terça-feira, 12 de julho de 2016

Imagens do Brasil - Paraty - Rio de Janeiro



Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1667, teve sua emancipação política decretada após várias revoltas populares contra o centralismo que Angra dos Reis exercia sobre a cidade, em especial após a revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, tornando-se assim independente.
Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 39 965 habitantes (densidade demográfica: 35,6 h/km²).
A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil.
O tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro aponta, para o topônimo "Paraty", a etimologia tupi parati'y, com o significado de "rio dos paratis", pela junção de parati (parati) e 'y (rio). "Paraty" era o nome tupi de uma espécie de peixe da família dos mugilídeos.
Além da grafia histórica Paraty, também foi usada em certos períodos a grafia Parati. O nome oficial da cidade é escrito com "y": Paraty. O gentílico, porém, escreve-se com "i": os habitantes de Paraty são paratienses.
Parati possui cerca de cinquenta bairros e localidades. Os mais populosos são o Parque da Mangueira, com cerca de 7 000 moradores e Ilha das Cobras, que tem cerca de 2 000 habitantes.
O longo processo de estagnação vivido por Paraty ao longo do século XX manteve, paradoxalmente, o casario colonial, conservado no conjunto conhecido como Centro Histórico, tornando a cidade um dos destinos turísticos mais procurados do país.
Pelas ruas de pedra irregular, circulam, a pé – a entrada de veículos é proibida na maior parte do Centro Histórico -, turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia. As casas históricas foram requalificadas como pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e museus, em meio a apresentações de músicos populares e de estátuas vivas.
No entanto, Paraty é muito mais que apenas uma pequena cidade histórica. Costeada por montanhas cobertas do denso verde da mata atlântica, a cidade é rodeada de Parques e Reservas Ecológicas, fazendo da região uma das mais preservadas do Brasil. Há mais de 60 ilhas e 90 praias em Paraty, boa parte delas acessível somente de barco ou trilhas. As praias de Trindade são uma atração à parte: em fevereiro de 2009, o governo federal delimitou a Praia do Meio, em Trindade, como parte integrante do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Outro aspecto de relevo no setor é a prática de esportes de aventura. Nas trilhas de Paraty pode-se caminhar por dias a fio. O roteiro mais tradicional entre os amantes da caminhada é a Travessia da Juatinga, que costeia toda a Península da Juatinga, em trilhas de servidão que datam do tempo dos escravos e passam por diversas comunidades caiçaras, responsáveis pela hospedagem e alimentação dos turistas. Dentre outras modalidades pode-se praticar a canoagem oceânica, a vela, o surf e o mergulho autônomo. As águas calmas, cristalinas e sempre tépidas da Baía da Ilha Grande são ideais para essa prática, atraindo grande número de praticantes. Várias operadoras de mergulho oferecem seus serviços na cidade e nas marinas, atendendo não apenas às escolas de mergulho, mas também a turistas interessados em conhecer a Parati subaquática. A canoagem também é idealmente praticada nas águas calmas da baia, destacando os roteiros de mais de um dia que exploram a Baia da Cajaíba e o Saco do Mamanguá. Já o surf é praticado na costa aberta ao mar, que se inicia na ponta da Juatinga e engloba as praias da Sumaca, Martin de Sá, Antigos, Sono e todas da Vila de Trindade.
A rede hoteleira é formada de pequenas pousadas, muitas delas situadas no Centro Histórico.
Lugares de interesse: Chafariz do Pedreira; Sobrado dos Bonecos e Passos da Paixão; Antiga Cadeia Pública; Igreja de Santa Rita de Cássia; Rua do Fogo; Rua Dona Geralda; Mercado do Peixe; Rua da Praia; Rua Fresca; Igreja de Nossa Senhora das Dores; Praça do Imperador; Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; Sobrados coloniais; Santa Casa de Misericórdia de Parati; Forte Defensor Perpétuo e Casa da Pólvora; Capela da Generosa; Igreja de Nossa Senhora do Rosário e prefeitura; Oratório de Santa Cruz das Almas; Engenho da Boa Vista; Engenho do Bom Retiro;
Aldeias guaranis de Araponga e Paratimirim.
Eventos culturais e folclóricos: Festival de Música Sacra; Festival da Cachaça; Encontro de Teatro de Rua; Carnaval; Festa Literária Internacional de Parati; Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco; Encontro de Ceramistas; Bourbon Festival; Tollosa (Festival de bandas de rock independentes)
Eventos religiosos: Semana Santa; Festa do Divino Espírito Santo; Festa de Santa Rita de Cássia; Corpus Christi; Festas em homenagem a São Pedro, Nossa Senhora dos   Remédios, São Benedito e outros santos. 

Fonte: Wikipedia