terça-feira, 10 de novembro de 2015

Você quer doar seu smartphone sem uso, ou jogá-lo no lixo? Veja algumas dicas


É muito importante que antes de dar ou doar seu smartphone para alguém, ou jogá-lo no lixo, você esteja certo de que todos os seus dados nele contidos tenham sido apagados. Afinal, você não sabe quem irá usar o smartphone, nem com que finalidade. Veja algumas dicas.
Antes de apagar tudo no telefone, certifique-se de fazer backup de todos os seus dados contidos no dispositivo em outro lugar e ter se desconectado de todas as contas online que você usava no telefone. 
Organismos internacionais especializados, como a Comissão Federal de Comércio tem uma lista de verificação dos passos a seguir quando você se prepara doar ou reciclar um telefone.
A maioria dos celulares modernos incluem uma configuração para apagar todos os dados e fazer com que o aparelho retorne para as configurações de fábrica, como se estivesse completamente limpo. Sua operadora de celular pode ter seu próprio guia para apagar seu telefone. Por exemplo, você pode procurar o seu modelo no site da sua operadora para obter instruções.
A Apple tem medidas específicas para apagar todo o conteúdo de seus iPhones, iPads e outros dispositivos, como faz Microsoft para apagar o conteúdo em seus Windows Phones.
O Google tem um conjunto similar de instruções para limpeza de dados em seus dispositivos Android, embora dois pesquisadores da Universidade de Cambridge tenham publicado um artigo este ano, que detalhou o sucesso na recuperação de dados pessoais de telefones Android "limpos". A encriptação dos dados no telefone para a volta à configuração de fábrica é uma sugestão para apagar suas informações privadas depois que você passar o telefone adiante. (As instruções do Google para apagar e criptografar  dados aplicam-se a sua versão não modificada do Android; deve ser considerado que fabricantes de telefones celulares e operadoras podem modificar alguns passos para o sistema Android.)
Depois de se certificar de que os dados privados contidos no telefone foram totalmente apagados do telefone, você poderá procurar a pessoa, ou instituição para quem deseja doar.