terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tem ideia de como funciona seu microondas?

Zeke Kossover, professor de ciências em São Francisco, postou em seu blog um experimento feito por ele para mostrar o que acontece dentro de um forno de microondas, quando ligado e porque as ondas que ocorrem lá dentro não se distribuem de forma igual. Em razão dessa desigualdade, os alimentos quando colocados dentro do forno, após o período programado para cozimento, ou aquecimento, não se apresentam como seria esperado, ou seja, aquecidos ou cozidos de forma homogênea. Mas por que?
A realidade é que as microondas, invisíveis a olho nú, representam, na realidade, energia em propagação de forma aleatória dentro do forno. Essa energia não se distribui uniformemente dentro do eletrodoméstico. Por isso, o cozimento, ou aquecimento, do alimento não é igual em todas as partes do mesmo.
Para comprovar isso, Kossover montou uma placa de acrílico com cerca de 100 lâmpadas de neon acopladas e colocou-a dentro de um forno de microondas e ligou o mesmo. O resultado? As lâmpadas se acendiam e apagavam conforme entravam em áreas com mais ou menos energia dissipada pelo microondas.
A experiência está apresentada no vídeo a seguir.

Nenhum comentário: