27 março 2009

Previsões e opiniões para o ano de 2009 - 4

- 26/03 - Em conferência pela internet, Barack Obama prevê mais perdas de emprego ao longo da crise...
- 26/03 - "O PIB (Produto Interno Bruto) terá crescimento nulo em 2009". A projeção é da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
- 26/03 - Com indicadores acima do esperado, mercado aposta em fim da recessão nos EUA.
- 26/03 - Volume de crédito concedido em fevereiro cresceu 29,5% em relação a 2008.
- 26/03 - Link prevê queda de 20% em preços de minério da Vale, mas sugere compra de ações.

- 27/03 - Corte de 40% no minério da Vale é muito pior do que esperávamos, diz Link. A notícia é ruim e pesa sobre ações da mineradora; papéis ordinários caem 2,75% e preferenciais recuam 2,26% .

- 27/03 - Bradesco vê cenário ruim já incorporado às ações da Vale.

- 27/03 - Recessão na Europa e dólar em alta fazem preço do petróleo cair forte.

- 27/03 - Confiança do consumidor nos EUA fica acima do esperado em março.

- 27/03 - Vale confirma investimentos em Moçambique no valor de US$ 1,3 bilhão.

- 27/03 - Vale já teria aceitado corte de 40% no minério de ferro em acordo interino, diz Cisa

- 27/03 - Eletropaulo fecha acordo com prefeitura de São Paulo para receber R$ 516,3 milhões.

- 27/03 – Os gastos com consumo nos EUA aumentou 0,2 percento em fevereiro, enquanto as receitas reverteram os ganhos do mês anterior, segundo dados apresentados pelo governo.

- 27/03 - Lucro da Embraer despenca a menos da metade em 2008
- 27/03 -
Grã-Bretanha revisa queda do PIB para 1,6%, a maior desde 1980.
- 27/03 - Aracruz fecha ano com prejuízo de R$ 4 bilhões

- 27/03 - PIB da França fecha 4º trimestre com retração de 1%

- 27/03 - Lucro da indústria chinesa recua quase 40%, no primeiro bimestre.
- 27/03 - BID vê risco de instabilidade política na América Latina por causa da crise

- 27/03 - Vale: corte de 40% no minério surpreende analistas

- 27/03 - Governo espanhol aprova mais medidas contra a crise

- 27/03 - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai dizer aos banqueiros que todos estão juntos na crise, mas não tem uma agenda específica para a reunião prevista para esta sexta-feira, disse um assessor da Casa Branca a um canal de TV americana". Obama dirá a banqueiros que todos estão juntos na crise, diz assessor

26 março 2009

O Papa está certo!!!!!!!

O blog do Reinaldo Azevedo, na Veja.com, traz uma notícia das mais importantes e interessantes sobre prevenção da AIDS e a fala do Papa Bento 16 em Camarões. Diz a notícia, em resumo, que o Papa está certo e apresenta como argumento de fundo uma entrevista do médico e antropólogo Edward Green (foto), uma das maiores autoridades mundiais no estudo das formas de combate à expansão da AIDS. Parte danotícia transcrevo a sguir.
Há coisas que você jamais vai ler na imprensa brasileira porque, dada a sua “isenção” de propaganda, às vezes letal para a inteligência e a verdade, pouco importa a consideração de uma autoridade científica ou religiosa se o que elas dizem não coincide com a metafísica politicamente correta. Aceita-se a chamada pluralidade, mas sem exageros, é claro. Querem ver?
Vocês se lembram que, em Camarões — e, de fato, foi uma mensagem para o continente africano —, o Papa Bento 16 afirmou que a distribuição maciça de camisinhas não era o melhor programa de combate à AIDS. E disse que o problema poderia até se agravar. A estupidez militante logo entendeu, ou fingiu entender, que Sua Santidade contestara a eficiência do preservativo para barrar a transmissão do vírus. Bento 16 não tratava desse assunto, mas de coisa mais ampla. Referia-se a políticas públicas de combate à expansão da doença. Apanhou de todo lado. De todo mundo. No Brasil, noticiou-se a coisa com ares de escândalo. Os valentes nem mesmo investigaram os números no Brasil — a contaminação continua alta e EM ALTA em alguns grupos — e no mundo. Adiante.
Se você pesquisar um pouco, vai saber que o médico e antropólogo Edward Green (foto) é uma das maiores autoridades mundiais no estudo das formas de combate à expansão da AIDS. Ele é diretor do Projeto de Investigação e Prevenção da AIDS (APRP, na sigla em inglês), do Centro de Estudos sobre População e Desenvolvimento de Harvard. Pois bem. Green concedeu uma entrevista sobre o tema. E o que ele disse? O PAPA ESTÁ CERTO. AS EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS CONFIRMAM O QUE DIZ SUA SANTIDADE. Ora, como pode o papa estar certo? Vamos sonegar essa informação dos leitores.
Em entrevista aos sites National Review Online (NRO) e Ilsuodiario.net, Green afirma que as evidências que existem apontam que a distribuição em massa de camisinha não é eficiente para reduzir a contaminação na África. Na verdade, ao NRO, ele afirmou que não havia uma relação consistente entre tal política e a diminuição da contaminação. Ao Ilsuodiario, assumiu claramente a posição do papa — e, notem bem!, ele fala como cientista, como estudioso, não como religioso: “O que nós vemos de fato é uma associação entre o crescimento do uso da camisinha e um aumento da AIDS. Não sabemos todas as razões. Em parte, isso pode acontecer por causa do que chamamos ‘risco compensação” — literalmente, nas palavras dele ao NRO: “Quando alguém usa uma tecnologia de redução de risco, freqüentemente perde o benefício (dessa redução) correndo mais riscos do que aquele que não a usa”.
Pois é… Green também afirma que o chamado programa ABC — abstinência, fidelidade e, sim, camisinha (se necessário), que está em curso em Uganda — tem-se mostrado eficiente para diminuir a contaminação. E diz que o grande fator para a queda é a redução de parceiros sexuais. Que coisa, não?
NÃO É MESMO INCRÍVEL QUE SEXO MAIS RESPONSÁVEL CONTRIBUA PRA DIMINUIR OS CASOS DE CONTAMINAÇÃO? Pois é... Critico as campanhas de combate à AIDS no Brasil desde o Primeira Leitura, como sabem. E, aqui, desde o primeiro dia. Há textos às pencas no arquivo. A petralhada que se pensa cheia de veneno e picardia erótica gritava: “Você quer impor seu padrão religioso ao país...” Ou então: “Você não gosta de sexo...” Pois é. Vai ver Harvard escolheu um idiota católico e sexofóbico para dirigir o programa...
Bento 16 apanhou que deu gosto. E apanhou pelo que não disse — e ele jamais disse que a camisinha facilita a contaminação de um indivíduo em particular — e pelo que disse: a AIDS é, sim, uma doença associada ao comportamento de risco e, pois, às escolhas individuais. Sem que se mude esse compartamento, nada feito.
Pois é... O mundo moderno não aceita que as pessoas possam ter escolhas. Como já escrevi aqui certa feita, transformaram a camisinha numa nova ética. E, como tal, ela é de uma escandalosa ineficiência.
Fonte: Blog do Reinaldo Azevedo

O Papa está certo!!!!!!!

O blog do Reinaldo Azevedo, na Veja.com, traz uma notícia das mais importantes e interessantes sobre prevenção da AIDS e a fala do Papa Bento 16 em Camarões. Diz a notícia, em resumo, que o Papa está certo e apresenta como argumento de fundo uma entrevista do médico e antropólogo Edward Green (foto), uma das maiores autoridades mundiais no estudo das formas de combate à expansão da AIDS. Parte danotícia transcrevo a sguir.
Há coisas que você jamais vai ler na imprensa brasileira porque, dada a sua “isenção” de propaganda, às vezes letal para a inteligência e a verdade, pouco importa a consideração de uma autoridade científica ou religiosa se o que elas dizem não coincide com a metafísica politicamente correta. Aceita-se a chamada pluralidade, mas sem exageros, é claro. Querem ver?
Vocês se lembram que, em Camarões — e, de fato, foi uma mensagem para o continente africano —, o Papa Bento 16 afirmou que a distribuição maciça de camisinhas não era o melhor programa de combate à AIDS. E disse que o problema poderia até se agravar. A estupidez militante logo entendeu, ou fingiu entender, que Sua Santidade contestara a eficiência do preservativo para barrar a transmissão do vírus. Bento 16 não tratava desse assunto, mas de coisa mais ampla. Referia-se a políticas públicas de combate à expansão da doença. Apanhou de todo lado. De todo mundo. No Brasil, noticiou-se a coisa com ares de escândalo. Os valentes nem mesmo investigaram os números no Brasil — a contaminação continua alta e EM ALTA em alguns grupos — e no mundo. Adiante.
Se você pesquisar um pouco, vai saber que o médico e antropólogo Edward Green (foto) é uma das maiores autoridades mundiais no estudo das formas de combate à expansão da AIDS. Ele é diretor do Projeto de Investigação e Prevenção da AIDS (APRP, na sigla em inglês), do Centro de Estudos sobre População e Desenvolvimento de Harvard. Pois bem. Green concedeu uma entrevista sobre o tema. E o que ele disse? O PAPA ESTÁ CERTO. AS EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS CONFIRMAM O QUE DIZ SUA SANTIDADE. Ora, como pode o papa estar certo? Vamos sonegar essa informação dos leitores.
Em entrevista aos sites National Review Online (NRO) e Ilsuodiario.net, Green afirma que as evidências que existem apontam que a distribuição em massa de camisinha não é eficiente para reduzir a contaminação na África. Na verdade, ao NRO, ele afirmou que não havia uma relação consistente entre tal política e a diminuição da contaminação. Ao Ilsuodiario, assumiu claramente a posição do papa — e, notem bem!, ele fala como cientista, como estudioso, não como religioso: “O que nós vemos de fato é uma associação entre o crescimento do uso da camisinha e um aumento da AIDS. Não sabemos todas as razões. Em parte, isso pode acontecer por causa do que chamamos ‘risco compensação” — literalmente, nas palavras dele ao NRO: “Quando alguém usa uma tecnologia de redução de risco, freqüentemente perde o benefício (dessa redução) correndo mais riscos do que aquele que não a usa”.
Pois é… Green também afirma que o chamado programa ABC — abstinência, fidelidade e, sim, camisinha (se necessário), que está em curso em Uganda — tem-se mostrado eficiente para diminuir a contaminação. E diz que o grande fator para a queda é a redução de parceiros sexuais. Que coisa, não?
NÃO É MESMO INCRÍVEL QUE SEXO MAIS RESPONSÁVEL CONTRIBUA PRA DIMINUIR OS CASOS DE CONTAMINAÇÃO? Pois é... Critico as campanhas de combate à AIDS no Brasil desde o Primeira Leitura, como sabem. E, aqui, desde o primeiro dia. Há textos às pencas no arquivo. A petralhada que se pensa cheia de veneno e picardia erótica gritava: “Você quer impor seu padrão religioso ao país...” Ou então: “Você não gosta de sexo...” Pois é. Vai ver Harvard escolheu um idiota católico e sexofóbico para dirigir o programa...
Bento 16 apanhou que deu gosto. E apanhou pelo que não disse — e ele jamais disse que a camisinha facilita a contaminação de um indivíduo em particular — e pelo que disse: a AIDS é, sim, uma doença associada ao comportamento de risco e, pois, às escolhas individuais. Sem que se mude esse compartamento, nada feito.
Pois é... O mundo moderno não aceita que as pessoas possam ter escolhas. Como já escrevi aqui certa feita, transformaram a camisinha numa nova ética. E, como tal, ela é de uma escandalosa ineficiência.

Fonte: Blog do Reinaldo Azevedo

25 março 2009

Previsões e opiniões para o ano de 2009 - 3

- 23/03 - Barack Obama pediu que países adotem medidas valentes contra a crise na Cúpula do G20...
- 23/03 - Coreia do Sul anunciou plano econômico de aproximadamente US$ 20,7 bilhões, o maior desde 1998...
- 23/03 - Embraer confirma venda de 24 aeronaves Super Tucano para o Equador...
- 23/03 - O maior problema da crise, desemprego: "Segundo Abhisit Vejjajiva, primeiro-ministro do país da Tailândia, a crise deixará cerca de 1 milhão de pessoas desempregadas no país..." e as empresas indo para o buraco, "A Finance Leasing, firma de leasing de aviões da fabricante estatal russa United Aircraft,, declarou moratória..."
- 23/03 - "Calote de estatal russa traz de volta sombra de 1998." A situação por lá está piorando cada vez mais, espero que eles não venham a nos prejudicar indiretamente.
- 23/03 - "Japão poderá injetar mais US$ 200 bilhões para estimular economia..." Todo pacote de estímulo é bem vindo, mas se realizará?
- 23/03 - Segundo o relatório Focus, como deve se comportar o PIB brasileiro? "Enquanto na semana passada a mediana havia ficado em 0,59%, na consulta atual o número beirou 0,01%."
- 23/03 - "Em tempos marcados pela reorganização corporativa, o governo da China pretende criar cinco siderúrgicas em três anos, que corresponderiam a 45% de toda oferta de aço no país." Para as mineradoras isto é péssimo visto que o poder de barganha do setor siderúrgico aumentaria consideravelmente em relação as suas fornecedoras como a VALE. Também seria ruim para as siderúrgicas brasileiras visto que, empresas chinesas maiores e mais fortes, com custos menores, iria aumentar a competição no setor afetando a lucratividade destas. Quero lembrar que as empresas chinesas vêm exportando produtos siderúrgicos para o mundo todo após a crise. Para os ex-alunos de análise fundamentalista, isto é a visão de uma análise setorial.
- 23/03 - versão atualizada do relatório Focus, documento que mostra quais são as estimativas do mercado para 2009 e 2010. A perspectiva de desaceleração econômica continua chamando atenção nesta edição, com previsão que o PIB (Produto Interno Bruto) avance menos no ano vigente. Enquanto na semana passada a mediana havia ficado em 0,59%, na consulta atual o número beirou 0,01%.
- 24/03 - O Governo irá emprestar US$ 700 milhões para Aerolíneas Argentinas comprar 20 aviões da Embraer...
- 24/03 - O diretor da BlackRock, Bob Doll, divulgou na segunda-feira (23) relatório comentando a atual situação da economia norte-americana. Lá pode se encontrar no que diz respeito à economia mais ampla, alguns sinais recentes podem sugerir que estamos chegando a um ponto de inflexão. Isto não sugere, porém, que a economia está prestes a se recuperar, mas aponta para um grau de estabilização e um potencial fim das graves taxas de declínio. "Neste momento, acreditamos que há alguma probabilidade de que assistirmos ao início de uma recuperação econômica ao final do ano". Para o mercado de ações, uma perspectiva clara continua sendo difícil de se estimar. O recente rali foi importante, mas resta saber se é sustentável. No longo prazo, a perspectiva é de que ações apresentem valores atrativos, sobretudo quando comparadas ao retorno oferecido por outras aplicações, como Treasuries.
- 24/03 - Em entrevista à InfoMoney, o banqueiro Luiz Cesar Fernandes diz que “A principal dificuldade é fazer com que as pessoas esqueçam do passado. Existia um mundo até dezembro de 2007; e um mundo de janeiro de 2008 em diante. O desafio é essas pessoas se adaptarem ao novo mundo.” E acrescenta: “O segundo grande desafio é convencer as empresas brasileiras de que a crise vai chegar em todo mundo, e que elas se antecipem, pedindo auxílio de bancos de investimento especializados.” Perguntado sobre se acredita na possibilidade de recessão do Brasil em 2009, ele responde: : “Não acredito em recessão no Brasil, porque é um País muito mais diluído do que outras nações. Não sei se quer me chamar de otimista, mas acho que vamos ficar (com crescimento do PIB) entre 1% e 1,5%. Como todo o mercado, o (relatório) Focus é de rebanho. Se pegar o Focus de duas semanas atrás, a taxa de juros estava a 11,75%. O Focus tem uma distorção enorme, porque pega o efeito manada.”
- 24/03 - Pesquisa Febraban (Federação Brasileira de Bancos) de Projeções e Expectativas de Mercado divulgada nesta terça-feira (24) mostrou menores estimativas para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano e um Copom (Comitê de Política Monetária) bem menos conservador, em comparação com a última análise.

Vinho branco é ideal para os dias quentes

Por ser mais refrescante, o vinho de altitude vai bem em dias quentes.
O hábito de beber vinho branco ainda não é comum no país, embora seu sabor e aroma combinem perfeitamente com o clima quente do verão brasileiro. Para quem deseja aguçar o paladar e experimentar algumas boas opções dessa bebida refrescante, valem algumas dicas sobre origem, tradição e tipos de uvas.
Entre as variedades de vinhos brancos com bom preço, as bebidas elaboradas a partir de uvas Torrontés, cultivadas em Cafayate, na região de Salta, na Argentina, podem ser uma boa surpresa. A região possui diferenças drásticas de temperatura pela manhã e à noite, clima frio, boa drenagem de solo e vinhedos - cultivados desde o século XIX - a mais de 1.500 metros de altitude. Essas condições favorecem a produção de vinhos brancos refrescantes e de qualidade.
Entre os produtos dessa região, um destaque é o Cuma, da vinícola Michel Torino, importado no Brasil pela Bruck. O vinho é elaborado a partir de vinhedos situados a 1.700 metros. Os vinhedos seguem o padrão de cultivo orgânico, desde os anos 90, e receberam certificação nessa área em 2005. O resultado é um vinho refrescante, com boa acidez e aromas cítricos e florais bem equilibrados.
Outro destaque leva o nome das uvas. O Torrontés, elaborado pela San Pedro de Yacochuya, pertencente à família Etchart. Os vinhedos estão a uma altitude superior a 2.000 metros e dão origem a um Torrontés seco, com aromas cítricos e notas florais, fazendo par com aroma de creme. O vinho possui muito frescor e um final muito agradável.
Com aromas florais bem presentes, o Crios, de Susana Balbo, Torrontés 2007, mostrou também untuosidade e acidez na boca, equilibrando seus quase 14% de álcool. Os aromas cítricos também estão presentes neste vinho jovial e vibrante.
Elaborado com uvas provenientes de vinhedos acima dos 1.600 metros de altitude, o Alta Vista Premium Torrontés 2007, da Bodega Alta Vista, apresenta aromas cítricos, florais e uma mineralidade discreta.
Fonte: Carlos Alberto Barbosa

Vinho branco é ideal para os dias quentes

Por ser mais refrescante, o vinho de altitude vai bem em dias quentes.
O hábito de beber vinho branco ainda não é comum no país, embora seu sabor e aroma combinem perfeitamente com o clima quente do verão brasileiro. Para quem deseja aguçar o paladar e experimentar algumas boas opções dessa bebida refrescante, valem algumas dicas sobre origem, tradição e tipos de uvas.
Entre as variedades de vinhos brancos com bom preço, as bebidas elaboradas a partir de uvas Torrontés, cultivadas em Cafayate, na região de Salta, na Argentina, podem ser uma boa surpresa. A região possui diferenças drásticas de temperatura pela manhã e à noite, clima frio, boa drenagem de solo e vinhedos - cultivados desde o século XIX - a mais de 1.500 metros de altitude. Essas condições favorecem a produção de vinhos brancos refrescantes e de qualidade.
Entre os produtos dessa região, um destaque é o Cuma, da vinícola Michel Torino, importado no Brasil pela Bruck. O vinho é elaborado a partir de vinhedos situados a 1.700 metros. Os vinhedos seguem o padrão de cultivo orgânico, desde os anos 90, e receberam certificação nessa área em 2005. O resultado é um vinho refrescante, com boa acidez e aromas cítricos e florais bem equilibrados.
Outro destaque leva o nome das uvas. O Torrontés, elaborado pela San Pedro de Yacochuya, pertencente à família Etchart. Os vinhedos estão a uma altitude superior a 2.000 metros e dão origem a um Torrontés seco, com aromas cítricos e notas florais, fazendo par com aroma de creme. O vinho possui muito frescor e um final muito agradável.
Com aromas florais bem presentes, o Crios, de Susana Balbo, Torrontés 2007, mostrou também untuosidade e acidez na boca, equilibrando seus quase 14% de álcool. Os aromas cítricos também estão presentes neste vinho jovial e vibrante.
Elaborado com uvas provenientes de vinhedos acima dos 1.600 metros de altitude, o Alta Vista Premium Torrontés 2007, da Bodega Alta Vista, apresenta aromas cítricos, florais e uma mineralidade discreta.
Fonte: Carlos Alberto Barbosa

24 março 2009

Onde você coloca o sal?

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo dágua e bebesse.
- Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
- Ruim. Disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.
Então o velho disse:
- Beba um pouco dessa água.
Enquanto a água corria pelo queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- Bom! - disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal? - perguntou o Mestre.
- Não. - disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.
Em outras palavras:
É deixar de ser Copo para tornar-se um Lago.
(Pensamento Zen-Budista)

*Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.

23 março 2009

Previsões e opiniões para o ano de 2009 - 2

Mudei um pouco o título da série de posts que pretendo apresentar aqui para o ano de 2009. O espírito conyinua o mesmo. Haverão mais acertos, ou erros? ou será que fica equilibrado? Quem se aventura com um prognóstico?
- 17/03 - Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia 2008: "esgotaram-se as ferramentas convencionais para sair da crise. Os governos precisam adotar medidas mais drásticas."
- 17/03 - Bank of America Merrill Lynch prevê um crescimento de 0,8% para o PIB brasileiro em 2009...
- 17/03 - O número de construções de casas nos Estados Unidos registrou avanço de 22,2% em fevereiro, chegando a uma taxa anualizada de 583 mil unidades. O resultado surpreendeu os analistas, que esperavam uma nova queda, depois de o índice ter atingido um patamar recorde de baixa em janeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Departamento do Comércio.
-17/03 - "O Housing Starts, que mensura o nível anualizado de casas em início de construção nos EUA, registrou 583 mil novas casas em fevereiro, superando as projeções dos analistas.", "...a expectativa do mercado indicava 450 mil" Mas ainda não podemos comemorar...
- 17/03 - "O Instituto de Finanças Internacionais, maior associação de bancos do mundo, acredita que a América Latina irá contrair 0,3% em 2009..."
- 17/03 - "Bank of America Merrill Lynch prevê um crescimento de 0,8% para o PIB brasileiro em 2009..." e "Morgan Stanley prevê uma retração de 4,5% para o PIB brasileiro em 2009.
Lula rebate dizendo que o banco não conseguiu nem prever o que aconteceu com ele mesmo..."
- 17/03 - "Enfrentando a crise, a rede de lanchonetes Bob's irá criar 1.200 postos de trabalho no Brasil com a abertura de 90 pontos de venda..."
- 17/03 - "Crise afasta consumidor do crédito; procura recua 10,5% em fevereiro."
- 17/03 - "Anglo American revisa projetos no Brasil. Companhia americana adiou o que era possível e reduziu o ritmo das obras já em andamento."
- 20/03 - O FMI que geralmente é otimista em suas previsões já está considerando a hipótese de recessão mundial: "Fundo Monetário Internacional fez novas previsões, e pessimistas, sobre o crescimento mundial. Segundo o FMI, o PIB mundial terá sua primeira contração desde a Segunda Guerra Mundial..."
- 20/03 - "Carlos Lupi, ministro do Trabalho, prevê a criação de 100.000 empregos formais em março e um total de 1,5 milhão em 2009"
- 20/03 - "Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base mostra que 74% das empresas esperam uma queda no lucro em 2009..."
- 20/03 - Esta previsão otimista é do governo: "A previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2009 foi reduzida para 2%, contra os 4% inicialmente projetados."
- 20/03 - O governo da China bloqueou a oferta da Coca-Cola pela fábrica da sucos Huiyuan. O que isto tem haver com o setor siderúrgico e as mineradoras? A China queria comprar um pedaço da Rio Tinto que está com a "corda no pescoço", ou seja, com uma elevada dívida por vencer no curto prazo. Se os chineses não conseguirem entrar no capital desta devido a um protecionismo semelhante e justificado ao chinês por parte dos australianos, ela poderá ficar desesperada e vender sua produção mais barata forçando uma redução drástica nos preços das commodities. Outras hipóteses podem ocorrer neste meio do caminho, mas está ficando difícil para as mineradoras. Parece que as siderúrgicas chinesas se juntaram para a negociação com as mineradoras e assim aumentaram o seu poder de barganha. Esta guerra vai ser grande.
- 20/03 – Os analistas do Goldman Sachs perguntam: "o que pode dar certo para a economia mundial?". Felizmente, ao menos no campo hipotético, são várias as respostas:
• o consumo de norte-americanos, britânicos e alemães retoma força.
• a derrocada do setor imobiliário dos EUA encontra sua inflexão.
• O Talf (Term Asset-Backed Loan Facility, recém-introduzido para facilitar as condições de crédito, nos EUA) se torna um sucesso.
• aumenta a cooperação internacional.
• os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) voltam a empolgar.
- 20/03 - A nova estimativa do governo é de crescimento de 2% este ano. Bem mais modesta que os 3,5% anteriores, mas ainda otimista se comparada ao que os analistas projetam. Citando alguns, a agência de classificação de risco vê estagnação da economia brasileira este ano; a FitchTendências Consultoria aposta em tímido avanço de 0,3%; o Credit Suisse enxerga crescimento de 1,3%, mas diz que o risco de recessão é significativo.
- 20/03 - "Risco de recessão na economia brasileira é elevado e dependerá de quão extensas serão a crise externa e a contração do crédito", argumenta o banco suíço Credit Suisse. Marcela Prada, economista da Tendências Consultoria, espera queda de 0,9% no PIB referente ao primeiro trimestre deste. "Configuraria um caso de recessão técnica".
- 22/03 - Segundo Abhisit Vejjajiva, primeiro-ministro da Tailândia, a crise deixará cerca de 1 milhão de pessoas desempregadas no país...
- 22/03 - Em uma entrevista à rede CBS, o presidente Barack Obama diz estar vendo luzes de esperança para a economia norte-americana...
- 22/03 - Chakib Khelil, ministro da Energia argelino, acredita que o preço do barril de petróleo flutue até US$ 60 no fim de 2009...
- 22/03 - Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, elogiou nesta sexta-feira (20/03) o governo do presidente Barack Obama...

Peixes frescos

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.
Assim, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar a mais longe do que nunca. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. Para resolver este problema, os japoneses instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar.
Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.
Então, eles instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques como 'sardinhas'.
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos.
Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de fresco. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.
Como os japoneses resolveram este problema? Antes da resposta, leia o que vem abaixo.
Quando as pessoas atingem seus objetivos, tais como ter um empreendimento altamente rentável, ter um relacionamento amoroso maravilhoso, ou ganhar na loteria, ainda assim elas poderão, com o passar do tempo, perder suas paixões.
A sensação de estabilidade pode gerar um sentimento de apatia e de relaxamento, a ponto das pessoas não desejarem mais buscar por novos desafios.
É o caso dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, dos herdeiros, que nunca crescem, e de donas-de-casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.
No começo dos anos 50, L. Ron Hubbard disse: 'O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador'.
Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz.
Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
Assim, para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Porém eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega 'muito vivo'.
Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista, se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.
Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.
Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.
Ponha um 'tubarão no seu tanque' e veja quão longe você realmente pode chegar.
Mas , se isso ainda é difícil para você, se você não consegue sair de sua zona de conforto, criar um ambiente desafiador, encarar o tubarão não desista, busque ajuda.

Peixes frescos

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.
Assim, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar a mais longe do que nunca. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. Para resolver este problema, os japoneses instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar.
Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.
Então, eles instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques como 'sardinhas'.
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos.
Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de fresco. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.
Como os japoneses resolveram este problema? Antes da resposta, leia o que vem abaixo.
Quando as pessoas atingem seus objetivos, tais como ter um empreendimento altamente rentável, ter um relacionamento amoroso maravilhoso, ou ganhar na loteria, ainda assim elas poderão, com o passar do tempo, perder suas paixões.
A sensação de estabilidade pode gerar um sentimento de apatia e de relaxamento, a ponto das pessoas não desejarem mais buscar por novos desafios.
É o caso dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, dos herdeiros, que nunca crescem, e de donas-de-casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.
No começo dos anos 50, L. Ron Hubbard disse: 'O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador'.
Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz.
Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
Assim, para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Porém eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega 'muito vivo'.
Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista, se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.
Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.
Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.
Ponha um 'tubarão no seu tanque' e veja quão longe você realmente pode chegar.
Mas , se isso ainda é difícil para você, se você não consegue sair de sua zona de conforto, criar um ambiente desafiador, encarar o tubarão não desista, busque ajuda.