quarta-feira, 25 de março de 2015

Faça uma caminhada difícil, intercale com uma caminhada fácil. Repita


Fazer exercícios no estilo intervalado - breves períodos de exercícios muito difíceis interrompidos por períodos de recuperação - tem mostrado que a saúde e a silhueta das pessoas que se exercitam assim, por apenas alguns minutos por semana, melhoram significativamente. Essa eficiência é sedutora, e este tipo de condicionamento tem ajudado a atrair a atenção da mídia nos últimos anos. Mas os programas de treinamento (ou de exercício) intervalado, de alta intensidade, não são para todos. Como apontam pesquisadores da Austrália e da Inglaterra na edição de dezembro de Frontiers in Psychology, "uma população sedentária" é improvável que "se sinta fisicamente capaz e suficientemente motivada para assumir e manter um regime de exercício altamente intenso". Essa dúvida é o que fez este assunto virar notícia fora do Japão, como uma forma muito menos punitiva, tornando o treinamento intervalado muito bem-vindo.
Uma década atrás, cientistas liderados pelo Dr. Hiroshi Nose na Escola de Pós-Graduação em Medicina da Universidade Shinshu, em Matsumoto, Japão, começaram a desenvolver programas de caminhada. Eles sabiam que a caminhada era fisicamente o exercício mais fácil (e também o mais prático) para aquelas pessoas na meia-idade e mais velhos, mas os pesquisadores suspeitavam que as pessoas poderiam precisar ser estimuladas para alcançar maiores benefícios para a saúde. Então, eles criaram um regime que consiste de três minutos de caminhada rápida, em um ritmo que Nose diz que se aproxima de 6 ou 7 em uma escala de esforço de 1 a 10. Cada três minutos de caminhada "um pouco pesada"  foi seguida por três minutos de um passear suave.
Em seu experimento original, cujos resultados foram publicados em 2007, caminhantes entre as idades de 44 e 78 anos completaram cinco conjuntos de intervalos, para um total de 30 minutos de caminhada, pelo menos, três vezes por semana. Um outro grupo separado, de voluntários mais velhos, andou em um ritmo moderado contínuo, o equivalente a cerca de 4 na mesma escala de esforço. Depois de cinco meses, a silhueta e a saúde do grupo moderado mais velho mal tinha melhorado. Os caminhantes com a prática da caminhada intervalada, no entanto, melhoraram significativamente a aptidão aeróbica, a força nas pernas e as medidas de pressão arterial.
Em seu último estudo, que saiu em dezembro no Journal of Applied Physiology, Nose e seus colegas relatam que a maioria dos participantes manteve o programa por muito tempo, após terminado o seu compromisso inicial de cinco meses. Dois anos mais tarde, quase 70 por cento dos caminhantes com quem os investigadores permaneceram em contato ainda estavam seguindo seu regime, pelo menos, três vezes por semana e tinham mantido ou melhorado os seus ganhos em saúde. Aqueles que pararam, muitas vezes citaram "questões familiares, de saúde e de trabalho", diz a Dra. Shizue Masuki, principal autora do novo estudo, mas eles raramente se queixaram da complexidade ou dificuldade do treinamento.
Portanto, aqueles que têm considerado o treinamento intervalado de alta intensidade, mas ficam apreensivos sobre suas demandas devem sair para uma caminhada. "Realizem o treinamento por 10 minutos pela manhã, 10 minutos no período da tarde e 10 minutos à noite," sugere Masuki. Três dias de exercício por semana é o melhor, mas se isso é muito desafiador, diz ela, "faça-o no fim de semana" e faça isso em dois dias. Ao fazê-lo, Masuki acrescenta, "pode ​​ter um efeito profundo sobre a regulação fisiológica".

Referência: Well Blogs - The New york Times

Nenhum comentário: