sábado, 23 de julho de 2016

A verdade nua e crua sobre a escova de dentes


Você sabe o que está à espreita na sua escova de dentes?
A escova de dentes é lar de mais de 100 milhões bactérias incluindo e.coli e bactérias estafilococos (Staphylococcus), de acordo com pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra. E a Universidade de Alabama, em Birmingham, identificou que germes fecais também estavam em escovas de dentes.
Tudo isso parece nojento, mas você não precisa entrar em pânico. Sua boca também está cheia de bactérias e sua escova de dentes provavelmente não vai te deixar doente, mas há maneiras de mantê-la limpa para ficar saudável.
Boca cheia de bactérias
"Na boca encontramos centenas de microorganismos todos os dias," diz Gayle McCombs, RDH, MS, professor associado e diretor do Centro de Pesquisa de Higiene Dental na Old Dominion University.
Até mesmo a placa – o material que você está tentando escovar em seus dentes – é um tipo de bactéria.
Nada disso é motivo de preocupação, desde que haja um equilíbrio saudável de bactérias na boca.
Escovar os dentes pode fazer mal?
Escovar os dentes, particularmente com uma escova de dentes elétrica, pode realmente empurrar germes sob as gengivas, diz R. Thomas Glass, DDS, PhD, professor de patologia na Oklahoma State University Center para Ciências da Saúde e Odontologia.
A maioria destes germes já existe na boca que provavelmente não adoece devido a eles. No entanto, se outros usarem a sua escova de dentes (ou usar de outra pessoa) pode se espalhar germes.
Deve sempre existir preocupação com doenças recorrentes. "Quando sua resistência está baixa, é quando isso se torna clinicamente importante," diz ele. "Em essência, você pode estar se reinfectando por si mesmo," diz Glass.
Poderia sua escova de dentes torná-lo doente?
Você provavelmente não vai pegar uma infecção por meio de sua própria escova de dentes. Mesmo se sua escova estiver coberta de bactérias, seu sistema imunológico pode geralmente cuidar de qualquer invasor bacteriano. No entanto, você deve ainda se importar corretamente com sua escova de dentes e mantê-la limpa. A seguir, são apresentadas algumas maneiras para cuidar e guardar sua escova de dentes corretamente para minimizar a chance de doença.
Evite a proximidade de sua escova de dentes do vaso sanitário
O local onde você armazena sua escova de dentes em seu banheiro é importante. Na maioria das casas o vaso sanitário e o chuveiro estão muito perto da pia, onde a maioria das pessoas mantém suas escovas de dentes. Cada vez que você for lavá-los, bactérias são liberadas no ar – e você não quer que as bactérias cheguem até sua escova de dentes.
"É recomendado armazenar sua escova de dentes o mais longe possível desses elementos", diz McCombs. Mantenha-a em um recipiente protegido, se possível, e feche sempre a tampa do vaso sanitário antes de liberar a descarga para minimizar a propagação de bactérias em sua escova de dentes.
Suporte para escova de dentes
Os suportes para escovas de dentes também podem pegar bactérias que são transmitidas pela descarga do vaso sanitário. Um estudo feito pela National Sanitation Foundation (NSF) (NSF) descobriu que os suportes de escova de dentes são o terceiro agente a conter mais germes, dentre os itens domésticos (atrás de pratos, esponjas e pias de cozinha). Lembre-se de limpar seu porta-escova de dentes regularmente para remover os germes.
Dicas de armazenamento de escova de dentes
Depois de ter movido sua escova de dentes para tão longe do vaso sanitário quanto possível, limpe seu suporte de escova de dentes. Aqui estão algumas dicas de armazenamento para manter sua escova de dentes tão livre de germes quanto possível:
  • Lave sua escova de dentes com água da torneira sempre que você usá-la.
  • Deixe sua escova secar completamente entre escovagens. Não use tampas de escova de dentes, que podem criar umidade por estar fechado representando um terreno fértil para as bactérias.
  • Mantenha sua escova de dentes na posição vertical em um suporte, ao invés de deitada.
  • Nunca usar escova de dentes de outra pessoa, ou deixar alguém usar a sua.
  • Manter escovas de dentes separadas. Se as escovas de dentes se tocarem elas trocam os germes.
Escova de dentes sanitizantes realmente funcionam?
Existem produtos disponíveis que pretendem limpar sua escova de dentes. Alguns usam luz ultravioleta; outros usam sprays ou lavagens. Existem até mesmo escovas com cerdas antibacterianas incorporadas. Enquanto alguns destes produtos matam alguns germes, não há nenhuma evidência que usá-los irá reduzir seu risco de doença.
A American Dental Association (ADA) estabelece que embeber a escova de dentes em um antisséptico bucal antibacteriano após o uso pode reduzir a quantidade de bactérias existentes nela.
Apenas certifique-se de que você não tente esterilizar sua escova de dentes em um micro ondas ou lava-louças. De acordo com a ADA, a maioria das escovas de dentes não são feitas para resistir a essas condições e fazendo isso você pode danificar as cerdas e reduzir a sua eficácia.
Quando descartar sua escova de dentes
A ADA recomenda substituir a sua escova de dentes a cada três ou quatro meses, ou mais frequentemente se as cerdas tornam-se desgastada, se estás doente, ou se você tem um sistema imunitário enfraquecido. Para uma escova de dentes elétrica, substitua a cabeça tão frequentemente como se fosse uma escova descartável regular. Escovas de dentes infantis podem precisar de ser substituídas mais frequentemente do que as escovas de adultos.
Pratique boa higiene bucal
Lembre-se, "bactéria causa a gengivite, o apodrecimento dos dentes e mau hálito," diz o dentista Kimberly Harms, DDS, conselheiro para o consumidor na ADA. Harms recomenda escovar os dentes e usar fio dental tão frequentemente quanto possível e enxaguar a boca com um antisséptico bucal antibacteriano antes de escovar para eliminar as bactérias, antes que elas cheguem em sua escova de dentes.

Fonte: MedicineNet.com