmente um desses balões movido a gás hidrogênio, o Hindenburg, explodiu e provocou um incêndio de grandes proporções, o acidente pôs fim a esse curioso meio de transporte.
Nos dias atuais utiliza-se o gás Hélio nos balões para estudo do clima e da atmosfera (balões meteorológicos) e de publicidade, pois são menos perigosos.
Fonte: UOL - Mundo Educação. 

A história dos shopping centers

Os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. e tem seu início com o Grande Bazaar. Localizado no atual Irã, o Grande Bazaar é uma estrutura comercial de dez quilômetros de estrutura coberta. Outro importante centro de compras foi o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford), aberto oficialmente na Inglaterra em 1 de novembro de 1774, e existe até os dias atuais. Em 1828, os primeiros shoppings centers foram criados nos Estados Os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. e tem seu início com o Grande Bazaar. Localizado no atual Irã, o Grande Bazaar é uma estrutura comercial de dez quilômetros de estrutura coberta. Outro importante centro de compras foi o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford), aberto oficialmente na Inglaterra em 1 de novembro de 1774, e existe até os dias atuais. Em 1828, os primeiros shoppings centers foram criados nos Estados Unidos da América, no estado de Rhode Island. O Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, cujo nome homenageou o então rei da Itália, foi criado na década de 1860.
Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior. O South China Mall em Dongguan (a norte de Hong Kong), China, é o maior do mundo atualmente, porém deverá ser superado por outros atualmente em construção na própria China, e nos Emirados Árabes Unidos."
Fonte: UOL - Brasil Escola. da América, no estado de Rhode Island. O Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, cujo nome homenageou o então rei da Itália, foi criado na década de 1860. Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior. O South China Mall em Dongguan (a norte de Hong Kong), China, é o maior do mundo atualmente, porém deverá ser superado por outros atualmente em construção na própria China, e nos Emirados Árabes Unidos.
Fonte: UOL - Brasil Escola.

Um novo oceano na África

Um novo oceano está se formando lentamente na África devido a uma rachadura de 35 milhas que apareceu na Etiópia em 2005. Esta rachadura é causada por três placas tectônicas - as placas núbias, somali e árabes - gradualmente se separaram. Cientistas estimam que levará de 5 a 10 milhões de anos para que o oceano se forme completamente. A região de Afar, onde as placas se encontram, é um lugar único para estudar processos tectônicos. Alguns pesquisadores acreditam que a fenda é impulsionada por uma Um novo oceano está se formando lentamente na África devido a uma rachadura de 35 milhas que apareceu na Etiópia em 2005. Esta rachadura é causada por três placas tectônicas - as placas núbias, somali e árabes - gradualmente se separaram. Cientistas estimam que levará de 5 a 10 milhões de anos para que o oceano se forme completamente.
A região de Afar, onde as placas se encontram, é um lugar único para estudar processos tectônicos. Alguns pesquisadores acreditam que a fenda é impulsionada por uma enorme pluma de rocha superaquecida que se ergue do manto da Terra sob a África Oriental. As placas movem-se a diferentes velocidades, com a placa árabe a afastar-se da África a cerca de 1 polegada por ano e as placas africanas a separanrem ainda mais lentamente, entre 0,2 a 0,5 polegadas anualmente.
Eventualmente, este processo irá criar um novo sistema de cume médio oceano, abrindo caminho para um novo oceano emergir na África... pluma de rocha superaquecida que se ergue do manto da Terra sob a África Oriental. As placas movem-se a diferentes velocidades, com a placa árabe a afastar-se da África a cerca de 1 polegada por ano e as placas africanas a separanrem ainda mais lentamente, entre 0,2 a 0,5 polegadas anualmente. Eventualmente, este processo irá criar um novo sistema de cume médio oceano, abrindo caminho para um novo oceano emergir na África...

Estrada La Cuesta Caracoles

Você sabia que La Cuesta Caracoles, também conhecida como Paso dos Libertadores, é uma das rotas mais icônicas e desafiadoras da América do Sul. Esta estrada liga o Chile à Argentina, através da majestosa Cordilheira dos Andes. 
Características principais:
1. Localização: A estrada está localizada na região de Valparaíso, Chile, e atravessa para a província de Mendoza na Argentina. 
2. Trajeto: A rota sobe desde o vale do rio Aconcagua no Chile até o túnel Cristo Redentor, situado a uma altura de aproximadamente 3.200 metros acima do nível do mar. 
3. Design: É conhecida por suas curvas fechadas e íngremes, semelhantes aos caracóis, de onde deriva seu nome. A estrada tem inúmeras curvas em ziguezague que são um desafio tanto para motoristas quanto para veículos. 
4. Condições climáticas: Durante o inverno, a estrada pode ser extremamente perigosa devido a neve e condições climáticas severas, o que muitas vezes leva a fechamentos temporários. 
5. Importância: É uma via crucial para o comércio e o turismo entre o Chile e a Argentina e é frequentemente utilizada por caminhões e turistas que desejam atravessar a cordilheira. 
6. Atrações turísticas: Ao longo da rota, podem-se observar paisagens deslumbrantes da cordilheira, bem como pontos de interesse como a Laguna del Inca e o centro de esqui Portillo. A Estrada Caracoles é uma estrada espetacular e desafiadora que oferece uma experiência de condução única através de uma das paisagens mais deslumbrantes dos Andes. Seu design intricado e localização numa região com condições climáticas extremas tornam-na uma das rotas mais famosas e fotografadas da América do Sul.

03 fevereiro 2025

A cena mais complicada de filmar na história do cinema

A corrida de quadrigas de Ben-Hur (três meses de filmagem e 15.000 extras) foi tão complicada que o produtor morreu sem ver o resultado.
Nenhuma cena da história do cinema foi tão complicada de levar adiante quanto a famosa corrida de quadrigas de Ben-Hur, dirigida por William Wyler em 1959. Foi filmado ao natural, sem maquetes, num cenário construído para a ocasião nos estúdios Cinecittà, perto de Roma, com a presença de 15.000 extras. O circo foi projetado para imitar o circo romano de Antioquia e demorou um ano para construir. A pista oval para a corrida tinha uma extensão de 7,3 hectares, o que o tornou o maior cenário já construído até então para um filme. Para levantá-lo foi preciso o trabalho de vários milhares de trabalhadores durante um ano inteiro que cavaram o oval numa pedreira. A pista tinha 460 metros de comprimento e as arquibancadas subiam até uma altura de cinco andares. Para cobrir a pista de corridas que finalmente se vê no cinema, foram utilizadas 36 mil toneladas de areia trazida de diferentes praias do Mediterrâneo.
O planejamento das filmagens da corrida também durou mais de um ano. Foram gastos quatro meses para treinar os 72 cavalos envolvidos e os motoristas das quadrigas. Os cavalos da quadriga den Ben-Hur eram de pura raça espanhola. Os cuidados dos 72 animais foram encomendados por um veterinário, um guarnicioneiro e vinte moços de estábulo. As filmagens da corrida em si precisaram de três meses e 60.960 metros de filme, que na montagem final ficaram em 228 metros e 32 minutos de duração.
Embora os protagonistas Charlton Heston (Ben-Hur) e Stephen Boyd (Messala) tenham sido dublados por especialistas nos momentos mais perigosos, eles tiveram que aprender a dirigir os carros e são eles realmente os que aparecem nos planos médios. O produtor Sam Zimbalist faleceu durante as filmagens, não pôde ver a obra finalizada.

O velho vaso

⁹Diz a lenda indiana que um homem carregava água para sua aldeia todos os dias usando dois grandes recipientes, presos nas extremidades por um pedaço de madeira que ele colocava nas costas. 
Um dos vasos era mais velho que o outro e apresentava pequenas rachaduras. Toda vez que o homem caminhava em direção à sua casa, metade da água era perdida.
Durante dois anos o homem fez a mesma viagem.
O vaso jovem sempre se orgulhava muito de seu desempenho e estava confiante de que estava à altura da tarefa para a qual havia sido criado, enquanto a outro morria de vergonha por ter cumprido apenas metade de sua tarefa, mesmo sabendo que aquelas rachaduras eram fruto de muito trabalho. Ele  ficou tão envergonhado que um dia, quando o homem se preparava para tirar água do poço, ele  decidiu falar com ele: Quero me desculpar porque, devido ao meu longo uso, você só consegue entregar metade da minha carga e matar metade da sede que me espera em sua casa.
O homem sorriu e disse:.. Quando retornarmos, por favor, observe atentamente a estrada. E ele fez isso.
E o vaso percebeu que, do lado para onde ele ia, cresciam muitas flores e plantas. 
Você vê como a natureza é mais bonita do lado que você viaja?, o homem comentou.  Eu sempre soube que você tinha alguns defeitos e decidi tirar vantagem disso. Plantei vegetais, flores e legumes, e você sempre os regou. Já colhi muitas rosas para decorar minha casa, alimentei meus filhos com alface, repolho e cebola. Se você não fosse você, como eu poderia ter feito isso? 
Todos nós, em algum momento, envelhecemos e desenvolvemos outras qualidades. É sempre possível aproveitar cada uma dessas novas qualidades para obter um bom resultado.
Fonte: Pablo Coelho.

Você sabe o que é Stenopelmatus

Já me viu no seu jardim? Eu sou um Stenopelmatus. Por favor... Não me mate!
Deixa eu te contar um pouco sobre mim. 
Muitas pessoas também me conhecem como Percevejo da Batata, Grilo de Jerusalém, Insecto Caveira, Cara de Criança ou Mãe de Escorpião.
As pessoas ficam assustadas quando me veem e querem me matar. A realidade é que estou fugindo de você. Não sou uma aranha, escorpião ou grilo, e NÃO TENHO VENENO.
Minha única arma são minhas mandíbulas. Com elas eu me alimento dos resíduos orgânicos encontrados junto às plantas do jardim.
Desempenhamos um papel muito importante no ambiente porque contribuímos para o crescimento das plantas arejando o solo e permitindo uma melhor oxigenação.
Minha esperança de vida é de apenas um ano. Se você me encontrar de noite, por favor, não me mate. Só estou procurando comida e um lugar seguro para me esconder.

02 fevereiro 2025

4 coisas criadas pela natureza, antes que o homem as inventase

Nós, seres humanos, gostamos de nos imaginar como entes super inteligentes capazes de concretizar inovações incríveis. Mas a verdade é que, se formos observar a natureza, veremos que muitas de nossas invenções já estavam presentes nas plantas, animais e ecossistemas que viviam na Terra antes de nós.
A seguir, damos finalmente os créditos para os fenômenos naturais que aconteciam há milhões de anos e que nos inspiraram a criar tecnologias incríveis.
1. Ar condicionado
Antes de nós, os cupins
 já usavam ar condicionado
(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Em países tropicais como o nosso, o ar condicionado é um eletrodoméstico capaz de nos oferecer o conformo térmico que precisamos. Mas muito antes da invenção dessa tecnologia, os cupins já utilizavam um sistema parecido.
Esses pequenos insetos constroem montes que funcionam como condicionadores de ar naturais, garantindo que a temperatura interna permaneça sempre constante e confortável, independentemente de qual seja o clima fora deles. Os cupins fazem isso por conta de um sistema super sofisticado de aberturas e canais que eles montam para permitir que o ar circule e a umidade seja mantida em um nível ideal.
Estes pequenos arquitetos, inclusive, já inspiraram engenheiros que tentam projetar edifícios com eficiência energética que imita o sistema de controle climático natural de um cupinzeiro. Assim, dá para dizer que os cupins estavam pensando em energia sustentável muito antes de nós.
2. Agulhas hipodérmicas
As agulhas que aterrorizam as
crianças foram inventadas
por conta dos mosquitos
(Fonte: GettyImages / Reprodução)
A agulha hipodérmica é uma importantíssima invenção da área médica. No entanto, pouca gente sabe que ela foi inspirada no equipamento que existe naturalmente no corpo dos mosquitos.
Esses bichinhos irritantes possuem uma espécie de "focinho" alongado chamado probóscide, projetado para perfurar a pele sem causar dor. O órgão faz uso de uma combinação de bordas serrilhadas, flexibilidade e tem até um anestésico embutido que faz com que ele consiga se inserir furtivamente na nossa pele e sugar sangue.
Tudo isso possibilitou que pesquisadores projetassem agulhas e até microagulhas que podem um dia revolucionar a administração de medicamentos e vacinas. Ou seja, se hoje é relativamente fácil inserir medicamentos no nosso corpo e coletar sangue, devemos isso aos mosquitos.
3. Velcro
O velcro foi inventado por causa
do irritante pega-pega
(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Podemos entender o velcro como uma espécie de "cola" usada nas roupas, incluindo também cadarços, mochilas e até trajes de astronauta. Mas até o velcro surgiu por causa de uma invenção do mundo natural: a bardana, que é aquela pequena plantinha irritante que, em alguns lugares, é chamada de pega-pega.
É realmente um saco quando essas plantinhas grudam nas meias, no pelo do cachorro e na nossa roupa quando fazemos uma caminhada no mato. Mas a tecnologia do velcro foi desenvolvida justamente depois que o engenheiro suíço George de Mestral levou seu cachorro para uma viagem de caça e passou por esse problema.
Intrigado, ele analisou a bardana em um microscópio e descobriu o segredo por trás de seu poder de aderência: a presença de pequenas estruturas semelhantes a ganchos que se prendiam às alças do tecido. Por conta disso, ele criou uma tecnologia chamada velcro, cujo nome junta “veludo” e “crochê”, e é extremamente útil na indústria da moda.
4. Tecnologia aderente
A cola usada em itens de
escritório como post-it
surgiram a partir das lagartixas
(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Outro animal meio detestado é a lagartixa. Se você tem fobia dela, saiba que aquele post-it que usa nos seus cadernos só existe por causa dela. Isso porque este pequeno réptil possui em seu corpo uma tecnologia adesiva moderna, que possibilita que ele escale paredes e tetos.
Esse feito é possível graças aos pelos microscópicos, chamados cerdas, que existem em seus pés. Eles criam uma área de superfície enorme que lhes permite gerar uma quantidade significativa de atrito sem o uso de colas ou fitas. 
Inspirado nessa tecnologia biológica incrível, cientistas desenvolveram adesivos que imitam o sistema do pé da lagartixa e que hoje são usados em vários campos, que vão da robótica aos dispositivos médicos e até os equipamentos de escritório. 
Fonte: Megacurioso. 

A história do telefone

Diferentes modelos que fazem
parte da história do telefone
A história do telefone é marcada pela evolução do dispositivo, desde 1876, quando foi criado, até os dias atuais, com a presença dos smartphones em nosso dia a dia.
A história do telefone tem início na sua invenção e segue até as inovações tecnológicas mais atuais.
A história do telefone está relacionada à invenção desse aparelho, geralmente atribuída a Alexander Graham Bell, em 1876, quando ele patenteou o primeiro dispositivo capaz de transmitir a voz humana eletronicamente. Entretanto, essa história é marcada por controvérsias, já que outros inventores, como Antonio Meucci, também desenvolviam tecnologias semelhantes na mesma época.
O primeiro telefone criado por Bell era simples, com um transmissor e receptor conectados por fio, possibilitando uma transmissão rudimentar de som. Com o tempo, o telefone evoluiu em vários tipos, desde o fixo de mesa até o satelital, passando pelo telefone público e pelo sem fio. A história do telefone no Brasil começou em 1877, apoiada por Dom Pedro II, e se expandiu com a privatização, nos anos 1990, e o crescimento da telefonia celular.
O telefone trouxe grande impacto na sociedade, desde sua invenção até as inovações tecnológicas atuais. Hoje, o telefone é um meio de comunicação essencial que, além de conectar pessoas, evoluiu para oferecer uma variedade de serviços e recursos.
Resumo sobre a história do telefone
- A história do telefone está ligada à invenção do dispositivo, atribuída a Alexander Graham Bell, um cientista e inventor canadense.
- Outros inventores desenvolveram tecnologias similares na mesma época, mas Graham Bell foi o primeiro a patentear o dispositivo, em 1876.
- O primeiro telefone de Graham Bell era composto por um transmissor e um receptor conectados por um fio.
- Em 1880, surgiram os primeiros telefones com discagem manual e teve início a criação das primeiras linhas telefônicas conectadas por operadores.
- Os telefones sem fio foram introduzidos em 1980.
- A evolução do celular começou, em 1973, com o primeiro modelo portátil da Motorola.
- O telefone chegou ao Brasil, em 1877, com o apoio de Dom Pedro II e foi inicialmente instalado nas grandes cidades.
- Com a privatização, nos anos 1990, a telefonia se expandiu, tornando-se mais acessível com a chegada da telefonia celular.
Fonte: UOL - Mundo Educação. 

História do elevador

Em 1500 a.C, os egípcios já utilizavam rudimentares elevadores para elevar as águas do rio Nilo, através de tração animal e humana. A partir daí, com a Revolução Industrial, principalmente, essas formas de tração foram sendo substituídas pela energia do vapor e logo após, pela eletricidade.
Em 1853, o empresário americano Elis Graves Otis inventou o primeiro elevador de passageiros. Os primeiros elevadores eram muito lentos; para um passageiro alcançar o oitavo andar de um prédio, levava em média 2 minutos. Atualmente, alguns elevadores são capazes de atingir a velocidade de 550 m/min, o que significa dizer que são mais de 45 vezes mais rápidos do que os seus antecessores.
Os elevadores brasileiros começaram a ser fabricados em 1918. Era o cabineiro, girando uma manivela, que fazia com que o elevador subisse ou descesse. As portas eram abertas e fechadas manualmente.
Com a construção de edifícios mais altos, o transporte movido à manivela foi substituído por sistemas elétricos mais complexos que dispensavam o serviço dos cabineiros. Hoje em dia, os elevadores contam com modernos sistemas, que permitem grande conforto e segurança aos usuários."
Fonte: UOL - Brasil Escola.