terça-feira, 14 de julho de 2020

ENCONTRANDO SIGNIFICADO E FELICIDADE NA VELHICE

Imagem: Folha Vitória
Qual é a melhor maneira de desenvolver uma perspectiva saudável na velhice? Passe mais tempo com pessoas idosas e descubra o que traz significado e prazer aos seus anos de crepúsculo, apesar das perdas, físicas e sociais, que podem ter sofrido. 
Foi o que dois autores de livros inspiradores e inspiradores sobre o envelhecimento descobriram e, felizmente, tomaram a dificuldade de compartilhar com aqueles de nós provavelmente se juntarão às fileiras do "velho mais velho" em um futuro não muito distante. Na verdade, a sabedoria ali poderia ser igualmente valiosa para adultos jovens e de meia idade que possam ter medo de envelhecer. Em detrimento deles, alguns podem até mesmo evitar interagir com pessoas idosas, a fim de que sua "doença" não afete a elas.
Muitos em nossa cultura focada na juventude atualmente consideram os idosos com medo ou desdém e consideram consumidores dispendiosos de recursos com pouco a oferecer em troca. Dado o ritmo explosivo da tecnologia que muitas vezes confunde os idosos, eles pouco ou nenhum respeito pelo repositório de sabedoria que já foi apreciado pelos jovens (e ainda está em algumas sociedades tradicionais). 
O primeiro livro que eu li foi "O fim da velhice" pelo Dr. Marc E. Agronin, um psiquiatra geriátrico do Miami Jewish Home cujas décadas de cuidar dos idosos ensinaram-lhe que é possível manter o propósito e o significado na vida mesmo em face de doenças e deficiências significativas, deficiência no funcionamento mental e físico e participação limitada em atividades. 
  O segundo livro, "Felicidade é uma escolha que você faz", foi escrito por John Leland, repórter do The New York Times, que passou um ano entrevistando e aprendendo de seis dos mais antigos residentes da cidade - pessoas de 85 e acima - de diversas culturas, origens e experiências de vida. Como o Sr. Leland me disse: "Essas pessoas mudaram totalmente minha vida. Eles abandonaram as distrações que nos fazem fazer coisas estúpidas e, em vez disso, se concentrar no que é importante para elas. Para uma pessoa, eles não se preocupam com coisas que podem acontecer. Eles se preocupam quando isso acontece, e mesmo assim eles não se preocupam. Eles apenas lidam com isso. Em qualquer idade que possamos, podemos escolher adaptar-se ao que quer que aconteça. Temos influência sobre se deixamos que as coisas nos eliminem ". 
Depois de ler os livros, tenho uma nova maneira de me olhar: como um adulto envelhecido "bom o suficiente" que continua a perseguir e desfrutar de uma variedade de atividades compatíveis com as limitações impostas por mudanças inevitáveis ​​no corpo e na mente que se acumulam com o avanço anos. 
Não importa que palavras ou ortografia possam me escapar temporariamente. Eu sempre posso pedir ao Google ou à Siri para preencher os espaços em branco. Eu amo a história do livro do Dr. Agronin sobre o renomado pianista Arthur Rubinstein “que lidou com declínios induzidos por idade em suas habilidades, selecionando um repertório mais limitado, otimizando seu desempenho através de prática extra e compensando alterando seu tempo durante certas seções. destacar a dinâmica de uma peça. ” 
O Dr. Agronin escreve com reverência pelo Dr. Gene D. Cohen, um dos fundadores da psiquiatria geriátrica que "viu não apenas o que é o envelhecimento , mas o que poderia ser o envelhecimento ; não o que realizamos apesar do envelhecimento , mas por causa do envelhecimento ".No modelo de envelhecimento criativo do Dr. Cohen, as pessoas têm o potencial de ver a possibilidade em vez de problemas; O envelhecimento em si pode ser um catalisador de experiências novas e ricas, oferecendo uma forma de renovar paixões e se reinventar. 
Há atividades que amei uma vez que não posso mais fazer, ou necessariamente querer, como tênis, esqui e patinação no gelo. Mas eu ainda posso andar, pedalar, nadar e brincar com meu cachorro, atividades que resultaram em muitos prazeres inesperados e novos amigos. Eu posso acompanhar meus netos a museus e deliciar-me com o conhecimento dos impressionistas que eles estudaram em uma aula de arte no ensino médio. Quando eu lhes dei ingressos para se juntar a mim na ópera, um deles disse com um sorriso: "Eu acho que vou conseguir alguma cultura". 
Eu já sei que, se e quando minhas habilidades físicas se tornarem ainda mais limitadas, eu ainda posso desfrutar de conversas significativas com esses garotos, que estão rapidamente se tornando jovens homens. Eles podem saber como redefinir meu celular ou encontrar canais ocultos na minha televisão, mas posso ajudá-los a colocar suas experiências de vida em perspectiva e apoiar a decisão de deixar sua zona de conforto e assumir riscos que oferecem potencial de crescimento. 
Como um dos informadores mais jovens do Dr. Agronin disse, mesmo quando o declínio físico e as perdas restringem as opções, continua a ser a capacidade de apreciar e aproximar cada dia com um senso de propósito. "É tudo sobre como você enquadra o que você tem", disse ela. 
Ele cita o conceito de "envelhecimento positivo" desenvolvido por Robert D. Hill, um psicólogo em Salt Lake City, que é "afetado por doenças e deficiências, mas não depende de evitá-lo". Em vez disso, é "um estado de espírito que é positivo, otimista, corajoso e capaz de se adaptar e lidar de forma flexível com as mudanças da vida ". 
Ou, como descobriu o Dr. Cohen, a criatividade não se limita aos jovens. Em qualquer idade, pode abrir pessoas até novas possibilidades e adicionar riqueza à vida. Segundo o Dr. Cohen, a criatividade pode beneficiar o envelhecimento, fortalecendo a moral, melhorando a saúde física, enriquecendo relacionamentos e estabelecendo um legado. 
O Dr. Agronin cita dois exemplos notáveis: Henri Matisse - "o homem que ressuscitou da morte" após a cirurgia de câncer em 1941 - que criou recortes quando ele não conseguiu mais pintar, e Martha Graham, que se reinventou como coreógrafa quando não podia dança mais longa. 
Quando nos tornamos incapazes de perseguir os papéis e as paixões dos nossos anos mais jovens, diz o Dr. Agronin, podemos aproveitar o nosso passado por força e inspiração. Podemos tentar algo novo que seja uma extensão do que fizemos antes ou que nos leve a uma nova direção. 
E, como o Sr. Leland descobriu, não há espaço para o arrependimento no envelhecimento feliz. Embora eu nunca ganhei um Prêmio Pulitzer, em muitos aspectos, os "prêmios" que recebi de milhares de leitores agradecidos que foram ajudados por meus escritos no último meio século são muito mais significativos. Esses leitores me inspiram a continuar fazendo o que eu faço melhor - proporcionando às pessoas informações e inspiração de saúde e salvamento com base nas melhores evidências científicas atualmente disponíveis. 
Citando o trabalho de Laura L. Carstensen, diretora fundadora do Stanford Center on Longevity, o Sr. Leland escreve que "as pessoas mais velhas, sabendo que enfrentam um tempo limitado à sua frente, concentram suas energias em coisas que lhes dão prazer no momento , "Não em um futuro que nunca pode ser. 
Fonte: Jane E. Brody

Nenhum comentário: