18 janeiro 2025

21 fatos que você não sabia sobre Portugal

1. Portugal é o estado-nação mais antigo da Europa, tendo estabelecido as suas fronteiras atuais em 1139 d.C.
2. A língua portuguesa é a língua oficial de 9 países, incluindo Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros.
3. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, responsável por mais de metade do fornecimento mundial de cortiça.
4. A Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, é a ponte mais longa da Europa, abrangendo mais de 10 milhas (17,2 quilómetros).
5. Portugal é um dos maiores produtores mundiais de vinho de qualidade, conhecido pelos seus vinhos do Porto, Vinho Verde e Douro.
6. A Universidade de Coimbra em Portugal é uma das mais antigas universidades em funcionamento contínuo do mundo, fundada em 1290.
7. A ilha portuguesa da Madeira é famosa pelas suas celebrações de Ano Novo, apresentando uma das maiores exposições de fogos de artifício do mundo.
8. Portugal é o lar do ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca, que oferece vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico.
9. A cidade portuguesa de Óbidos é conhecida pelo seu festival anual de chocolate, atraindo visitantes de todo o mundo.
10. A região do Algarve em Portugal é conhecida pelas suas deslumbrantes praias, falésias dramáticas e pitorescas aldeias piscatórias.
11. Os Azulejo, azulejos tradicionais de cerâmica portuguesa, são usados para decorar edifícios, igrejas e até estações de comboios em todo o país.
12. O famoso pastel português, Pastel de Nata, foi criado por monges católicos no século XVIII.
13. O símbolo nacional de Portugal é o Galo de Barcelos, que simboliza sorte, honestidade e integridade.
14. O Castelo de São Jorge em Lisboa oferece vistas panorâmicas da cidade e tem uma história que remonta a mais de 2.000 anos.
15. A Torre Vasco da Gama em Lisboa tem a forma de um mastro de veleiro e é um dos edifícios mais altos de Portugal.
16. Portugal tem uma longa história de exploração, com exploradores como Vasco da Gama, Ferdinand Magalhães e Bartolomeu Dias liderando expedições durante a Era dos Descobrimentos.
17. A cidade do Porto é conhecida pelo seu centro histórico, as adegas de vinhos do porto listadas pela UNESCO e a icónica Ponte Dom Luís I.
18. Portugal abriga uma das livrarias mais antigas do mundo, a Livraria Bertrand, que abriu em Lisboa em 1732.
19. Acredita-se que a ilha portuguesa de Porto Santo seja o primeiro local de desembarque de Cristóvão Colombo na sua viagem às Américas em 1492.
20. A cozinha portuguesa apresenta uma variedade de pratos de marisco, incluindo bacalhau (bacalhau salgado), sardinhas grelhadas e arroz de marisco.
21. Portugal aboliu a pena de morte para todos os crimes, incluindo crimes em tempo de guerra, em 1867, tornando-se um dos primeiros países a fazê-lo.
Publicação de Afonso Pinto.

17 janeiro 2025

O mistério do S. S. Iron Mountain

Nada parecia anormal em junho de 1872, quando o navio Iron Mountain zarpou de Vicksburg. A tripulação estava completa, a carga de fardos de algodão e barris de melaço empilhadas no convés, e as barcaças rebocadas.
Alguns minutos mais tarde, o Iron Mountain fez uma curva, dirigindo-se para o norte, para seu destino - a cidade de Pittsburgh. O navio nunca mais voltou a ser visto.
O Iroquois Chief, um outro navio, navegava pelo rio naquela manhã, quando os tripulantes viram algumas barcaças descendo o rio. O barco conseguiu manobrar e evitar o choque com as barcaças, e então, imaginando que elas teriam se separado do navio rebocador, o comandante ordenou que fossem amarradas, e ficou esperando a chegada do rebocador, que nunca chegou.
O cabo das barcaças havia sido cortado, indicando que a tripulação do Iron Mountain tivera um problema: talvez as caldeiras se vissem prestes a explodir, talvez o navio estivesse para afundar. Por outro lado, não foram encontrados vestígios de
destroços do barco ao longo do rio, assim como não havia nenhum sinal de sua carga, que teria manchado o rio em uma extensão de alguns quilômetros, se o navio tivesse afundado.
O mistério do Iron Mountain jamais chegou a ser solucionado.
Fonte: Livro dos fenômenos estranhos.

Sobre o fogo-fátuo

Fogo-fátuo é um fenômeno que ocorre sobre a superfície de lagos, pântanos ou até mesmo em cemitérios. Quando um corpo orgânico entra em decomposição, ocorre uma liberação de gás metano (CH4). Se em algum local houver condições de concentração do metano, o gás começará a concentrar, e se o clima estiver relativamente quente, ocorrerá uma explosão espontânea.
Essa explosão resulta em uma chama azulada de 2 a 3 metros de altura com um barulho característico. Geralmente, quando uma pessoa se depara com o fogo-fátuo, se assusta e sai correndo, fazendo com que o ar se desloque, dando a impressão de que o fogo está a perseguindo.
O fogo-fátuo pode ser um causador de incêndios nas matas. O fenômeno também pode ser facilmente confundido por pessoas místicas, como algo sobrenatural. A lenda do boitatá, por exemplo, foi baseada no fenômeno, onde os índios criam que o fogo da explosão era, na verdade, um monstro."
Fonte: UOL - Brasil Escola.

A trajetória da Viação Cometa

A trajetória da Viação Cometa começou na década de 1930, quando Arthur Brandi e seu cunhado Tito Mascioli, para impulsionar a venda de lotes no bairro Jabaquara, em São Paulo, criaram a Auto Viação Jabaquara S.A, conectando o bairro à região da atual Praça da Sé. Com a encampação das linhas pela CMTC em 1947, Mascioli redirecionou os negócios para o transporte rodoviário.
O nome "Cometa" surgiu em 1948, inspirado no emblema da Auto Viação São Paulo-Santos Ltda, adquirida pela empresa. Na década de 1950, a Cometa expandiu rotas e operações, inaugurando viagens interestaduais em 1951, após a construção da rodovia Presidente Dutra. A competição na rota São Paulo–Rio levou à modernização da frota com ônibus da General Motors.
Além disso, a empresa adquiriu a Viação Lira, em Campinas, que, ao se fundir com outra companhia do grupo, deu origem à CCTC (Companhia Campineira de Transporte Coletivo), ampliando sua atuação e consolidando seu papel no transporte coletivo do estado.
Fonte: São Paulo Antiga.
Foto: oficina da Viação Cometa em meados da década de 1950.

O "Glory Hole" do Lago Berryessa

Localizado no Condado de Napa, Califórnia, é uma impressionante estrutura hidráulica em formato de funil que funciona como sistema de drenagem para o reservatório. Construído na década de 1950 como parte da Barragem de Monticello, ele foi projetado para controlar o nível da água do lago, evitando enchentes. Quando a água atinge o limite máximo do reservatório, ela flui para dentro do funil, que possui cerca de 22 metros de diâmetro na parte superior, sendo direcionada para um túnel que a leva até o Rio Putah.
Além de sua função prática, o "Glory Hole" se tornou uma atração turística famosa, encantando visitantes com o fascinante movimento espiral da água enquanto desaparece na abertura. Apesar de sua beleza, a estrutura é cercada de cuidados rigorosos, sendo proibido nadar ou se aproximar dela devido aos riscos envolvidos. Essa combinação de engenharia inovadora e um visual único faz do "Glory Hole" um marco tanto técnico quanto visual no Lago Berryessa.

16 janeiro 2025

Lotka-Volterra: a dança matemática que revela o equilíbrio da natureza

No início do século 20, um fascinante mistério da natureza começou a ser desvendado com o auxílio de números e equações. Alfred Lotka, um matemático polonês-americano, e Vito Volterra, um matemático italiano, desenvolveram de forma independente um conjunto de equações que descrevem a dinâmica entre predadores e presas. 
Esse modelo, conhecido como equações de Lotka-Volterra, lançou luz sobre o comportamento cíclico das populações de espécies que compartilham uma relação ecológica intrínseca.
Imagine um lugar repleto de focas e tubarões. Em certos momentos, as focas se multiplicam rapidamente, oferecendo um banquete abundante para os tubarões, que, por sua vez, também crescem em número. Mas, quando os tubarões se tornam numerosas demais, a população de focas começa a diminuir, afetando diretamente seus predadores. 
Esse "cabo-de-guerra" cíclico de abundância e escassez continua, num tipo de dança perpétua que pode ser surpreendentemente prevista pelas equações, algo muito difícil de ocorrer, pois as variáveis do mundo animal normalmente complicam a vida dos matemáticos. 
As equações de Lotka-Volterra são compostas por duas fórmulas principais: uma para as presas e outra para os predadores. A primeira descreve como a população de presas cresce, considerando fatores como sua taxa de reprodução e a pressão imposta pelos predadores. Já a segunda foca nos predadores, cujo sucesso depende diretamente da disponibilidade de presas. 
Apesar de parecerem simples, esses cálculos revelam padrões complexos que se repetem de forma impressionante na natureza.
Realidade simples
O jogo da sobrevivência tem muitas variáveis que dificultam a vida dos matemáticos. 
Lotka desenvolveu inicialmente seu modelo para explicar reações químicas, mas logo percebeu que o mesmo raciocínio poderia ser aplicado a ecossistemas biológicos. Ele ficou surpreso ao ver como fenômenos rítmicos, comuns tanto na química quanto na ecologia, emergiam naturalmente de suas equações. 
Volterra, por sua vez, ao estudar populações de peixes no Mar Adriático, chegou às mesmas conclusões, solidificando a relevância do modelo para entender a relação predador-presa.
Ainda que elegante, o modelo simplifica a realidade. Ele assume, por exemplo, que o alimento das presas é ilimitado e que os predadores não têm outra fonte de sustento. No mundo real, fatores como mudanças climáticas, doenças e adaptações evolutivas adicionam camadas de complexidade que o modelo clássico não abrange. 
No entanto, ele serve como um ponto de partida para criar versões mais elaboradas, capazes de incluir elementos como sazonalidade e a capacidade do ambiente de suportar populações.
O impacto das equações de Lotka-Volterra vai além da biologia. Elas também inspiram análises em campos como economia e marketing, onde competidores podem ser comparados a predadores e consumidores a presas. Ciclos de ascensão e declínio de empresas, por exemplo, lembram os padrões descritos pelas equações.
Fonte: Megacurioso.

Monte Everest é a montanha mais alta do mundo?

O Monte Everest é considerado a montanha mais alta do mundo quando se mede a altura acima do nível do mar, com impressionantes 8.848,86 metros. No entanto, o verdadeiro gigante é Mauna Kea, no Havaí. De sua base no fundo do oceano até o cume, ele mede espantosos 10.210 metros, superando o Everest em quase 1.400 metros. Apenas uma parte do Mauna Kea se eleva acima da superfície da água, com 4.207 metros acima do nível do mar. O Everest continua sendo a montanha mais alta em terra, mas Mauna Kea é o verdadeiro colosso quando se considera a altura total — um gigante escondido no Pacífico!

A salvação do abacate

Você sabia que os seres humanos antigos foram responsáveis por salvar o abacate de desaparecer?
Com efeito, o abacate é um fruto de origem pré-histórica que, teoricamente, não deveria ter durado. Há milhares de anos, esta fruta era alimento de grandes animais pré-históricos como megatérios (preguiçosos gigantes), gomphotheres (parentes dos elefantes) e mamutes. Estes animais dispersavam as sementes de abacate quando o consumiam e excretam em diferentes zonas. No entanto, quando estes herbívoros gigantes se extinguiram no final do Pleistoceno, há cerca de 13.000 anos, o abacate perdeu os seus principais dispersores de sementes.
Felizmente, os antigos seres humanos começaram a cultivar abacates há mais de 5.000 anos. Selecionaram e plantaram as árvores com os melhores frutos em termos de sabor e produtividade, garantindo assim a sobrevivência do abacate. Graças à sua intervenção, esta fruta não só se manteve, como floresceu e se tornou popular em todo o planeta.

15 janeiro 2025

O mamão é o rei das frutas

No futuro, o novo método de tratamento para tumores malignos não é mais Quimioterapia, Radioterapia ou Cirurgia, mas Mudar a Dieta para Melhorar os Novos Vasos Sanguíneos!
Grande conhecimento médico!  Uma dieta de alta qualidade é a quimioterapia natural, três vezes ao dia. As informações a seguir devem ser levadas a sério, são simples e fáceis de implementar, e são muito boas!
O que você talvez não saiba é: o "mamão", que costumamos achar estranho e fácil de conseguir, é o "Rei das Frutas"!  O tomate que o médico elogiou não era nada comparado ao mamão.  O mamão foi eleito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a fruta de maior valor nutricional por dois anos consecutivos, ou seja, o Rei das Frutas!
O valor nutricional do mamão é:
1. Cálcio: O mamão é 2 vezes maior que o da maçã.
2. Vitamina C: O mamão é 13 vezes o da maçã, 
7 vezes o da banana, 7 vezes o da melancia, 8 vezes o da cereja e 1,3 vezes o do abacaxi.
3. Vitamina A: O mamão é 10 vezes o do kiwi, 18 vezes o da maçã, 1,5 vezes o da goiaba, 15 vezes o da banana, 1,5 vezes o da melancia,15 vezes o da cereja e 16 vezes o do abacaxi.
4. Vitamina K: O mamão é 5 vezes que a banana, 
2,5 vezes que a melancia e 4 vezes que o abacaxi.
Ótimo novamente!  Relacionado a proteção ocular...
5. Carotenóides, licopeno, B-caroteno, luteína e zeaxantina, etc.:
O mamão é 2.000 vezes maior que o kiwi!  Kiwis, maçãs, cerejas, abacaxis, bananas, goiabas, nenhum desses possui esses ingredientes.
Ótimo !  A fonte de dados acima é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) 2016.
Nota: Sofro de câncer há 16 anos. Eu fiz quimioterapia. Alguns médicos me disseram para comer mais mamão. O coração de gratidão é indescritível, só espero que mais pessoas possam se beneficiar disso!
Quando você for me visitar no futuro, se escolher fruta como presente, pode trazer *MAMÃO*!
De acordo com um médico dos EUA: Depois dos 50 anos alguém pode experimentar muitos tipos de doenças.
Mas o que mais me preocupa é o Alzheimer.
Não só eu não seria capaz de cuidar de mim mesmo, mas isso causaria muita inconveniência para os familiares.
Um dia, meu filho Sushil chegou em casa e me disse que um médico amigo ensinou-lhe um exercício de língua.
O exercício da língua é eficaz para reduzir o aparecimento de Alzheimer e também é útil para reduzir/melhorar: Peso corporal; hipertensão; coágulo de sangue no cérebro; asma; miopia; zumbido no ouvido; infecção na garganta; infecção no ombro/pescoço e insônia.
Os movimentos são muito simples e fáceis de aprender
Todas as manhãs, ao lavar o rosto, em frente ao espelho, faça o seguinte exercício: estique a língua e mova-a para a direita e depois para a esquerda por 10 vezes.
Desde que comecei a exercitar minha língua diariamente, houve melhora na minha Retenção Cerebral.
Minha mente estava clara e fresca e houve outras melhorias também, tais como: visão distante; sem vertigem; Bem-estar melhorado; melhor digestão e menor gripe/resfriado.
Estou mais forte e mais ágil.
O exercício da língua ajuda a controlar e prevenir o Alzheimer...
Pesquisas médicas descobriram que a língua tem conexão com o BIG Brain. Quando nosso corpo fica velho e fraco, o primeiro sinal que aparece é que nossa língua fica rígida e muitas vezes tendemos a nos morder.
Exercite sua língua com frequência vai estimular o cérebro, ajudar a reduzir o encolhimento de nossos pensamentos e, assim, alcançar um corpo mais saudável.
Idosos, por favor, encaminhem!
Encorajo cada pessoa que recebe este boletim, a encaminhá-lo para seus amigos.  Com certeza pelo menos uma vida será salva. 
Eu fiz a minha parte, espero que você possa fazer a sua.
Nota: Desconheço o autor.

Estradas feitas para durar

O que poucas pessoas sabem sobre as antigas estradas romanas?
As estradas tinham 1 metro de profundidade, com várias camadas: lama, areia, argila, concreto, cascalho e pedra. Eles foram construídos de tal forma que a água foi drenada pelas pedras, o que é um grande problema em nossas rodovias hoje."
O Império Romano pode não ter sido o primeiro a criar estradas, mas é certamente responsável pela criação de uma extensa rede de estradas pavimentadas, ligando todas as regiões do continente europeu.
Isso facilitou o controle do extenso império e garantiu o abastecimento, o comércio e a mobilidade da população em geral, fatores que fortaleceram a economia do Estado.
As estradas romanas eram compostas de pedras colocadas sobre argamassa, e muitas delas ainda estão em uso, sendo a mais famosa a Via Appia de aproximadamente 90 km, ligando Roma e Terracina.
Os historiadores estimam que, quando os romanos atingiram o ponto máximo de expansão geográfica, a rede de caminhos por eles construída percorria 80 mil km, ou seja, duas voltas inteiras ao redor do planeta Terra.
Essas estradas serviam principalmente para o transporte de tropas e suprimentos, que abasteciam as conquistas do império. Mais tarde, tornaram-se rotas comerciais e de troca de mensagens.
Esses caminhos conectaram a Europa, o Oriente Médio e o norte da África. Ainda é possível percorrer muitas dessas rotas.
Um grupo de economistas da Universidade de Copenhague chegou à conclusão de que a prosperidade gerada por essas estradas há quase 2.000 anos está relacionada ao desenvolvimento dos lugares ao seu redor hoje.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores compararam um mapa da antiga rede viária romana com um mapa noturno moderno (foto de satélite), no qual é possível ver áreas mais ou menos iluminadas pela rede elétrica.
Eram sempre feitos em linha reta, isso mesmo, não tinha curva. Para mudar a direção, foram feitos ângulos retos. Se necessário, os romanos cortariam montanhas para seguir a estrada em frente.
Para tornar as estradas mais resistentes, os romanos inventaram algo que ainda usamos hoje, o concreto. Também usado para fazer grandes aquedutos.
Na Idade Média, após a queda do Império Romano, muitas estradas foram destruídas para que as pedras fossem utilizadas na construção de castelos medievais.
Fonte: Mundo Galático.