sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Será que vivemos em um mundo irreal?


O Bank of America Merryl Lynch diz que há entre 20% e 50% de chance de estarmos dentro da matrix e que a realidade é apenas uma simulação. A Business Insider publicou que, em uma nota aos clientes na terça-feira (06/09/2016), o Bank of America Merrill Lynch disse que existe de 20% a 50% de chance de estarmos vivendo na matrix - o que significa que o mundo que experimentamos como "real" é na verdade apenas uma simulação. 

A empresa cita comentários de Elon Musk , Neil de Grasse Tyson , e de Nick Bostrom sobre o papel inovador que vivemos sobre a questão, para chegar a essa estimativa dos 20 a 50%. 
BAML
Aqui está o que diz o comunicado do BAML (grifo nosso):
"Muitos cientistas, filósofos e líderes empresariais acreditam que há uma probabilidade de 20-50% de que os seres humanos já estão vivendo em um mundo virtual simulado por computador. Em abril de 2016, os pesquisadores reuniram-se no Museu Americano de História Natural para debater esta noção. O argumento é que já estamos nos aproximando de simulações em 3D fotorealistas, das quais milhões de pessoas podem participar simultaneamente. É concebível que com os avanços na inteligência artificial, realidade virtual, e do poder de computação, os membros de civilizações futuras poderão decidir executar uma simulação de seus antepassados ​​".
O BAML também destaca três cenários prováveis ​​de Nick Bostrom para a raça humana, que são 1. extinção antes de chegar a uma fase "pós-humano", 2. atingir existência pós-humano, mas não simular história evolutiva, e 3. já estamos na matriz.
A leitura do texto de Bostrom, de 2003, porém, deixa claro que nunca teremos realmente acesso ao pleno conhecimento de qualquer um desses cenários, pois, como Bostrom conclui, "A menos que nós estejamos vivendo agora em uma simulação, os nossos descendentes, quase certamente, nunca executarão uma  simulação de um seu antepassado." 
O ditado "se for verdade, será verdadeiro, caso contrário será falso" significa que nada disto na luta filosófica realmente importa de qualquer maneira. 
Estejamos na matriz ou não. E se nós não estamos, será improvável que possamos criar a matriz, pois se a matriz fosse plausível, ela já teria sido criada de qualquer maneira. E nós estaríamos na mesma. 
Com isso, as implicações de investimento permanecem obscuros.