domingo, 24 de julho de 2016

Imagens do Brasil - Juiz de Fora - Minas Gerais





Juiz de Fora é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião da Zona da Mata e microrregião de mesmo nome, localiza-se a sudeste da capital do estado de Minas Gerais.
A cidade de Juiz de Fora foi emancipada de Barbacena na década de 1850. A versão mais conhecida de sua etimologia é que o nome seja uma referência a um juiz de fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito, que hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora. Hoje é formada pela cidade de Juiz de Fora além dos distritos de Rosário de Minas, Torreões e Sarandira, subdivididos ainda em 111 bairros. Passou a ser conhecida como "Manchester Mineira" à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante do estado.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Tupi Football Club, fundado em maio de 1912. Juiz de Fora também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Museu Mariano Procópio, o Cine-Theatro Central e o Parque da Lajinha. Um dos principais eventos é o Carnaval de Juiz de Fora, que teve suas origens na época de emancipação do município. No final da década de 1930, até a década de 1960, o auge do Carnaval mudou de foco e a festa nos clubes pairou sobre Juiz de Fora.
As origens de Juiz de Fora remontam a época do Ciclo do Ouro, portanto confundem-se com a história de Minas Gerais. Devido à dificuldade de acesso à região do atual município, o lugar permaneceu praticamente intocado até o século XIX.
Na década de 1840, começa a crescer a plantação de café, devido ao aumento do consumo de café na Europa e Estados Unidos e ao esgotamento dos solos do Vale do Paraíba contrastante com as terras disponíveis na Zona da Mata. A partir de 1889, a cidade ganhou iluminação pública elétrica, telefone e linhas de bonde, contando ainda com telégrafo e imprensa.
De 1850 a 1870, Juiz de Fora vivenciou expansão da economia cafeeira, juntamente com a tendência regional, tornando-se o principal produtor de café da Zona da Mata mineira em torno de 1855, posto que abandonou somente nas primeiras décadas do século XX.
Na década de 1850 é fundada por Mariano Procópio Ferreira Lage a Companhia União e Indústria, que iniciou a construção da Estrada União e Indústria, com o intuito de reduzir o tempo de viagem entre a Corte a província de Minas Gerais, acelerando o escoamento da produção cafeeira. Em 1858, a cidade recebeu a primeira leva de imigrantes europeus: 1162 colonos alemães foram contratados para trabalhar na Companhia, entre arquitetos, engenheiros, artífices, agricultores e outros. A maioria destes morava na colônia D. Pedro II. A cidade continuou recebendo imigrantes nos anos seguintes, aumentando consideravelmente a população livre. A construção desta rodovia tornou a cidade o maior entreposto comercial da Zona da Mata.
Entretanto, o sucesso da Estrada União Indústria foi comprometido pela concorrência com duas estradas de ferro construídas na mesma época com a mesma finalidade de escoamento da produção cafeeira: a Estrada de Ferro D. Pedro II e a Estrada de Ferro Leopoldina.

Fonte: Wikipedia

sábado, 23 de julho de 2016

A verdade nua e crua sobre a escova de dentes


Você sabe o que está à espreita na sua escova de dentes?
A escova de dentes é lar de mais de 100 milhões bactérias incluindo e.coli e bactérias estafilococos (Staphylococcus), de acordo com pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra. E a Universidade de Alabama, em Birmingham, identificou que germes fecais também estavam em escovas de dentes.
Tudo isso parece nojento, mas você não precisa entrar em pânico. Sua boca também está cheia de bactérias e sua escova de dentes provavelmente não vai te deixar doente, mas há maneiras de mantê-la limpa para ficar saudável.
Boca cheia de bactérias
"Na boca encontramos centenas de microorganismos todos os dias," diz Gayle McCombs, RDH, MS, professor associado e diretor do Centro de Pesquisa de Higiene Dental na Old Dominion University.
Até mesmo a placa – o material que você está tentando escovar em seus dentes – é um tipo de bactéria.
Nada disso é motivo de preocupação, desde que haja um equilíbrio saudável de bactérias na boca.
Escovar os dentes pode fazer mal?
Escovar os dentes, particularmente com uma escova de dentes elétrica, pode realmente empurrar germes sob as gengivas, diz R. Thomas Glass, DDS, PhD, professor de patologia na Oklahoma State University Center para Ciências da Saúde e Odontologia.
A maioria destes germes já existe na boca que provavelmente não adoece devido a eles. No entanto, se outros usarem a sua escova de dentes (ou usar de outra pessoa) pode se espalhar germes.
Deve sempre existir preocupação com doenças recorrentes. "Quando sua resistência está baixa, é quando isso se torna clinicamente importante," diz ele. "Em essência, você pode estar se reinfectando por si mesmo," diz Glass.
Poderia sua escova de dentes torná-lo doente?
Você provavelmente não vai pegar uma infecção por meio de sua própria escova de dentes. Mesmo se sua escova estiver coberta de bactérias, seu sistema imunológico pode geralmente cuidar de qualquer invasor bacteriano. No entanto, você deve ainda se importar corretamente com sua escova de dentes e mantê-la limpa. A seguir, são apresentadas algumas maneiras para cuidar e guardar sua escova de dentes corretamente para minimizar a chance de doença.
Evite a proximidade de sua escova de dentes do vaso sanitário
O local onde você armazena sua escova de dentes em seu banheiro é importante. Na maioria das casas o vaso sanitário e o chuveiro estão muito perto da pia, onde a maioria das pessoas mantém suas escovas de dentes. Cada vez que você for lavá-los, bactérias são liberadas no ar – e você não quer que as bactérias cheguem até sua escova de dentes.
"É recomendado armazenar sua escova de dentes o mais longe possível desses elementos", diz McCombs. Mantenha-a em um recipiente protegido, se possível, e feche sempre a tampa do vaso sanitário antes de liberar a descarga para minimizar a propagação de bactérias em sua escova de dentes.
Suporte para escova de dentes
Os suportes para escovas de dentes também podem pegar bactérias que são transmitidas pela descarga do vaso sanitário. Um estudo feito pela National Sanitation Foundation (NSF) (NSF) descobriu que os suportes de escova de dentes são o terceiro agente a conter mais germes, dentre os itens domésticos (atrás de pratos, esponjas e pias de cozinha). Lembre-se de limpar seu porta-escova de dentes regularmente para remover os germes.
Dicas de armazenamento de escova de dentes
Depois de ter movido sua escova de dentes para tão longe do vaso sanitário quanto possível, limpe seu suporte de escova de dentes. Aqui estão algumas dicas de armazenamento para manter sua escova de dentes tão livre de germes quanto possível:
  • Lave sua escova de dentes com água da torneira sempre que você usá-la.
  • Deixe sua escova secar completamente entre escovagens. Não use tampas de escova de dentes, que podem criar umidade por estar fechado representando um terreno fértil para as bactérias.
  • Mantenha sua escova de dentes na posição vertical em um suporte, ao invés de deitada.
  • Nunca usar escova de dentes de outra pessoa, ou deixar alguém usar a sua.
  • Manter escovas de dentes separadas. Se as escovas de dentes se tocarem elas trocam os germes.
Escova de dentes sanitizantes realmente funcionam?
Existem produtos disponíveis que pretendem limpar sua escova de dentes. Alguns usam luz ultravioleta; outros usam sprays ou lavagens. Existem até mesmo escovas com cerdas antibacterianas incorporadas. Enquanto alguns destes produtos matam alguns germes, não há nenhuma evidência que usá-los irá reduzir seu risco de doença.
A American Dental Association (ADA) estabelece que embeber a escova de dentes em um antisséptico bucal antibacteriano após o uso pode reduzir a quantidade de bactérias existentes nela.
Apenas certifique-se de que você não tente esterilizar sua escova de dentes em um micro ondas ou lava-louças. De acordo com a ADA, a maioria das escovas de dentes não são feitas para resistir a essas condições e fazendo isso você pode danificar as cerdas e reduzir a sua eficácia.
Quando descartar sua escova de dentes
A ADA recomenda substituir a sua escova de dentes a cada três ou quatro meses, ou mais frequentemente se as cerdas tornam-se desgastada, se estás doente, ou se você tem um sistema imunitário enfraquecido. Para uma escova de dentes elétrica, substitua a cabeça tão frequentemente como se fosse uma escova descartável regular. Escovas de dentes infantis podem precisar de ser substituídas mais frequentemente do que as escovas de adultos.
Pratique boa higiene bucal
Lembre-se, "bactéria causa a gengivite, o apodrecimento dos dentes e mau hálito," diz o dentista Kimberly Harms, DDS, conselheiro para o consumidor na ADA. Harms recomenda escovar os dentes e usar fio dental tão frequentemente quanto possível e enxaguar a boca com um antisséptico bucal antibacteriano antes de escovar para eliminar as bactérias, antes que elas cheguem em sua escova de dentes.

Fonte: MedicineNet.com

sexta-feira, 22 de julho de 2016

7 maneiras de reduzir os custos com saúde na aposentadoria


A Investopedia publicou um artigo interessante sobre os custos com saúde na aposentadoria. A matéria considera o mercado americano, mas que, sem dúvida, pode ser aplicada ao caso brasileiro, conforme poderá ser visto na tradução livre apresentada a seguir.

Os custos de saúde vão tomar uma grande fatia de seu dinheiro na aposentadoria, de modo que, qualquer artifício que puder empregar para reduzir a carga vai importar, e importar muito. Considere o seguinte: de acordo com a HealtView Services, uma empresa que fornece software para projeção de custos de saúde, o custo médio dos cuidados de saúde para um casal na aposentadoria gira em torno de US$ 266,500, e isso não leva em conta eventuais doenças ou lesões inesperadas. Por isso, encontrar maneiras de reduzir esses custos deve ser a prioridade número um. 
Enquanto algumas das despesas de saúde estão fora do controle dos aposentados, há muitas coisas que os aposentados podem fazer para reduzir a carga global. Para viver um estilo de vida mais saudável e para passar a ser um cliente de forma mais inteligente dos serviços de saúde, aqui estão sete dicas para reduzir o custo das maiores despesas que você vai enfrentar na aposentadoria. 
Mantenha-se saudável para economizar
Quando se trata de despesas de saúde na aposentadoria uma das maneiras mais fáceis de reduzir a despesa é melhorar sua saúde geral. Se você comer de forma saudável, fizer exercícios, começar a dormir bastante e ficar longe de maus hábitos, como fumar ou beber em excesso, você vai ver que o dinheiro gasto com médicos, medicamentos e exames médicos cairão bastante - em alguns casos dramaticamente. Ter maus hábitos quando se trata de dieta e exercícios pode torná-lo mais susceptível a doenças crônicas, que por sua vez, terão um grande impacto sobre o volume de dinheiro que você gasta em cuidados com a saúde: seja em visitas ao médico, medicamentos ou exames médicos. 
Torne-se um consumidor inteligente nos cuidados com a saúde
Para as pessoas aposentadas, uma grande parte do dólares utilizados em cuidados com a saúde está saindo de seus bolsos e indo para despesas tais como medicamentos, pagamentos associados com isso ou seguro saúde. Como resultado, os aposentados têm que se tornar consumidores mais inteligentes quando se trata de tratamentos e serviços regulares. Isso significa entender tanto quanto possível custam as visitas e os procedimentos, tanto com médico, como com compras de medicamentos. Por exemplo, a obtenção de uma ressonância magnética (RM) em um centro de radiologia vai custar muito menos do que fazer uma RM em um hospital. Graças à Affordable Care Act, as seguradoras têm que considerar algum tipo de triagem preventiva para obter um baixo custo, ou até a gratuidade - mesmo com o Medicare. Idosos têm acesso a exames para doenças, incluindo alguns tipos de câncer e colesterol alto. Idosos também podem ser capazes de obter certos exames de próstata de baixo custo para os homens, ou vacinas gratuitas contra a gripe e mamografias. Diagnosticar uma doença cedo ou antes de começar a se manifestar vai poupar muito mais dinheiro do que se a doença chegar a um estágio avançado antes de começar o tratamento. 
Não pague o preço total para medicamentos prescritos 
Pessoas com doenças crônicas sabem muito bem o quanto os medicamentos são um peso para sua conta bancária. Evitar gastar com todos os mediamentos prescritos é uma possibilidade remota, mas existem maneiras de reduzir as despesas associadas com receitas médicas. O plano de saúde Medicare Parte D para remédios, irá diminuir o custo dos medicamentos, mas os aposentados ainda terão um gasto complementar. Uma maneira fácil de cortar alguns dos gastos é perguntar ao seu médico se existe uma versão genérica de qualquer medicamento de marca que ele está prescrevendo. Além do mais, o plano Medicare Parte D pode oferecer descontos se você usar uma farmácia específica. Os aposentados também podem economizar se inscrevendo para os serviços de medicamentos por correspondência para obter a sua medicação ou através da compra de quantidades maiores para uso mais à frente. Se o seu médico puder dobrar suas receitas normais, você pode dividir os comprimidos e, assim, poupar dinheiro, obtendo o dobro da oferta para o preço. Verifique com o seu médico ou farmacêutico antes de empregar esta estratégia, porque muitos medicamentos não podem ser divididos com segurança. 
Faça um plano Medicare suplementar 
Tendo em vista que os custos serão uma grande despesa na aposentadoria, as pessoas podem fazer um plano Medicare suplementar para ajudar a cobrir os pagamentos complementares, co-seguros e quaisquer franquias que o Medicare regular não cubra. Conhecido como um plano de Medigap, ele pode economizar o dinheiro dos aposentados; para pode obter este tipo de cobertura, você tem que já ter um Medicare Parte A e Parte B. Embora haja um pagamento mensal com este tipo de seguro, isso pode ser muito menor do que cobrir as despesas com a saída de dinheiro do seu bolso, se você visita o médico com frequência. 
Prepare-se para as despesas com saúde no longo prazo
Nada é garantido na vida e mesmo se você começar a sua aposentadoria saudável, isso não significa que você não vai ser atingido por uma doença inesperada ou lesão. Se você não está preparado para a despesa com cuidados de longa duração isso pode facilmente levar você à falência. De acordo com o "Custo de cuidados", Relatório Anual da Genworth Financial, que analisa os provedores de seguro de cuidados a longo prazo, o custo anual de um auxiliar de saúde em casa é de US $ 45,760 por ano, enquanto uma instalação de vida assistida vai custar US $ 43,200 por ano, e o de enfermagem em casa, com um quarto privado, é em média US $ 91,250 por ano. Preparando-se para o custo potencial através de um seguro de cuidados de longo prazo, ou outro para arrumar dinheiro para cobrir eventuais despesas médicas inesperadas, pode lhe permitir ter um longo caminho em paz de espírito e assegurar que você tenha o suficiente, se algo vier a acontecer. 
Mantenha relacionamentos sociais e poupe dinheiro 
Você pode não perceber, mas sua saúde está diretamente impactada por seus relacionamentos. Ter um grupo de amigos e familiares com os quais você permaneça em contato de uma forma regular pode realmente melhorar a sua saúde a longo prazo. Enquanto interações face-a-face são ideais, muitos idosos podem manter relacionamentos sociais usando a Internet para interagir com amigos e colegas. 
Economize para a saúde, enquanto você ainda estiver trabalhando
Uma vez que os custos de saúde podem ser grandes na aposentadoria, qualquer dinheiro que você puder economizar antes de chegar a seus anos dourados podem ajudar a reduzir a carga futura potencial. Uma ótima maneira é a vantagem fiscal para fazer isso enquanto você está trabalhando e guadá-lo em uma conta de poupança de saúde ou HSA (Health savings account - uma conta de poupança de saúde, uma conta de benefício de saúde dos EUA). As HSAs estão ligados a planos de seguro de alta dedução, permitem a isenção de impostos e retirada de dinheiro para os custos de saúde, isentas de impostos. É uma boa idéia contribuir ao máximo em cada ano para que você possa construir sua cesta de ovos para os custos com a saúde. 
Resumo 
Pagar os custos com a saúde é um mal necessário, mas idosos experientes podem reduzir a carga. Ser um cliente de saúde inteligente tendo um seguro suplementar para cobrir as despesas, leva a uma série de maneiras que você pode reduzir a quantidade de dinheiro que você gasta em cuidados com a saúde na aposentadoria. 

Fonte: Investopedia - Por Donna Fuscaldo

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Para tornar mais eficaz o exercício do cérebro, faça mais do que jogar jogos simples


Uma sessão com drone em uma comunidade de aposentados em Port Charlotte, na Flórida. Tom Whyte, à direita e a treinadora Rose Beach durante seu primeiro vôo.

Quando um curso de "aptidão do cérebro" foi introduzido na sua comunidade de aposentados, Connie Cole estava ansiosa para se inscrever. Após a adesão, ela aprendeu a usar um iPad da Apple e trabalhar tarefas mais complexas tanto na forma verbal como na escrita.
"Meu pai tinha demência, por isso procurei fazer tudo o que pudesse", disse Cole, 86, uma ex-professora primária que também joga Sudoku todas as manhãs. "Se eu posso dar aos meus filhos alguma coisa, é ficar longe de tê-lo."
A verdade é que não há nenhuma cura conhecida para a demência ou qualquer evidência de que o exercício do cérebro de maneiras diferentes pode retardar o aparecimento da doença de Alzheimer. Mas esses treinamentos ainda oferecem habilidades úteis para as pessoas mais velhas e são vistos como útil por muitos especialistas em melhorar a saúde geral e qualidade de vida para os participantes.
No treinamento na comunidade Gayton Terrace, em Richmond, Va., Cole disse, que ele forçou-a a pensar mais profundo e ler mais. O melhor de tudo, ela aprendeu que os hábitos regulares, como exercício, rir e socialização, incluindo falar com estranhos, são envolventes e talvez até útil para estender a sua vida. Eles certamente ajudam a torná-la mais agradável.
A teoria desta abordagem mais holística, que vai além da dependência do cérebro por jogos populares baseados em computador, é que o cérebro prospera com estimulação contínua.
"Seu cérebro não sabe quantos anos ele tem", disse Paul Nussbaum, presidente do Centro de Saúde do Cérebro, em Pittsburgh, que ajudou a projetar o programa usado pelo Gayton Terrace e outras comunidades que fazem parte da rede Senior Living Brookdale. "E o que ele quer fazer é aprender."
Exercícios para o cérebro devem contar com a novidade e a complexidade, acrescentou, incluindo jogos de tabuleiro que são jogados com os outros.Todos os tipos de atividades que demandam concentração, como aprender uma língua estrangeira ou como tocar um instrumento musical, pode ser gratificante para as pessoas mais velhas. Mas junto com o exercício e uma boa nutrição, um cérebro que está totalmente engajado socialmente, mentalmente e espiritualmente é mais resistente, argumenta o Sr. Nussbaum.
A pior coisa para os adultos mais velhos, disse ele, é o isolamento.
“Todos nós temos a capacidade de moldar o nosso cérebro para a saúde”, disse Nussbaum  “e quanto mais cedo melhor."
Legiões de baby boomers já usam jogos em computadores ou aplicativos para estimular o cérebro, mas eles devem ter pensado isso, como parte de um compromisso maior com o mundo, disse Nussbaum.

Fazer drones voar ajuda os moradores com a coordenação olho-mão, resolução de problemas, controle muscular e agilidade. 

Dakim BrainFitness, por exemplo, é um programa de computador destinado a afiar as habilidades de memória e de linguagem, que algumas comunidades de aposentados oferecem. "Não vai necessariamente atrasar a doença de Alzheimer", disse Alvaro Fernandez, presidente-executivo da empresa de pesquisa de mercado SharpBrains.
Mas ele diz que acredita que Dakim e programas semelhantes como Saido Learning, que foi desenvolvido no Japão para tratar o trabalho da memória no córtex pré-frontal através da escrita, matemática e leitura em voz alta, oferecem outros benefícios e podem ajudar a retardar a perda de memória e outros sintomas normais de envelhecimento. Não existe uma pílula mágica, ele advertiu, acrescentando que exercícios aeróbicos são especialmente importantes para a boa saúde dos idosos.
Aegis Living, em Madison, uma comunidade de vida assistida em Seattle, oferece jogos cerebrais em seu centro de exercícios para o cérebro. Earl Collins, 90, vem jogando jogos de cérebro algumas vezes por semana, durante os últimos dois anos.
"Eu continuo usando meu cérebro", disse Collins, um executivo aposentado da YMCA. "E o jogo faz-me lembrar, decidir e observar."
Ao mesmo tempo, o Sr. Collins toca trombone em bandas e é socialmente ativo, incluindo ir para um grupo de igreja em seu bairro, assistir a palestras e manter contato com ex-colegas.
O consenso dos pesquisadores, segundo um comunicado do Centro de Stanford sobre Longevidade, assinado por 69 cientistas, é que os jogos para o cérebro não podem prevenir a demência de se desenvolver em pessoas que são geneticamente inclinadas a tal.
Ao praticar jogos para o cérebro, você começa a jogar melhor, disse Laura Carstensen, diretora fundadora do centro. Mas não há nenhuma evidência de que você vai ficar mais esperto e mais apto.
Ainda assim, o novo aprendizado é útil, acrescentou, especialmente pela interação em vez de ouvis passivamente. Um bom exercício é aprender a ser um fotógrafo, disse ela, que se traduz em melhorar o desempenho em testes espaciais.
Outro estudo, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, sugere que o treinamento cognitivo que utiliza o pensamento, tais como a resolução de problemas e aprendizagem, como a leitura de um artigo de jornal e discuti-lo com um amigo, tem poder de permanência no cérebro - mesmo 10 anos após o término da discussão. Em um estudo publicado em 2014, os 2.832 participantes que fizeram esse tipo de treinamento teve menos dificuldade para realizar tarefas diárias, tais como a preparação de refeições ou compras. 
Utilizando somente o treinamento da memória, os pesquisadores concluíram, que não existirão resultados duradouros.
"Esta é uma mensagem muito esperançoso", disse George Rebok, professor na Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, que trabalhou no estudo. "Mesmo um modesto investimento em treinamento cognitivo paga dividendos até uma década mais tarde. E você pode afetar funções diárias. "

A aptidão do cérebro tem sido um tema quente nas comunidades de aposentados, e as atividades exercitam uma faixa do cérebro seja com quebra-cabeças ou jogos de drones voando

Encontrar novas maneiras de desafiar a si mesmo todos os dias, o Sr. Rebok disse, é uma boa ideia. Isso pode incluir muitas atividades comuns, como fazer cálculos mentais, em vez de chegar para uma calculadora ou tomar um novo percurso de condução ou comer com a mão oposta.
"Isso vai contra o que me acostumei a fazer", disse ele, "mas você deve continuar a fazer esses exercícios sem problemas. Eles irão aumentar a neuroplasticidade do seu cérebro. "
Wendy Suzuki, professor de ciência neural e psicologia na Universidade de Nova York, oferece um conselho similar. "Toda vez que você aprender algo novo, seu cérebro mudará", disse ela. "E as mudanças físicas mais duradouras são de fundo psíquico."
Marty Donovan, 83, se inscreveu para um período de quatro semanas de curso de aptidão do cérebro em sua comunidade de aposentados de South Port Square, em Port Charlotte, na Flórida. Lá, ela fez exercícios mentais como o lançamento para cima de um lenço com uma mão e capturá-lo com a outra, fazendo quebra-cabeças e aprendendo sobre nutrição.
"Eu aprendi que meu cérebro não tinha necessidade de se deteriorar", disse Donovan, cujos pais tinham demência. "Mas eu preciso estimulá-lo em uma base diária para me manter fora dos problemas. A bola está no meu campo ".
Ms. Donovan tem sido uma praticante ao longo da vida. Ela participa de uma aula de aeróbica na água, faz yoga e está aprendendo a meditar. "Eu tendia a ser uma solitária, agora," ela disse, "e eu estou trabalhando nisso."
Carol Watkins, 78, se inscreveu para o programa de ondas cerebrais em Asbury Methodist Village, em Maryland. Além de cobrir nutrição e exercício físico, o programa incentivou-a a escolher um novo projeto que ela nunca tinha feito. Então ela fez um ensaio fotográfico usando o programa de edição de fotos Picasa. 
"Eu tento fazer algo diferente todos os dias", disse Watkins, um ex-funcionário do governo federal. "Quando eu ando, eu vou por caminhos diferentes para chegar ao destino ou uso diferentes escadas."
O Sr. Fernandez da SharpBrains disse que gostaria de ver uma forma mais sistemática para medir a cognição, como exames anuais de saúde mental."Se tivéssemos uma melhor avaliação, poderíamos capacitar os consumidores", disse ele. "Essa é a próxima fronteira."
Cole está planejando aprender a linguagem de sinais, o que para é novo e complexo. "Quando você tem que mover-se diante de uma novidade, você acha que sua vida acabou", disse ela. "Agora eu quero ler mais em meu leitor digital."

Fonte: New York Times – Por Constance Gustke – Fotos: Melissa Lyttle

terça-feira, 19 de julho de 2016

Distúrbios causados por suplementos alimentares


Distúrbios causados ​​por suplementos alimentares, incluindo reações alérgicas, problemas cardíacos e vômitos, corresponderam a mais de 20.000 atendimentos de emergência no ano passado, nos EUA, de acordo com um novo estudo.
Um novo estudo feito pelo governo federal dos EUA  constatou que os distúrbios causados ​​por suplementos alimentares levam a mais de 20.000 visitas a serviços de emergência por ano, envolvendo muitos jovens adultos com problemas cardiovasculares após tomar suplementos comercializados para perda de peso e aumento de energia.
O estudo é o primeiro a documentar a extensão dos ferimentos graves e internações vinculados a suplementos alimentares, uma indústria que apresentou um crescimento rápido da ordem de US$32 bilhões por ano, o que tem sido verificado por pesquisas realizadas no ultimo ano e tem demandado uma regulamentação mais dura para os produtos à base de plantas/ervas.
Os críticos da indústria dizem que os resultados têm fornecido mais provas de que o nível relativamente baixo da regulação nos Estados Unidos colocou muitos consumidores em risco. Mas representantes da indústria disseram que os produtos foram utilizados por cerca de metade de todos os americanos e que os dados mostraram apenas que uma pequena fração sofreu problemas graves.
O novo estudo foi publicado recentemente no The New England Journal of Medicine e foi liderado por autoridades de saúde na Food and Drug Administration e nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention). Os pesquisadores acompanharam atendimentos de emergência em uma grande rede de hospitais em todo o país ao longo de um período de 10 anos e depois analisaram ​​aqueles em que um suplemento dietético foi constatado .
Dentre as lesões citadas constaram reações alérgicas graves, problemas cardíacos, náuseas e vômitos, que foram vinculados a uma ampla variedade de suplementos, incluindo pílulas de ervas, aminoácidos, vitaminas e minerais. Cerca de 10 por cento, ou cerca de 2.150 casos por ano, eram graves o suficiente para exigir a hospitalização, descobriram os pesquisadores.
Em comparação, drogas usadas em decorrência de prescrição médica foram responsáveis ​​por 30 visitas às salas de emergência a cada ano.
Uma conclusão foi que atendimentos de emergência causados por suplementos ocorreram predominantemente entre os jovens, ao passo que os de produtos farmacêuticos ocorreram em grande parte entre os idosos, disse o Dr. Andrew Geller, um oficial médico na divisão de promoção da qualidade de cuidados de saúde no CDC e o principal autor do estudo. "O contraste é impressionante", disse ele.
Mais de um quarto dos atendimentos de emergência ocorreu entre pessoas com idades entre 20 a 34 anos, e metade desses casos foram causados ​​por um suplemento que foi comercializado para perda de peso ou a valorização de energia, que comumente produzem sintomas como dor no peito, palpitações cardíacas e ritmos cardíacos irregulares .
Esses produtos contêm tipicamente uma variedade de ervas e extratos e são amplamente divulgados on line, em revistas e na televisão com nomes como Hydroxycut, Xenadrine, Framboesa Cetonas e Black Jack Energy, disseram os pesquisadores.
Não ficou claro o quanto esses casos são fatais porque o estudo acompanhou visitas ao hospital, não mortes. Suplementos de perda de peso e impulsionadores de energia têm implicado em graves problemas, incluindo um surto em 2013 que adoeceu 97 pessoas e causou pelo menos uma morte e três transplantes de fígado.
Médicos especialistas dizem que esses produtos podem ser particularmente perigosos porque têm potentes efeitos sobre o corpo e são frequentemente adulterado com substâncias químicas tóxicas. O novo estudo descobriu que problemas cardiovasculares foram ainda mais comumente associados com perda de peso e suplementos energéticos do que estimulantes de prescrição como anfetaminas e Adderall, que por lei deve incluir advertências sobre o seu potencial por causar efeitos colaterais cardíacos.
Suplementos alimentares comercializados para perda de peso e energia, no entanto, não têm que carregar esse rótulo. Pela lei federal 1.994, que tem sido amplamente criticada pelas autoridades de saúde, os suplementos são considerados seguros até prova em contrário. Ao contrário de medicamentos, eles não têm de ser aprovados pela FDA antes de serem vendidos aos consumidores, nem são obrigados a listar os principais efeitos colaterais.
"Isso é muito desanimador", disse Dr. Pieter Cohen, professor assistente da Harvard Medical School, que não estava envolvido na nova pesquisa. "O que estamos vendo a partir deste estudo é que o sistema falhou. Ele está falhando em proteger os consumidores dos danos muito graves. "
O estudo também apontou para outras falhas nos regulamentos. A FDA, por exemplo, recomenda limites sobre o tamanho físico dos medicamentos prescritos, mas não existem esses regulamentos para os suplementos. O novo estudo descobriu que cerca de um terço dos atendimentos de emergência relacionados com o suplemento para pessoas acima de 65 anos foram causadas por asfixia por pílulas como cálcio e outras vitaminas e minerais. Uma grande proporção também teve reações alérgicas.
Mas Duffy Mackay, um porta-voz do Conselho de Nutrição Responsável, um grupo comercial da indústria de suplemento, disse que "Temos mais de 150 milhões de americanos que tomam estes produtos a cada ano", disse ele. "Isto sugere que muito menos do que um décimo de um por cento dos usuários de suplementos irá visitar a sala de emergência."
Mr. Mackay disse que asfixia e outros perigos destacados pelo estudo poderiam ser abordados pelo FDA. "Se eles pensam que os tamanhos das cápsulas em idosos são um problema, eles poderiam divulgar um aviso e a indústria irá responder", disse ele. "A lei atual como está escrito tem tudo para fazer essa alteração."

Fonte: Well - por Anahad O'Connor 

domingo, 17 de julho de 2016

Imagens do Brasil - Itu - São Paulo



Itu é um município do estado de São Paulo, no Brasil, situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba.
É formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná. A cidade é famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país.
Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar, junto a seu nome, o título de "Estância Turística", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
A cidade conta também com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e o Armazém do Limoeiro, entre outras.
Itu conta com diversas atrações turísticas:
Casa Imperial - hospedou por diversas vezes a família imperial; 
Cruzeiro de São Francisco - erguido em granito rosa pelos franciscanos entre os séculos XVII e XVI;
Chácara do Rosário/Casa Bandeirista - construída em 1756, monumento histórico, arquitetônico e paisagístico;
Cidade das Crianças - complexo de lazer infantil com playground, lago, minicidade entre outras atrações;
Fazenda das Pedras - camping, parque aquático, turismo rural, eventos diversos (terceira idade, casamentos, batizados, festas de faculdades, day camping etc.), pousada, restaurante e natureza;
Espaço Cultural Almeida Júnior - construído por barões ituanos, sedia o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, e é também um espaço para exposições e eventos;
Estrada-Parque - ladeada pelo Rio Tietê e por uma floresta belíssima é estrada das romarias que rumam a Pirapora do Bom Jesus, no caminho fazendas, campings, usina hidrelétrica e a Gruta da Glória;
Fábrica São Luiz - região central, primeira fábrica de tecidos movida a vapor no estado;
Fazenda Maeda - pesqueiro, camping e jardim japonês são atrações fixas. A arena da fazenda sedia grandes shows, como o do Festival de música SWU, entre outras festas eletrônicas. Serviu também de palco para a gravação do 3º DVD do cantor sertanejo Luan Santana; em 2015, sediou o festival de musica eletrônica Tomorrowland, com previsão de ser realizado anualmente por mais cinco edições no local.
Kartódromo Arena Brasil Kirin - Anteriormente chamado de Arena Schincariol, é um dos mais conhecidos kartódromo do interior paulista por onde já passaram pilotos famosos como Nelson Piquet e Rubens Barrichello.
Igrejas - conhecida como "Roma Brasileira", abriga o melhor do barroco paulista, destacam-se na região central: a Matriz de Nossa Senhora da Candelária, Bom Jesus, Santa Rita, São Benedito, Carmo e Patrocínio;
Museu da Energia - fachada em azulejos portugueses, conta história da evolução e distribuição da energia no país;
Museu Republicano de Itu - sediou a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista e que deu a Itu o título de "Berço da República";
Orelhão e Semáforo - pontos turísticos centrais que deram a fama de "cidade do exagero", onde tudo é grande;
Parque do Varvito - monumento geológico formado pela sucessão de camadas durante a era glacial;
Praça Padre Miguel e centro histórico - patrimônio cultural do Brasil-Colônia;
Regimento Deodoro - unidade militar que abriga a igreja de São Luiz Gonzaga e um pequeno museu do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve.
Reality Show A Fazenda - Itu abriga a sede do reality show "A Fazenda", da Rede Record.
Sediou em 2015 a primeira edição no Brasil da Tomorrowland, um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo.
Trem Republicano, projeto em implantação, um passeio turístico de 7,5 km entre Itu e Salto.
Segundo Silveira Bueno, "Itu" procede do termo tupi Utu-Guaçu (cachoeira grande). Eduardo de Almeida Navarro diz que o topônimo procede do tupi ytu (cachoeira).
Itu abriga em seu território a Gruta do Riacho Subterrâneo, coincidentemente a maior caverna em granito do Brasil e Hemisfério Sul e 6ª Maior do Mundo [16] , explorada e mapeada pelo Grupo Pierre Martin de Espeleologia.
O centro comercial de Itu é formado principalmente pelas ruas Floriano Peixoto e Santa Rita, duas das principais ruas da cidade, com outras ruas no entorno, onde se concentram lojas, bancos, lanchonetes e restaurantes.

Fonte: Wikipedia

terça-feira, 12 de julho de 2016

Imagens do Brasil - Paraty - Rio de Janeiro



Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1667, teve sua emancipação política decretada após várias revoltas populares contra o centralismo que Angra dos Reis exercia sobre a cidade, em especial após a revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, tornando-se assim independente.
Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 39 965 habitantes (densidade demográfica: 35,6 h/km²).
A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil.
O tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro aponta, para o topônimo "Paraty", a etimologia tupi parati'y, com o significado de "rio dos paratis", pela junção de parati (parati) e 'y (rio). "Paraty" era o nome tupi de uma espécie de peixe da família dos mugilídeos.
Além da grafia histórica Paraty, também foi usada em certos períodos a grafia Parati. O nome oficial da cidade é escrito com "y": Paraty. O gentílico, porém, escreve-se com "i": os habitantes de Paraty são paratienses.
Parati possui cerca de cinquenta bairros e localidades. Os mais populosos são o Parque da Mangueira, com cerca de 7 000 moradores e Ilha das Cobras, que tem cerca de 2 000 habitantes.
O longo processo de estagnação vivido por Paraty ao longo do século XX manteve, paradoxalmente, o casario colonial, conservado no conjunto conhecido como Centro Histórico, tornando a cidade um dos destinos turísticos mais procurados do país.
Pelas ruas de pedra irregular, circulam, a pé – a entrada de veículos é proibida na maior parte do Centro Histórico -, turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia. As casas históricas foram requalificadas como pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e museus, em meio a apresentações de músicos populares e de estátuas vivas.
No entanto, Paraty é muito mais que apenas uma pequena cidade histórica. Costeada por montanhas cobertas do denso verde da mata atlântica, a cidade é rodeada de Parques e Reservas Ecológicas, fazendo da região uma das mais preservadas do Brasil. Há mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, boa parte delas acessível somente de barco ou trilhas. As praias de Trindade são uma atração à parte: em fevereiro de 2009, o governo federal delimitou a Praia do Meio, em Trindade, como parte integrante do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Outro aspecto de relevo no setor é a prática de esportes de aventura. Nas trilhas de Paraty pode-se caminhar por dias a fio. O roteiro mais tradicional entre os amantes da caminhada é a Travessia da Juatinga, que costeia toda a Península da Juatinga, em trilhas de servidão que datam do tempo dos escravos e passam por diversas comunidades caiçaras, responsáveis pela hospedagem e alimentação dos turistas. Dentre outras modalidades pode-se praticar a canoagem oceânica, a vela, o surf e o mergulho autônomo. As águas calmas, cristalinas e sempre tépidas da Baía da Ilha Grande são ideais para essa prática, atraindo grande número de praticantes. Várias operadoras de mergulho oferecem seus serviços na cidade e nas marinas, atendendo não apenas às escolas de mergulho, mas também a turistas interessados em conhecer a Parati subaquática. A canoagem também é idealmente praticada nas águas calmas da baia, destacando os roteiros de mais de um dia que exploram a Baia da Cajaíba e o Saco do Mamanguá. Já o surf é praticado na costa aberta ao mar, que se inicia na ponta da Juatinga e engloba as praias da Sumaca, Martin de Sá, Antigos, Sono e todas da Vila de Trindade.
A rede hoteleira é formada de pequenas pousadas, muitas delas situadas no Centro Histórico.
Lugares de interesse: Chafariz do Pedreira; Sobrado dos Bonecos e Passos da Paixão; Antiga Cadeia Pública; Igreja de Santa Rita de Cássia; Rua do Fogo; Rua Dona Geralda; Mercado do Peixe; Rua da Praia; Rua Fresca; Igreja de Nossa Senhora das Dores; Praça do Imperador; Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; Sobrados coloniais; Santa Casa de Misericórdia de Parati; Forte Defensor Perpétuo e Casa da Pólvora; Capela da Generosa; Igreja de Nossa Senhora do Rosário e prefeitura; Oratório de Santa Cruz das Almas; Engenho da Boa Vista; Engenho do Bom Retiro;
Aldeias guaranis de Araponga e Paratimirim.
Eventos culturais e folclóricos: Festival de Música Sacra; Festival da Cachaça; Encontro de Teatro de Rua; Carnaval; Festa Literária Internacional de Parati; Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco; Encontro de Ceramistas; Bourbon Festival; Tollosa (Festival de bandas de rock independentes)
Eventos religiosos: Semana Santa; Festa do Divino Espírito Santo; Festa de Santa Rita de Cássia; Corpus Christi; Festas em homenagem a São Pedro, Nossa Senhora dos   Remédios, São Benedito e outros santos. 

Fonte: Wikipedia

Limão e Perda de Peso


Limão emagrece? Egípcios antigos clamavam as virtudes do limão como uma proteção eficaz contra várias toxinas e venenos. Essas virtudes incluíam a limpeza da boca, ajuda com a digestão e evitar o excesso de bile. Pesquisas recentes confirmam muitos desses benefícios. O limão pode ser uma fórmula incrível para desintoxicação e perda de peso, facilmente incorporado e com muitos benefícios.

Limão e Perda de Peso 
Poderes antibacterianos, antivirais e de melhora do sistema imune são algumas das propriedades do limão que o torna um aliado na perda de peso. De fato, o limão emagrece. O suco de limão é um ajudante da digestão e naturalmente limpa o corpo, especialmente o fígado. Muitos nutricionistas alegam que o limão contém todos os elementos necessários para a quebra de gorduras. O resultado é uma ajuda na perda de peso.
O limão contém ácido cítrico para ajudar com a queima de gordura e acelerar o metabolismo. Adicionalmente, o ácido cítrico age como um supressor de apetite e contribui para a produção de ácidos gástricos para melhorar a digestão. Uma digestão mais eficaz facilita a perda de peso porque o corpo não tem a chance de absorver tanta gordura dos alimentos. O limão contém muitas vitaminas diferentes, incluindo vitamina C, para fortalecer o sistema imune. Um sistema imune mais forte é um fator importante para perder peso e manter um peso adequado.
Perda de peso eficaz é seriamente diminuída quando há falta de nutrientes essenciais no corpo. O corpo é menos relutante a deixar qualquer coisa ser eliminada quando está procurando por nutrientes essenciais. O limão tem uma concentração de quase dez por cento de ácido cítrico, mais alta que a de qualquer outra fruta. O ácido cítrico ajuda a absorver minerais como o cálcio. Quando o corpo tem minerais essenciais suficientes, impurezas prejudiciais não são absorvidas. Um estudo da Universidade do Estado do Arizona confirmou a ligação entre vitamina C e perda de peso. O limão é uma excelente fonte de vitamina C, essencial para a queima de gordura, especialmente durante exercícios. Quase 80 por cento dos alimentos que comemos é processada, o que significa que contém alguma forma de sal. O limão pode substituir o sal na hora de cozinhar. Sal demais causa retenção de líquidos, resultando em frustração na perda de peso. Usar limão ao invés de sal produz um resultado similar ou melhor no sabor, sem promover retenção de líquidos. O limão pode ser incorporado na cozinha para mais saúde e perda de peso. Estudos mostram que você pode diminuir o índice glicêmico de uma refeição de 20 a 40% apenas adicionando algumas colheres de chá de suco de limão. O índice glicêmico se refere a quanto um alimento faz com que seu açúcar no sangue suba. Baixar o índice glicêmico de um alimento te ajuda a manter seu açúcar no sangue estável – boas notícias para controlar a fome e perder peso. Suco de limão também pode diminuir a resposta da insulina a carboidratos, e diminuir o tempo necessário para uma refeição deixar seu estômago – outra chave para perder peso.
E a casca tem tantos benefícios quanto a fruta. A pectina nas cascas de limão ajuda a controlar a fome, com o bônus de controlar o colesterol.

Limão e Detox
O limão contém muitas substâncias diretamente relacionadas a um sistema imune mais forte. O propósito de uma desintoxicação é melhorar o sistema imune ao remover impurezas e toxinas prejudiciais. Essas substâncias incluem magnésio, vitamina C, cálcio, ácido cítrico, pectina e bioflavonoides. O limão pode ser facilmente incorporado em sucos, chás e outras bebidas. Uma detox de limão é criada ao bater limão com água quente. O resultado é um remédio natural. A solução ajuda com problemas digestivos e outras condições como queimação, náusea e prisão de ventre. Uma solução de limão e água quente age para eliminar toxinas do fígado. Isso previne que toxinas prejudiciais sejam absorvidas pelo corpo. A casca do limão ajuda a regular níveis de açúcar no sangue, um bônus para os diabéticos. Estudos confirmam alegações de que o limão emagrece e que limpa e purifica o sangue. O limão ajuda a melhorar a performance dos nódulos linfáticos e melhora o metabolismo para promover perda de peso e prevenir algumas doenças. Uma detox de limão é recomendada no outono ou na primavera, quando nossos corpos precisam de ajuda para remover toxinas acumuladas. Uma dieta ou detox de limão pode ser incorporada em uma dieta regular, desde que esta seja saudável.
A adição de uma dieta com poucas calorias produz resultados melhores quando se começa uma detox de limão. Sal e açúcar devem ser evitados o máximo possível durante a detox. A detox de limão deve durar 14 dias. Ela não é recomendada para pessoas com problemas gastrointestinais. Consulte um médico antes de começar uma dieta ou detox de limão.

Fonte: Mundo Boa Forma - Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite

domingo, 10 de julho de 2016

A Parábola da demissão da formiga desmotivada


Cada dia mais válido.
"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial... A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida."

Autor desconhecido

sábado, 9 de julho de 2016

11 pequenos hábitos que revelam muito sobre nossa personalidade, segundo a ciência


Mesmo pequenos comportamentos podem significar uma indicação sobre sua abordagem global para a vida.