25 março 2009

Vinho branco é ideal para os dias quentes

Por ser mais refrescante, o vinho de altitude vai bem em dias quentes.
O hábito de beber vinho branco ainda não é comum no país, embora seu sabor e aroma combinem perfeitamente com o clima quente do verão brasileiro. Para quem deseja aguçar o paladar e experimentar algumas boas opções dessa bebida refrescante, valem algumas dicas sobre origem, tradição e tipos de uvas.
Entre as variedades de vinhos brancos com bom preço, as bebidas elaboradas a partir de uvas Torrontés, cultivadas em Cafayate, na região de Salta, na Argentina, podem ser uma boa surpresa. A região possui diferenças drásticas de temperatura pela manhã e à noite, clima frio, boa drenagem de solo e vinhedos - cultivados desde o século XIX - a mais de 1.500 metros de altitude. Essas condições favorecem a produção de vinhos brancos refrescantes e de qualidade.
Entre os produtos dessa região, um destaque é o Cuma, da vinícola Michel Torino, importado no Brasil pela Bruck. O vinho é elaborado a partir de vinhedos situados a 1.700 metros. Os vinhedos seguem o padrão de cultivo orgânico, desde os anos 90, e receberam certificação nessa área em 2005. O resultado é um vinho refrescante, com boa acidez e aromas cítricos e florais bem equilibrados.
Outro destaque leva o nome das uvas. O Torrontés, elaborado pela San Pedro de Yacochuya, pertencente à família Etchart. Os vinhedos estão a uma altitude superior a 2.000 metros e dão origem a um Torrontés seco, com aromas cítricos e notas florais, fazendo par com aroma de creme. O vinho possui muito frescor e um final muito agradável.
Com aromas florais bem presentes, o Crios, de Susana Balbo, Torrontés 2007, mostrou também untuosidade e acidez na boca, equilibrando seus quase 14% de álcool. Os aromas cítricos também estão presentes neste vinho jovial e vibrante.
Elaborado com uvas provenientes de vinhedos acima dos 1.600 metros de altitude, o Alta Vista Premium Torrontés 2007, da Bodega Alta Vista, apresenta aromas cítricos, florais e uma mineralidade discreta.
Fonte: Carlos Alberto Barbosa

24 março 2009

Onde você coloca o sal?

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo dágua e bebesse.
- Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
- Ruim. Disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.
Então o velho disse:
- Beba um pouco dessa água.
Enquanto a água corria pelo queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- Bom! - disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal? - perguntou o Mestre.
- Não. - disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.
Em outras palavras:
É deixar de ser Copo para tornar-se um Lago.
(Pensamento Zen-Budista)

*Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.

23 março 2009

Previsões e opiniões para o ano de 2009 - 2

Mudei um pouco o título da série de posts que pretendo apresentar aqui para o ano de 2009. O espírito conyinua o mesmo. Haverão mais acertos, ou erros? ou será que fica equilibrado? Quem se aventura com um prognóstico?
- 17/03 - Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia 2008: "esgotaram-se as ferramentas convencionais para sair da crise. Os governos precisam adotar medidas mais drásticas."
- 17/03 - Bank of America Merrill Lynch prevê um crescimento de 0,8% para o PIB brasileiro em 2009...
- 17/03 - O número de construções de casas nos Estados Unidos registrou avanço de 22,2% em fevereiro, chegando a uma taxa anualizada de 583 mil unidades. O resultado surpreendeu os analistas, que esperavam uma nova queda, depois de o índice ter atingido um patamar recorde de baixa em janeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Departamento do Comércio.
-17/03 - "O Housing Starts, que mensura o nível anualizado de casas em início de construção nos EUA, registrou 583 mil novas casas em fevereiro, superando as projeções dos analistas.", "...a expectativa do mercado indicava 450 mil" Mas ainda não podemos comemorar...
- 17/03 - "O Instituto de Finanças Internacionais, maior associação de bancos do mundo, acredita que a América Latina irá contrair 0,3% em 2009..."
- 17/03 - "Bank of America Merrill Lynch prevê um crescimento de 0,8% para o PIB brasileiro em 2009..." e "Morgan Stanley prevê uma retração de 4,5% para o PIB brasileiro em 2009.
Lula rebate dizendo que o banco não conseguiu nem prever o que aconteceu com ele mesmo..."
- 17/03 - "Enfrentando a crise, a rede de lanchonetes Bob's irá criar 1.200 postos de trabalho no Brasil com a abertura de 90 pontos de venda..."
- 17/03 - "Crise afasta consumidor do crédito; procura recua 10,5% em fevereiro."
- 17/03 - "Anglo American revisa projetos no Brasil. Companhia americana adiou o que era possível e reduziu o ritmo das obras já em andamento."
- 20/03 - O FMI que geralmente é otimista em suas previsões já está considerando a hipótese de recessão mundial: "Fundo Monetário Internacional fez novas previsões, e pessimistas, sobre o crescimento mundial. Segundo o FMI, o PIB mundial terá sua primeira contração desde a Segunda Guerra Mundial..."
- 20/03 - "Carlos Lupi, ministro do Trabalho, prevê a criação de 100.000 empregos formais em março e um total de 1,5 milhão em 2009"
- 20/03 - "Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base mostra que 74% das empresas esperam uma queda no lucro em 2009..."
- 20/03 - Esta previsão otimista é do governo: "A previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2009 foi reduzida para 2%, contra os 4% inicialmente projetados."
- 20/03 - O governo da China bloqueou a oferta da Coca-Cola pela fábrica da sucos Huiyuan. O que isto tem haver com o setor siderúrgico e as mineradoras? A China queria comprar um pedaço da Rio Tinto que está com a "corda no pescoço", ou seja, com uma elevada dívida por vencer no curto prazo. Se os chineses não conseguirem entrar no capital desta devido a um protecionismo semelhante e justificado ao chinês por parte dos australianos, ela poderá ficar desesperada e vender sua produção mais barata forçando uma redução drástica nos preços das commodities. Outras hipóteses podem ocorrer neste meio do caminho, mas está ficando difícil para as mineradoras. Parece que as siderúrgicas chinesas se juntaram para a negociação com as mineradoras e assim aumentaram o seu poder de barganha. Esta guerra vai ser grande.
- 20/03 – Os analistas do Goldman Sachs perguntam: "o que pode dar certo para a economia mundial?". Felizmente, ao menos no campo hipotético, são várias as respostas:
• o consumo de norte-americanos, britânicos e alemães retoma força.
• a derrocada do setor imobiliário dos EUA encontra sua inflexão.
• O Talf (Term Asset-Backed Loan Facility, recém-introduzido para facilitar as condições de crédito, nos EUA) se torna um sucesso.
• aumenta a cooperação internacional.
• os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) voltam a empolgar.
- 20/03 - A nova estimativa do governo é de crescimento de 2% este ano. Bem mais modesta que os 3,5% anteriores, mas ainda otimista se comparada ao que os analistas projetam. Citando alguns, a agência de classificação de risco vê estagnação da economia brasileira este ano; a FitchTendências Consultoria aposta em tímido avanço de 0,3%; o Credit Suisse enxerga crescimento de 1,3%, mas diz que o risco de recessão é significativo.
- 20/03 - "Risco de recessão na economia brasileira é elevado e dependerá de quão extensas serão a crise externa e a contração do crédito", argumenta o banco suíço Credit Suisse. Marcela Prada, economista da Tendências Consultoria, espera queda de 0,9% no PIB referente ao primeiro trimestre deste. "Configuraria um caso de recessão técnica".
- 22/03 - Segundo Abhisit Vejjajiva, primeiro-ministro da Tailândia, a crise deixará cerca de 1 milhão de pessoas desempregadas no país...
- 22/03 - Em uma entrevista à rede CBS, o presidente Barack Obama diz estar vendo luzes de esperança para a economia norte-americana...
- 22/03 - Chakib Khelil, ministro da Energia argelino, acredita que o preço do barril de petróleo flutue até US$ 60 no fim de 2009...
- 22/03 - Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, elogiou nesta sexta-feira (20/03) o governo do presidente Barack Obama...

Peixes frescos

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.
Assim, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar a mais longe do que nunca. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. Para resolver este problema, os japoneses instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar.
Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.
Então, eles instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques como 'sardinhas'.
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos.
Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de fresco. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.
Como os japoneses resolveram este problema? Antes da resposta, leia o que vem abaixo.
Quando as pessoas atingem seus objetivos, tais como ter um empreendimento altamente rentável, ter um relacionamento amoroso maravilhoso, ou ganhar na loteria, ainda assim elas poderão, com o passar do tempo, perder suas paixões.
A sensação de estabilidade pode gerar um sentimento de apatia e de relaxamento, a ponto das pessoas não desejarem mais buscar por novos desafios.
É o caso dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, dos herdeiros, que nunca crescem, e de donas-de-casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.
No começo dos anos 50, L. Ron Hubbard disse: 'O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador'.
Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz.
Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
Assim, para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Porém eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega 'muito vivo'.
Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista, se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.
Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.
Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.
Ponha um 'tubarão no seu tanque' e veja quão longe você realmente pode chegar.
Mas , se isso ainda é difícil para você, se você não consegue sair de sua zona de conforto, criar um ambiente desafiador, encarar o tubarão não desista, busque ajuda.

Peixes frescos

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.
Assim, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar a mais longe do que nunca. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. Para resolver este problema, os japoneses instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar.
Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.
Então, eles instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques como 'sardinhas'.
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos.
Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de fresco. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.
Como os japoneses resolveram este problema? Antes da resposta, leia o que vem abaixo.
Quando as pessoas atingem seus objetivos, tais como ter um empreendimento altamente rentável, ter um relacionamento amoroso maravilhoso, ou ganhar na loteria, ainda assim elas poderão, com o passar do tempo, perder suas paixões.
A sensação de estabilidade pode gerar um sentimento de apatia e de relaxamento, a ponto das pessoas não desejarem mais buscar por novos desafios.
É o caso dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, dos herdeiros, que nunca crescem, e de donas-de-casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.
No começo dos anos 50, L. Ron Hubbard disse: 'O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador'.
Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz.
Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
Assim, para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Porém eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega 'muito vivo'.
Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista, se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.
Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.
Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.
Ponha um 'tubarão no seu tanque' e veja quão longe você realmente pode chegar.
Mas , se isso ainda é difícil para você, se você não consegue sair de sua zona de conforto, criar um ambiente desafiador, encarar o tubarão não desista, busque ajuda.

Sobre o uso do hífen na nova ortografia

Recebí de meu amigo André, uma dica interessante sobre como usar o hífen, de acordo com a nova ortografia. Dis ele que existem algumas excessões, mas que não sabe quais são. Quem saberia?
Dica legal para a assimilação das mudanças na utilização do hífen
Pensem naquele velho ditado:
"Os diferentes se atraem e os iguais se repelem."
Exemplos:
anti-inflacionário (vogais iguais= coloca-se o hífen)
antiamericanismo (vogais diferentes =não se coloca o hífen e fica juntinho)
super-romântico (consoantes iguais = coloca-se o hífen )
supermoderno (consoantes diferentes = não se coloca o hífen e fica juntinho)
Atenção: se prefixo terminar com vogal e o segundo elemento com R ou S, se junta e dobra esta consoante. Ex.: antirracismo, antissocial.

Sobre o uso do hífen na nova ortografia

Recebí de meu amigo André, uma dica interessante sobre como usar o hífen, de acordo com a nova ortografia. Dis ele que existem algumas excessões, mas que não sabe quais são. Quem saberia?
Dica legal para a assimilação das mudanças na utilização do hífen
Pensem naquele velho ditado:
"Os diferentes se atraem e os iguais se repelem."
Exemplos:
anti-inflacionário (vogais iguais= coloca-se o hífen)
antiamericanismo (vogais diferentes =não se coloca o hífen e fica juntinho)
super-romântico (consoantes iguais = coloca-se o hífen )
supermoderno (consoantes diferentes = não se coloca o hífen e fica juntinho)
Atenção: se prefixo terminar com vogal e o segundo elemento com R ou S, se junta e dobra esta consoante. Ex.: antirracismo, antissocial.

21 março 2009

O melhor comissário de voo da atualiade

Vejam que interessante. Isto é bom atendimento e diferencial competitivo. Notem que tem passageiro fazendo coro com o comissário.

Substituto para Galvão Bueno na Globo?

O site PlanetaTV publicou no último dia 16/03:
Rede Globo procura substituto para Galvão Bueno, informa jornal
16/03/09 - 17:29

De acordo com informações do jornalista Ricardo Feltrin da coluna Ooops!, a Rede Globo passou os últimos meses procurando, em sigilo, um locutor esportivo de primeira linha, que se transforme um dia numa espécie de "sucessor" de Galvão Bueno.
A emissora estaria atrás de um novo nome, que não seja conhecido nem no rádio. Segundo a coluna, essa "caça" não significa que Galvão, 59, vá se aposentar em breve.
Ele só deve pensar em parar após a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, quando terá 64 anos. Mas o ponto é que a Globo pensa tudo de forma tão estratégica e antecipada, que já procura o "novo Galvão".

No ano passado, a emissora chegou a fazer uma oficina de locutores esportivos. Vários nomes foram chamados, fizeram exercícios e testes, mas ninguém foi aprovado. A preocupação então cresceu.
Na "hierarquia" de locutores, a Globo tem Cléber Machado e Luiz Roberto. Cléber também acaba de renovar contrato, após sofrer assédio pesado da Record. Ainda assim é muito pouco para a emissora, que ainda detém
o monopólio das transmissões da maioria dos esportes nacionais.

Sobre a Petrobras

A Infomoney relata entrevista com o Gerente de RI da Petrobras. Ele afirma que a empresa está "investindo na hora certa". Em evento realizado pela Ativa Corretora, Paulo Campos ainda disse que companhia "vai sair fortalecida da crise".
Da matéria da Infomoney, destaco os seguintes pontos.
"Acreditamos que estamos absolutamente certos, investindo na hora certa", disse Campos quando questionado sobre a viabilidade dos US$ 174,4 bilhões que serão aplicados pela empresa em meio à atual crise financeira. Para ele, a Petrobras "vai sair fortalecida da crise", principalmente em função da continuidade dos investimentos.
Pré-sal norteia otimismo
Durante encontro promovido pela Ativa Corretora, o gerente da Petrobras deixou claro que o otimismo de longo prazo se apóia principalmente nas expectativas favoráveis para a camada do pré-sal, alvo de investimentos de US$ 28,4 bilhões pela empresa até 2013.
Neste sentido, Campos afirmou que quando as reservas já descobertas na região forem totalmente incorporadas à carteira da Petrobras, a companhia se tornará a número um do mundo em termos de reservas provadas (grifo meu), ultrapassando a gigante norte-americana Exxon e outras grandes concorrentes, como Shell e BP.
Além disso, o executivo ressaltou que os técnicos da petrolífera garantiram que a exploração da área é viável com o barril de petróleo sendo cotado até US$ 30, embora acredite que o preço do combustível deva encerrar o ano em uma média de US$ 70, conforme prevê a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Por fim, questionado sobre a possibilidade da Petrobras encontrar novas reservas de óleo, Campos foi enfático ao afirmar que a companhia "tem novas descobertas a serem anunciadas".