sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Plantas dentro de casa melhoram a saúde?


Existe um grande conjunto de dados de investigações sobre a natureza e espaços verdes no que se relaciona com melhorias na saúde mental e física, mas a evidência de que as plantas de interior conferem benefícios similares é escassa, e quaisquer efeitos que possam existir "são provavelmente mais fracos do que aqueles que encontramos com as formas exteriores da natureza", disse Frances E. Kuo, professor associado de recursos naturais e ciências ambientais na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign.
As plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, e um estudo da NASA 1989 sugeriu que as plantas dentro de casa e seus sistemas radiculares, o solo e as bactérias absorvem poluentes interiores como benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Mas ter plantas dentro de casa é susceptível de conduzir a melhorias significativas na qualidade do ar interior, mas há um potencial negativo em plantas que produzem alérgenos que podem provocar respostas imunes que podem ser graves, disse Thomas Whitlow, ecologista urbano na Universidade de Cornell.
Dito isto, vários pequenos estudos descobriram benefícios à saúde associados com plantas de interior. Um pequeno estudo norueguês de 1998 informou que trabalhadores tinham menos queixas de fadiga, tosse, garganta seca e coceira quando eles tinham plantas no escritório, e experimentos na Inglaterra e na Holanda descobriram que os empregados em edifícios com plantas eram mais produtivos, tinham melhor concentração e maior satisfação no trabalho do que aqueles em escritórios nús.
Dois estudos randomizados controlados relataram que pacientes cirúrgicos colocados em quartos com plantas relataram menos dor, ansiedade, estresse e fadiga do que pacientes sem plantas. Acima de tudo, eles tinham menor pressão arterial sistólica, estavam mais satisfeitos com seus quartos e se sentiam de forma mais positiva no relacionamento com os trabalhadores do hospital. Um dos estudos relataram que os pacientes que tiveram seu apêndice removido usaram menos analgésicos quando tinham plantas em seus quartos.
Há também algumas pesquisas que sugerem que flores fazem as pessoas felizes, e que as pessoas idosas que recebem flores como presentes relatam melhorias no humor e até mesmo na memória. Mas esse estudo foi financiado em parte pela Sociedade Americana de Floristas, como foi outro estudo que atribuiu às flores um efeito mais compassivo nas pessoas, tornava-os menos ansiosos e menos deprimidos.

Fonte: Wells Blog/New York Times