10 fevereiro 2025

Uma casa única no mundo

Está localizada entre dois países, a Bélgica e a Holanda, desafiando limites geográficos com uma distribuição incomum. 
Esta residência peculiar tem duas direções oficiais, dois anéis independentes e uma fronteira que atravessa sua entrada principal, dividindo a casa entre duas nações. 
Localizada na cidade de Baarle, onde a fronteira é composta de um complexo, a casa, a casa é um reflexo da complexa história territorial da região.
Dependendo de qual lado da porta principal, seus residentes podem estar sujeitos a diferentes regulamentos fiscais, moradia e até eletricidade.
Um verdadeiro exemplo de como a geografia pode transformar uma casa em uma raridade internacional.

O Cristo Redentor e a Lua

Após cálculos astronômicos e uma espera de 3 anos para encontrar o momento certo, o fotógrafo Leonardo Sens tirou esta magnífica fotografia.
Absolutamente lindo!
Foto: Leonardo Sens.

09 fevereiro 2025

Ponte submersa em caverna de ilha do Mediterrâneo

Pesquisas feitas numa ponte de pedra submersa em caverna na ilha de Maiorca, no Mediterrâneo, revelaram que seres humanos viveram ali em época anterior ao que se imaginava.
As descobertas foram publicadas na revista "Communications Earth e Environment". Elas ajudam nos estudos sobre a presença humana nessa área, já que há uma escassez de evidências arqueológicas e documentais sobre a colonização do Mediterrâneo.
A análise da ponte de 7,6 metros de comprimento, que está submersa na Caverna Genovesa, levou os pesquisadores a concluírem que sua construção data de quase 6 mil anos.
Bogdan Onac, professor da Escola de Geociências da Universidade do Sul da Flórida, declarou à CNN ser provável que a ponte na ilha de Maiorca (foto) tenha sido usada por 500 anos até ser engolida pela água.
Cavernas são estruturas naturais que despertam grande curiosidade dos leigos e atraem cientistas para pesquisas. Muitas, inclusive, são pontos de visitação pelo planeta.
Veja curiosidades sobre cavernas pelo mundo.
Caverna em Tulum(México) - Recentemente, pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) encontraram uma estrutura que, segundo os estudos, era usada pelos antigos maias para captar água da chuva. A descoberta estava no Parque Nacional de Tulum, um sítio arqueológico bem preservado.
Caverna Castelbouc (França) - Cientistas franceses anunciaram a descoberta de três pegadas de dinossauros durante uma expedição à caverna Castelbouc, no platô Causse Méjean, no sul da França. Com 1,25 metro de comprimento, as pegadas pertenceram a alguns dos maiores seres vivos do mundo.
Caverna Veryovkina (Rússia) - Localizada no Maciço Arabika, na República russa da Abkhazia, é a caverna mais profunda medida na Terra até hoje. A profundidade é de 2.223 metros, ultrapassa por pouco a vizinha Krubera-Voronia, que detinha o recorde anterior de 2.197 metros.
Mammoth (EUA) - A caverna fica no Parque Nacional de Mammoth Cave, ou seja, a caverna dá nome ao parque. Situada no estado de Kentucky. Ela tem cerca de 591 km com rochas sedimentares. Passarelas dão acesso a diversos pontos dessa gruta.
Reed Flute Cave (China) - Fica a 5 km do centro de Guilin, em Guangxi. Acredita-se que a caverna tenha 180 milhões de anos.
Sistema Ox Bel Ha (México) - Fica no estado de Quintana Roo e é uma caverna subaquática com 346 metros de largura. Pesquisadores conseguiram descobrir uma conexão entre dois grandes sistemas (Sac Actún e Dos Ojos). E a água é tão clara que permite visualizar as formações que estão submersas.
Waitomo Glowworm (Nova Zelândia) - Essa caverna atrai visitantes há mais de 120 anos. Foi descoberta por indígenas sob o campo de King Country, uma das principais regiões agrícolas do país.
E várias outras.
Fonte: MSN.

08 fevereiro 2025

O navio fantasma

Os navios, algumas vezes, fazem coisas estranhas, mesmo quando não há ninguém na cabine de comando. Em 1884, na viagem de volta para Rouen, depois de ter zarpado da Espanha, o navio francês Frigorifique colidiu, no meio de um denso 
nevoeiro, com outro navio, o Rumney, de bandeira inglesa. Quando a lateral do casco do Frigorifique se rompeu, o comandante francês deu a ordem de abandonar o navio. Felizmente, tripulantes e passageiros foram resgatados pelo Rumney, cujo comandante ordenou uma manobra para afastar seu navio do naufragado Frigorifique.
Os náufragos franceses e seus salvadores estavam comemorando seu sucesso, quando o vigia gritou outra vez. Saindo momentaneamente do nevoeiro, surgiu o fantasma do Frigorifique, que, com a mesma rapidez, desapareceu de vista. Os tripulantes dos dois navios suspiraram aliviados.
Mas o Frigorifique apareceu mais uma vez. Dessa vez, ele foi de encontro ao Rumney, forçando os tripulantes das duas embarcações a baixar os botes salva-vidas. Ao se afastarem do navio avariado, eles ainda puderam ver o fatídico Frigorifique através da espessa neblina. Sua hélice ainda girava, e por uma de suas chaminés saía grossa fumaça preta.
Fonte: Livro dos fenômenos estranhos. 

A falha de San Andrés

A Falha de San Andrés é uma das falhas geológicas mais famosas e ativas do mundo, localizada na costa oeste da América do Norte, especificamente na Califórnia, EUA e Baja Califórnia, México.
Com um comprimento de aproximadamente 1.300 km e profundidade de até 32 km, a Falha de San Andreas é uma falha transformante continental que marca a fronteira entre a Placa Norte-Americana e a Placa do Pacífico. A falha se formou há cerca de 30 milhões de anos, quando estas duas placas tectônicas começaram a interagir.
A Falha de San Andreas é conhecida por produzir terremotos devastadores, como o terremoto de São Francisco de 1906, que teve uma magnitude de 7,9 graus na escala de Richter. A falha também é responsável pela formação da Península de Baja Califórnia e pela deslocação da cidade de Los Angeles para o norte.
É interessante salientar que a Falha de San Andreas é um exemplo clássico de uma falha transformante, onde as placas tectônicas deslizam uma sobre a outra na direção horizontal. Isto levou à formação de uma área de falhas complexas e ativas, que continua a ser objecto de estudo e monitoramento por parte dos cientistas.
Em resumo, a Falha de San Andreas é um elemento geológico importante e ativo que desempenhou um papel crucial na formação da região da Califórnia e da Baja Califórnia. Seu estudo e monitoramento são fundamentais para entender melhor os processos geológicos que ocorrem na área e para mitigar os riscos associados a terremotos e outros eventos geológicos.

A ponte mais longa do mundo

A ponte mais longa do mundo é a Ponte Danyang–Kunshan, localizada na China. Ela faz parte da linha de trem de alta velocidade Pequim–Xangai e tem impressionantes 164,8 quilômetros de extensão. A ponte atravessa uma variedade de terrenos, incluindo rios, lagos e até montanhas, e foi construída com uma combinação de concreto e aço para garantir sua estabilidade e durabilidade.
A construção da Ponte Danyang–Kunshan foi concluída em 2010 e inaugurada em 2011, representando um feito notável na engenharia moderna. Ela conecta as cidades de Danyang e Kunshan, província de Jiangsu, e é uma das principais infraestruturas que ajudam a viabilizar o sistema de trem de alta velocidade mais movimentado do mundo.
Além de sua enorme extensão, a ponte é também um símbolo de como a China tem investido pesadamente em infraestrutura, estabelecendo novos padrões para projetos de construção de grande porte.
Fonte: Portal do Mundo.

07 fevereiro 2025

Invenções nada ocidentais

Atualmente, vários estudos antropológicos atestam que o ideal de superioridade pregado no interior da cultura Ocidental não condiz com as análises comparatórias feitas entre os nossos costumes e os costumes de outras civilizações. Contudo, muitos ainda se apegam no fato de que vários intelectuais, cientistas e pensadores do Ocidente foram os grandes responsáveis pela concepção de teorias, máquinas e conceitos que nos garantiria uma posição, no mínimo, singular.
Se essa for a última fagulha que mantém acesa o sentimento de superioridade do homem ocidental, podemos dizer que algumas descobertas históricas também contrariam esse argumento. Diversos pesquisadores da Antiguidade Oriental vêm apontando que outras culturas, muito antes dos ocidentais, tiveram a capacidade de produzir conhecimento muito próximo ao postulado deixado por grandes figuras da Grécia Antiga, da Renascença ou do Iluminismo.
No século XV, o alemão Johannes Gutemberg foi responsável pelo desenvolvimento da tipografia. Por meio dessa descoberta ampliou as possibilidades de divulgação do conhecimento científico da Europa moderna. Contudo, quatro séculos antes, o chinês Pi Sheng desenvolveu um sistema que permitia a impressão de caracteres em uma base de papel. Considerando a enorme complexidade da escrita chinesa, podemos concluir que o desafio do inventor alemão foi bem mais simples.
A geometria, tão importante para o desenvolvimento das ciências exatas, foi amplamente discutida e teorizada entre os sábios filósofos gregos. Entre os mais conhecidos matemáticos dessa época estava Pitágoras, que descobriu o famoso teorema que definiu a relação existente entre os lados do triângulo retângulo. Antes dele, os antigos babilônios também concluíram que no triângulo de 90 graus, a soma dos quadrados dos lados menores era equivalente ao quadrado do lado maior.
Um raio, caindo ou não no mesmo lugar, amedronta muitas pessoas durante uma grande tempestade. Por isso, no século VII – muito antes do cientista norte-americano Benjamin Franklin – os índios anazasi, oriundos do atual estado do Novo México, descobriram a funcionalidade do para-raios. Contudo, ao invés de empinar uma pipa no meio de uma tempestade, estes astutos indígenas perceberam que objetos pontiagudos em lugares elevados poderiam conter a descarga elétrica de um raio.
Na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, o desenvolvimento da economia mercantil levou várias nações europeias a ampliarem seus ganhos por meio da descoberta de novas rotas marítimas. Tal desafio só foi possível com a ação dos cartógrafos e astrônomos que conseguiam definir a rota das viagens pelo mar e a localização das terras. Por volta do século XVII, os europeus faziam seu primeiro mapa-múndi, que já fora inventado anteriormente pelos chineses, por volta de 1374.
Através dessas informações curiosas e pouco conhecidas, podemos notar que o ideal de superioridade intelectual da civilização ocidental não possui nenhum tipo de argumentação consistente. Mais importante do que resolver quem descobriu algo, esse tipo de curiosidade científica nos permite olhar com mais interesse e respeito os povos que não partilham valores semelhantes aos nossos.
Fonte: UOL - Mundo Educação - Por Rainer Sousa.

Sobre o jazz

O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros.
A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular. Na década de 40, nasce o bebop e o hard bebop, porém foram de pouco agrado aos ouvidos populares.
Posteriormente surgiu um jazz mais intelectual e de grande aceitação: o cool jazz. Na década de 60 surgiu o free jazz, com elementos de composição atonuais e arrítmicas e muita improvisação, sendo assim, uma fase experimentalista do estilo.
Após o surgimento de outros estilos como o rock, o funk e o pop, o jazz passou a se fundir com esses estilos, dando origem ao que chamamos de fusion. Assim, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum'n'bass e do techno, dando origem ao jazz contemporâneo.
Fonte: UOL - Brasil Escola.

Como funciona o Canal do Panamá

Conheça como funciona o Canal do Panamá.
Sendo uma via de navegação artificial que conecta o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, permitindo uma rota marítima mais rápida e eficiente entre os dois oceanos, sem a necessidade de contornar o continente sul-americano. Isso reduz significativamente a distância e o tempo de viagem para navios que transportam mercadorias entre as costas leste e oeste das Américas e outras partes do mundo. Além de sua importância econômica, o canal tem um papel estratégico no comércio global e na logística internacional, facilitando o fluxo de mercadorias e impulsionando as economias de diversos países.
O canal utiliza três sistemas de eclusas—Gatun, Pedro Miguel e Miraflores—para elevar e abaixar navios entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Água doce dos lagos circundantes alimenta as eclusas por gravidade, ajustando a elevação do navio enquanto atravessa o Lago Gatun. Este atalho economiza cerca de 8.000 milhas para os navios em comparação com a navegação ao redor da América do Sul.
Fonte: Portal do Mundo.

06 fevereiro 2025

Estádio de Magnesia ad Meandrum

Veja esse incrível antes e depois das escavações!
O Estádio da Cidade Antiga de Magnesia ad Maeandrum, localizado na atual Aydin/Germencik, Turquia, é uma impressionante estrutura da era helenística, construída no século III a.C., o que o torna aproximadamente 2.300 anos antigo. 
As escavações iniciais ocorreram entre 1891 e 1893, lideradas por Carl Humann. Após um longo intervalo, os trabalhos arqueológicos foram retomados em 1984 sob a direção de Orhan Bingöl e continuam até hoje.