sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Que a idade avançada seja realmente de ouro e felicidade


Em uma cultura que valoriza a juventude, o envelhecimento pode parecer uma perspectiva sombria. Mas um novo estudo sugere que os adultos mais velhos são geralmente menos estressados e mais felizes com suas vidas do que as pessoas mais jovens o são.
O estudo, que incluiu adultos com idades entre 21 a 99, descobriu que, em média, o bem estar mental está melhorando à medida que as pessoas crescem. E isso apesar do fato de que os adultos mais velhos tinham mais problemas de saúde física e problemas com a memória, em relação às pessoas mais jovens.
As razões não são totalmente claras. Mas os pesquisadores apontaram para algumas explicações possíveis - incluindo a perspectiva e a "sabedoria" que vem da experiência de vida.
Adolescentes e jovens adultos podem estar preocupados por não conseguir o numero suficiente de "like" em seis posts no Facebook, observou o Dr. Dilip Jeste, o pesquisador sênior do estudo.
"Quando você é jovem, tudo é muito importante. E obter a aprovação dos outros é fundamental", disse Jeste, diretor do Centro de Envelhecimento Saudável na Universidade da Califórnia, San Diego.
Conforme as pessoas envelhecem, elas tipicamente têm uma melhor noção do que realmente importa para eles e eles estão menos propensos a se preocupar com as pequenas coisas, disse ele.
Isso é provavelmente parte do que está acontecendo, concordou James Maddux, um estudioso sênior do Centro para o Avanço do Bem-Estar da Universidade George Mason, em Fairfax, Va.
"A pesquisa mostra que as pessoas se sentem melhor na regulagem emocional ao longo do tempo", disse Maddux, que não estava envolvido no novo estudo."A experiência de vida dá-lhe perspectiva. Todos sabem que os baixos não duram, nem os altos."
Os resultados, publicados em 24 de agosto no Journal of Clinical Psychiatry, baseiam-se em pesquisas de mais de 1.500 adultos na área de San Diego.
Em geral, condições de saúde física e problemas de memória foram mais comuns entre adultos mais velhos. Mas as pessoas em seus 20 e 30 anos relatam os mais altos níveis de estresse, depressão e ansiedade. No geral, a saúde mental vem a melhorar com a idade, descobriram os pesquisadores.
Uma vez que o estudo não seguiu as mesmas pessoas ao longo do tempo, os resultados não mostram que os jovens adultos estressados ​​eventualmente tornam-se mais felizes, explicou Jeste. Também pode haver algumas diferenças entre gerações no trabalho, por exemplo.
Mas tanto ele, como Maddux, duvidam que essas diferenças explicariam totalmente por que os idosos tinham mais conteúdo.
"Não podemos dizer com certeza que você será mais feliz aos 80 anos do que aos 20", disse Jeste. "Mas nós pensamos que é provável."
Para Maddux, a explicação "mais razoável" para os resultados é que, ao longo do tempo, a maioria das pessoas desenvolvem uma certa quantidade de "sabedoria" que os ajuda a lidar com os maus momentos.
"A vida torna-se menos parecida com uma montanha-russa", disse ele.
E ele não estava surpreso que os idosos eram tipicamente mais felizes, apesar de terem mais problemas de saúde.
De acordo com Maddux, a pesquisa mostra que as "coisas que acontecem conosco" - que inclui o envelhecimento e as doenças - fazem apenas uma pequena diferença na nossa caminhada para a felicidade .
Os genes desempenham um papel fundamental. Simplificando, Maddux disse, os cérebros de algumas pessoas são "hard-wired" para a felicidade, enquanto os cérebros de outras pessoas não são. Mas há também fatores que podem ser mudados - incluindo as atitudes cultivadas ao longo do tempo.
As pessoas mais jovens, disse Maddux, podem tentar desenvolver as habilidades necessárias para gerenciar as suas emoções, em vez de ficar "à espera da experiência de vida para fazê-lo."
Isso, segundo ele, poderia significar alguma coisa semelhante a como fazer um curso em um centro universitário ou em uma comunidade local, da prática da meditação, ao uso de recursos de auto-ajuda on-line.
Jeste tem uma outra sugestão: passe algum tempo com os mais velhos.
"Isso beneficia ambas as gerações: as mais jovens e as mais velhas", disse ele. Apesar de os idosos neste estudo terem sido identificados como geralmente mais felizes do que as pessoas mais jovens, isso não significa que a velhice é despreocupada. Muitos idosos sofrem de solidão e de uma sensação de que eles perderam a sua utilidade, Jeste apontou.
Quanto aos adultos mais jovens, segundo ele, uma certa quantidade de estresse e ansiedade é de se esperar, uma vez que eles estão construindo carreiras e famílias, e muitas vezes sentem "pressão de seus pares".
Mas Jeste também questionou se os jovens adultos de hoje podem se sentir mais estressados do que as gerações passadas o foram - em parte por causa das expectativas elevadas. Anos atrás, os jovens esperavam normalmente para conseguir um emprego - provavelmente em sua cidade natal - tinham uma família e se sentiam confortáveis.
"Agora, existem muito mais oportunidades", disse Jeste. "Mas, com as oportunidades surgem mais expectativas."
A referência, segundo ele, deve ser que juventude não significa felicidade, e a velhice não é algo a ser temido.
Maddux concordou. "As pessoas ainda olham para o envelhecimento como algo a temer", disse ele. "Mas à medida que você envelhece, você adquire sabedoria. Com isso, a vida torna-se geralmente mais fácil e mais agradável."

FONTES: Artigo escrito por Amy Norton - HealthDay News Reporter
Referências: Dilip Jeste, MD, Diretor do Centro de Envelhecimento Saudável, professor, psiquiatra, Universidade da Califórnia, San Diego; James Maddux, Ph.D., pesquisador sênior do Centro para o Avanço do Bem-Estar, George Mason University, Fairfax, Va .; Agosto 2016, Journal of Clinical Psychiatry