sexta-feira, 5 de junho de 2009

Da revista Time sobre o Twitter

Que o Twitter é a nova febre na Internet, parece-me que não há mais dúvida, pincipalmente agora, que a revista Time, que procura comentar as prncipais coisas que acontecem no mundo, dedicou um artigo interessante sobre o assunto, em matéria de capa, com o título How Twitter Will Change the Way We Live. Isto veio acontecer pouco tempo depois que o CEO do Twitter, Evan Williams e o ator Ashton Kutcher – o primeiro usuário do Twitter a acumular um milhão de seguidores-, aparecerem no programa da Oprah, em 4 de abril último, mostrando a nova mídia social, pela primeira vez, diante das câmeras para milhões de tele-espectadores, muitos dos quais, provavelmente, nunca haviam usado o Twitter.
O artigo da Time vai desde como o Twitter funciona, aborda a potência da pesquisa em tempo real, suas aplicações como ecositema e seu significado cultural, entre outros pontos. Mas como o artigo da revista Time explica o fenômeno da audiência do Twitter, hoje já em mais de 20 milhões de usuários, com uma idade média de 47 anos? Alguns pontos do artigo aparecem aqui.
Em primeiro lugar, é mencionada a forma como o Twitter opera: "Como uma mídia social, o Twitter gira em torno do princípio de seguidores. Quando você escolhe seguir um outro usuário do Twitter, as postagens daquele usuário aparecem em ordem cronológica inversa na sua página principal do Twitter".
Sobre a superação do sentimento inicial de que o Twitter é uma facilidade mundana e sem significado maior a revista diz: "Não imaginamos que seja tão complicado começar uma chamada telefônica com um amigo perguntando como seu dia está indo. O Twitter oferece a mesma informação sem você ter que perguntar."
Relacionado com a potência das hashtags (ou tags) o artigo diz: "O Twitter foi construído inteiramente sobre mensagens de 140 caracteres, mas a soma total dos tweets acrescentados parece mais uma ponte suspensa feita de pedras."
E por aí vai. Aqueles que tiverem interesse em ler toda a matéria na Time Magazine, podem acessar o site da revista, aqui.

Nenhum comentário: