29 março 2010
Neuromarketing: Marketing y Ciencia en la mente del consumidor
Fonte: Puromarketing
23 março 2010
Petrobras – Teste em Tupi comprova alta produtividade
A Petrobras comunica que os testes de formação no poço 3-RJS-662A (3-BRSA-755A-RJS), localizado na Área de Avaliação de Tupi, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos, foram concluídos, constatando uma altíssima produtividade dos reservatórios carbonáticos do pré-sal nesta área.
Nos testes de formação realizados foram medidas vazões da ordem de 5 mil barris por dia de óleo leve (cerca de 28 oAPI), limitada à capacidade dos equipamentos de teste. O potencial de produção deste poço foi estimado em cerca de 30.000 barris/dia, comprovando a alta capacidade de produção de petróleo leve na área de Tupi, anteriormente constatada por outros poços testados na área.
O poço testado, que corresponde ao quarto poço perfurado em Tupi e cuja perfuração terminou em novembro de 2009, localiza-se em área de avaliação no bloco BM-S-11, em profundidade de 2.115 metros, a cerca de 265 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro e 18 quilômetros a nordeste do poço descobridor 1-RJS-628A (1-BRSA-369A), conhecido como Tupi.
O consórcio, formado pela Petrobras (65% – Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas em Tupi, com a perfuração de novos poços até a Declaração de Comercialidade, prevista para dezembro de 2010.
Fonte: Blog da Petrobras
Vale faz esclarecimentos sobre sua política comercial
A Vale S.A. distribuiu ao mercado o seguinte comunicado.
A Vale S.A (Vale) esclarece que a propósito de notícias divulgadas na mídia sobre as negociações comerciais da companhia, que não fez qualquer novo comunicado ao mercado de capitais sobre preços de seus produtos.
Ademais, conforme documentos arquivados junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e demais órgãos reguladores, já informou oficialmente que implementou nos últimos tempos uma nova política comercial, envolvendo, entre outras coisas, uma abordagem mais flexível com relação aos preços do minério de ferro, inclusive quanto a sua forma de venda (C&F, FOB), flexibilidade esta plenamente aplicável aos mercados e clientes nas mais diversas geografias em que atua.
Tal política reflete a realidade de mercado e as necessidades específicas de cada cliente.
Nesse contexto, a Vale também informa que os resultados de seus esforços comerciais serão publicamente apresentados por ocasião da divulgação regular de nossas demonstrações trimestrais, nos termos da legislação em vigor.
+55-21-3814-4540
Roberto Castello Branco: roberto.castello.branco@vale.com
Viktor Moszkowicz: viktor.moszkowicz@vale.com
Carla Albano Miller: carla.albano@vale.com
Patricia Calazans: patricia.calazans@vale.com
Samantha Pons: samantha.pons@vale.com
Theo Penedo: theo.penedo@vale.com
Esse comunicado pode incluir declarações que apresentem expectativas da Vale sobre eventos ou resultados futuros. Todas as declarações quando baseadas em expectativas futuras, e não em fatos históricos, envolvem vários riscos e incertezas. A Vale não pode garantir que tais declarações venham a ser corretas. Tais riscos e incertezas incluem fatores relacionados a: (a) países onde temos operações, principalmente Brasil e Canadá, (b) economia global, (c) mercado de capitais, (d) negócio de minérios e metais e sua dependência à produção industrial global, que é cíclica por natureza, e (e) elevado grau de competição global nos mercados onde a Vale opera. Para obter informações adicionais sobre fatores que possam originar resultados diferentes daqueles estimados pela Vale, favor consultar os relatórios arquivados na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, na Autorité des Marchés Financiers (AMF), e na U.S. Securities and Exchange Commission - SEC, inclusive o mais recente Relatório Anual - Form 20F da Vale e os formulários 6K.